Buscar

esse unit

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES 
ENFERMAGEM 
 
 
 
 
 
 
SALVIANA ELEUTERIO DA SILVA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 FILME FLORENCE NIGHTINGALE 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maceió/AL 
2016/2 
Salviana Eleuterio da silva 
 
 
 
 
 
 Filme Florence Nightingale 
 
 
 
 
 
 
 	 
 
 
 
 
 
 
Atividade apresentada ao Curso de Enfermagem, como um dos pré-requisitos para avaliação da 1ª unidade da disciplina Processo histórico da Enfermagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maceió/AL 
2016/2
 
Florence Nightingale (1820 – 1910)
Conhecida como a Dama da Lâmpada, Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica muito famosa que dedicou sua vida a arte do cuidar.
Pelo Pioneirismo no tratado de ferimentos de guerra, durante a guerra da Criméia e por toda contribuição para este segmento, é considerada internacionalmente como pioneira da enfermagem moderna e é uma inspiração para todos e vinda de uma classe superior de família inglesa respeitável, Florence nasceu em Florença, Itália, em 12 de maio de 1820.
Cuidou de pobres e indigentes. Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria reformatório em Londres que se tornou um escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhores cuidados médicos nas enfermarias.
Naquela época o tradicional o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudante em hospitais ou acompanhado exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas que acabavam tornando-se enfermeiras, sendo que as prostitutas eram obrigadas como castigo. A primeira iniciativa de Florence foi abolir qualquer resquício de feminidade e exigir um comportamento moral irrepreensível.
Preocupada com as condições de tratamento dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845 provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe. Em 1846 ela visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras católicas (diaconisas luteranas) na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e práticas das religiosas.
“O filme mostra claramente que Florence era apaixonada pela arte do cuidar, e isso foi o suficiente para ela casar-se com a enfermagem”. Florence amou um homem, mais o amor pela profissão era maior que tudo. Cortejada pelo político e poeta Richard Monckton Milnes, 1 º Barão de Houghton, ela teve que rejeita-lo, pois estava convencida de que o casamento ia interferir em sua capacidade de seguir sua vocação para a enfermagem. Em 1847, em Roma, recuperando-se de um colapso mental precipitado por uma contínua crise de seu relacionamento com Milnes, ela conheceu Sidney Herbert, um político brilhante, que tinha sido Secretário de Guerra, cargo que deteria novamente durante a Guerra da Criméia. Herbert já era casado, mas ele e Nightingale foram imediatamente atraídos um pelo outro e eles se tornaram amigos íntimos ao longo da vida. Herbert foi fundamental para facilitar seu trabalho pioneiro na arte do cuidar na Criméia e na área de enfermagem. Por outro lado, Florence se tornou uma conselheira chave para ele em sua carreira política.
Um fato marcante na vida desta incrível mulher aconteceu em Kaiserswerth, ela relatou ter tido a sua experiência mais importante e intensa de seu chamado divino.
Em 22 de agosto de 1853, Nightingale assumiu um cargo de superintendente do Instituto para o Cuidado dos Doentes Gentlewomen no Alto Harley Street, Londres, uma posição que ocupou até outubro de 1854. Seu pai havia lhe dado uma renda anual que lhe permitiu viver confortavelmente e de prosseguir a sua carreira. James Joseph Sylvester foi seu mentor.
4
A contribuição mais famosa de Florence Nightingale surgiu durante a Guerra da Criméia, que se tornou seu foco central quando ela soube através de relatórios que voltaram a Inglaterra sobre as condições horríveis que se encontravam os feridos.
Florence e suas compatriotas começam o processo de limpeza nos feridos, organização dos equipamentos 	hospitalares 	e 	reorganização atendimento ao paciente. No entanto, durante seu tempo em Scutari, a taxa de mortalidade não caiu, pelo contrário, ele começou a subir. O número de mortos seria maior de todos os outros hospitais da região. Durante seu primeiro inverno em Scutari, 4.077 soldados morreram ali. Dez vezes mais soldados morreram de doenças como tifo, cólera, febre tifóide e disenteria que de ferimentos de batalha.
Florence percebeu que as condições no hospital do quartel temporário eram fatais para os pacientes devido à superlotação, ao sistema de esgoto defeituoso do hospital e a falta de ventilação. Ela solicitou reparos urgentes e mesmo assim, quase seis meses depois uma comissão sanitária foi enviada pelo governo britânico para Scutari março 1855 e resolveu o dos gases contaminados expelidos pelos esgotos para uma melhor ventilação. As taxas de mortalidade foram drasticamente reduzidas.
Voltou para Inglaterra como heroína em agosto de 1857 era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria rainha.
Florence julgou que deveria começa com um pequeno número de moças dentre as mais apropriadas para o curso. Enfim, a 9 de julho de 1860 quinze candidatas matricularamse na Escola Nightingale e podemos considerar este dia como a data do nascimento da Moderna Enfermagem.
Em 1862, iniciou-se com sucesso o que ela chamou de “Missionária da Saúde” precursoras das atuais visitadoras de saúde. Por essa época, suas discípulas já se espelhavam pelo mundo, mantendo Florence correspondência pessoal com todas elas.
Em 1883 a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do mérito.
Em 1896, Florence Nightingale ficou acamada. Ela pode ter tido o que é hoje conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica e seu aniversário é hoje comemorado como o Dia Internacional de Sensibilização para o SFC. Durante seus anos de cama, ela também fez um trabalho pioneiro no campo do planejamento do hospital, e seu trabalho se propagou rapidamente por toda a Inglaterra e o mundo.
Ela faleceu em 13 de agosto de 1910. Deixou um 	legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu diretrizes e o caminho para enfermagem moderna.

Continue navegando