Buscar

Avaliação de Informática Aplicada à Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201002229256)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	¿...sistema de suporte organizado à comunicação planetária. As avenidas e estradas onde transita o conhecimento, as infovias são constituídas por ondas eletromagnéticas que se encontram em todo lugar, viajam na velocidade da luz, e são públicas, objeto de concessão pública quando apropriadas por grupos privados¿. Esta é uma boa definição de Ladislau Dowbor para:
		
	
	Sala de aula
	
	Escola
	
	Interatividade
	
	Computador
	 
	Internet
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002210738)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Quando o Microsoft Word é iniciado, um documento novo (vazio) aparece em uma janela. Podemos definir por janela do Word do Windows:
		
	
	É o conjunto de aplicativos, também conhecido como Window hidie.
	 
	A janela de documento é o equivalente a uma folha de papel em branco.
	
	As janelas do Windows são as barras de tarefas.
	
	A janela pode ser considerada como uma planilha eletrônica
	
	A janela pode ser considerada um programa executável do Microsoft Word.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002220457)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Uma professora levou sua turma ao laboratório de informática com o objetivo de realizar atividades que desenvolvam o raciocino lógico matemático de seus alunos. Durante a atividade o computador foi utilizado como uma ¿máquina para ser ensinada (VALENTE 1997). Da leitura do fragmento acima, pode-se depreender a modalidade de software que a professora utilizou, a saber:
		
	
	Tutorial.
	 
	Exercício e prática.
	
	Jogo educativo.
	
	Instrução programada.
	 
	Linguagem de programação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002220461)
	DESCARTADA
	O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais (VALENTE, 1997). A teoria da aprendizagem que melhor expressa a idéia do computador como "máquina de ensinar" chama-se:
		
	
	Conectivismo
	 
	Construtivismo.
	
	Construcionismo.
	 
	Instrucionismo.
	
	Interacionismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002228571)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Com relação a comunicação eletrônica no processo de ensino, todas as alternativas correspondem a recursos que podem ser utilizados para interação e troca de mensagens entre professores e alunos, exceto a:
		
	
	Redes Sociais.
	 
	Windows Media Player.
	
	Windows Live Messenger (MSN).
	
	Correio Eletrônico.
	
	Fóruns de discussão.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002276675)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	1 A utilização de diferentes recursos tecnológicos como estratégia é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem em destaque o computador como Ferramenta. Para utilizar na prática os principais comandos do sistema operacional como recurso didático depende:
		
	
	Da Capacitação de profissionais da área da computação e o espaço físico.
	
	De alunos que tenham já um conhecimento de informática, assim como computadores de ponta.
	
	De um professor específico de informática, para desenvolver diferentes comandos técnicos com a turma.
	 
	Da infra-estrutura disponível, condições de apoio ao docente, no caso hora atividade, suporte técnico e, principalmente da mudança de atitude e ação dos docentes em utilizá-los.
	
	Do espaço físico com computadores conectados à Internet e a motivação dos alunos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002229206)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O conceito ¿sociedade em rede¿ é bastante utilizado em nossa sociedade contemporânea, e foi apresentado em nossas aulas pelos textos de Ladislau Dowbor. Se você tivesse que inserir tão conceito no cotidiano de uma escola onde fosse Gestor(a), seria importante lembrar que:
		
	
	Embora não seja conceito exclusivo das TICs, tem aí sua principal área de desenvolvimento; por isso, não deve ser inserido na escola.
	
	É conceito exclusivo da informática e apenas neste ambiente ¿ como nos laboratório de informática ¿ deveria ser utilizado.
	 
	Embora receba ênfase a partir da informática, é característica da convivência humana em sociedade, pois são estabelecidas através de ¿relações em rede¿.
	
	Por ser extremamente complexo, não deveria ser inserido na escola no âmbito do Ensino Fundamental, mas apenas no Ensino Médio.
	
	Por ser extremamente simples, deveria ser inserida na escola, apenas no Ensino Fundamental.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002229265)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Acreditar que a educação em nosso país pode melhorar sempre mais, faz parte da própria ¿vocação do Pedagogo(a)¿. Saber, porém, que muitas vezes, pequenas mudanças ao seu alcance já teriam grande impacto neste processo; infelizmente, nem sempre é tão facilmente percebido. Neste sentido, devemos estar abertos a novas possibilidades educativas, apesar de resistências pessoais. Afinal, nosso objetivo maior é capacitar nosso aluno para assumir papéis cada vez mais exigentes na sociedade contemporânea: sociedade em rede.
Por isso, o Pedagogo(a) deve incluir em sua ¿pauta de discussões¿:
		
	
	A Educação a Distância apenas com material impresso
	
	A informatização da escola.
	
	A aprendizagem prioritariamente virtual.
	
	A substituição de livros pela internet
	 
	A Educação a Distância, em suas múltiplas possibilidades.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002278319)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No decorrer de nossas aulas foi apresentado diferentes aplicativos para se trabalhar com o software Powerpoint, o qual possui características próprias, sendo as principais para se confeccionar uma apresentação:
 
I - Estilos de transição de tela.
II - Comandos de manuseio de figuras, como rotação, flip e posicionamento. Apresentações pré-programadas que se podem utilizar nas células da worksheet para executar os mais diversos
cálculos.
III - Barra de Desenho (figuras geométricas); Estilos para fundo de tela "Design"; Alterar um "layout" dos slides selecionado.
IV - Estilos diferenciados de visualização de tela, sendo que cada uma delas facilita o trabalho num determinado aspecto. Possui recursos interessantes como gerador de relatórios, gerador
de consultas.
V - Módulo Gráfico permite fazer e importar gráficos de outras linguagens; Slide Show módulo de apresentação de slides e contém um aplicativo que converte números em textos.
		
	
	II e III
	
	IV e V
	
	I e II
 
	
	III e V
	 
	I e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002228579)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na Educação a Distância, a utilização da tecnologia como didática altera os papéis tradicionais do aluno e do professor?
		
	
Resposta: Na Educação a -Distância pode ocorrer de forma simtétrica e assimétrica,onde o professor pode estar em contato direto com o aluno através do chat na transmssão da aula ou este pode deixar a aula gravada e vai interagir com o aluno através dos fóruns, das mensagens enviadas através da centrla de mensagens,então acho que não modifica muito o pocesso,apenas o aluno deve ter um pouco mais de disciplinas em seus estudos e sempre que tiver dúvida entrar em contato com o professor através desses métodos,chat, e mail, fórum,etc.
	
Gabarito:
A modalidade de Ensino a Distância introduz modificações bastante profundas no papel do professor e do aluno. Alguns pensadores destacam o impacto das novas tecnologias na cultura contemporânea, onde os professores passam a ser "produtores, quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; e parceiros, quando constróem, junto com os especialistas em tecnologia, abordagens inovadoras de aprendizagem". O papel do aluno também muda bastante. De uma atitude mais passiva - poisna forma tradicional de aprendizagem a iniciativa do ensino cabe ao professor - o aluno passa a ser o principal sujeito de sua própria aprendizagem. Isso exige, por parte do aluno, uma maior iniciativa, autonomia e disciplina, pois ele fará seu próprio horário de estudo, estabelecerá as condições em que irá estudar e, dentro de limites amplos, o ritmo desse estudo, adaptando-o a seu perfil e conveniência. Por outro lado, é exatamente esse aprendizado da gestão do tempo, espaço e calendário que propicia ao aluno um melhor aproveitamento em seus estudos e, principalmente, sedimenta uma compreensão que hoje é considerada de fundamental importância para o sucesso de uma pessoa: a de "aprender a aprender e de aprender em colaboração".
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201002229191)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	1. Sabemos que a escola não pode mais fingir que a internet não influencia as crianças. Independentemente de gostar ou não de tecnologia, todo Pedagogo deve perceber a responsabilidade da escola no processo de inclusão digital de seus alunos. Neste sentido, que estratégias seria possível realizar, a fim de alcançar tal objetivo?
		
	
Resposta: O pedagogo deve agussar a curiosidade dos alunos para que possam fazer pesquisas na internet sobre o tema que está sendo apresentado, pode transformar suas aulas em jogos divertidos para que as cirnaças possam aprender,etc,para isso é necessário que a escola tenha ale´m de um laboratório de informática com infra estrutura,ter uma equipe para dar suporte quando necessário e também o porfessor deve estar sempre se atualizando com as mudanças que ocorrem no mundo da informática.
	
Gabarito: O aluno deverá: a) mostrar conhecimento acerca da abrangência e importância da internet para a sociedade contemporânea; b) perceber a responsabilidade da escola em preparar seus alunos para a atuação na sociedade vigente; c) valorizar o caráter formativo que a internet pode ter no processo de aprendizagem do aluno.

Outros materiais