Buscar

SIMULADOS LAB DE HISTORIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o extrato de texto a seguir:
“Por fim, Descobrimento do Brasil recorre, como fonte de composição de seus planos e suas sequências, a diversas pinturas, sendo A Primeira Missa no Brasil (1861), de Victor Meirelles, a citação mais clara. O filme de Mauro insere-se, portanto, em uma tradição já estabelecida, sendo apresentado pelos gestores do projeto como seu portador e herdeiro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORETTIN, Victorio. Produção e formas de circulação do tema do Descobrimento do Brasil: uma análise de seu percurso e do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro Eduardo. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, p. 135-165. 2000, p.136.
De acordo com o texto-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, o quadro de Victor Meirelles, que retrata a Primeira Missa brasileira, já foi utilizado diversas vezes como referência. Acerca desse fato, leia as afirmativas a seguir: 
I – O quadro original de Meirelles foi considerado como uma imagem oficial, sendo representante de um determinado programa de Estado.
II – Um dos objetivos de Cândido Portinari ao pintar a sua versão foi utilizar das bases da pintura de história na perspectiva da educação popular.
III – A obra de Glauco Rodrigues, uma versão subvertida do quadro de Meirelles, foi utilizada para demonstrar o fim de um projeto de nação na década de 1970.
IV – A Carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei de Portugal na época do descobrimento foi baseada no quadro de Meirelles.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
A
	I, III e IV.
	
	
	B
	 II e III.
	
	C
	 I e III.
	
	D
	 I, II e III.
	
	E
	II e IV. 
Questão 2/2
Leia o excerto a seguir:
“Debret fez as pinturas mais proeminentes no início do século XIX, tais como A chegada da princesa Leopoldina, em 1817. Como sabemos, ele foi o primeiro professor de pintura na Academia e formou vários artistas brasileiros durante sua permanência no Brasil até 1831, como Simplício Rodrigues de Sá, que fez, entre outros, o retrato do primeiro imperador, Pedro I. Mas foi em meados do século XIX que a pintura histórica chegou ao seu apogeu, especialmente com os pintores Vitor Meirelles e Pedro Américo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sonia Gomes. Revisão historiográfica da arte brasileira do século XIX. Revista IEB, n. 54, p. 87-106, set./mar. 2012. p. 96.
De acordo com o texto-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, a pintura no Brasil foi consideravelmente desenvolvida com a instituição da Academia Imperial de Belas Artes, tendo Vitor Meirelles e Pedro Américo como dois dos principais expoentes. Sobre a trajetória desses pintores, leia as afirmativas a seguir:
I – Vitor Meirelles e Pedro Américo entraram na Academia quando eram bem jovens, obtendo bolsas de estudo na Europa concedidas pelo governo Imperial.
II – A iniciativa de fundar a Academia surgiu com a aproximação desses dois artistas, sendo que por isso são considerados como patronos da instituição.
III – A maior parte da carreira desses artistas foi durante o período do Segundo Reinado, sendo que Dom Pedro II dedicou atenção especial a eles.
IV – A consolidação da pintura histórica como um gênero específico no país está diretamente relacionada com o trabalho de ambos os pintores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	 I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	 I, III e IV.
	
	E
	 I e II. 
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas é indiscutível que nesse primeiro olhar efusivamente deslumbrado sobre a nova terra e sua gente estão as fontes primárias de inúmeros mitos fundadores da brasilidade, como o do ‘bom selvagem’, que será um dos fundamentos ideológicos do indianismo romântico, fundado na constatação de que os homens destes lados viviam felizes sob o império de leis naturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, Alcmeno. O índio antes do indianismo. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2011. p. 17.
De acordo com o texto-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, o índio é um dos personagens presentes na representação da Primeira Missa de Victor Meirelles. 
Sobre como se deu o contato inicial dos portugueses com os índios, leia as afirmativas a seguir marcando V para verdadeiras e F para falsas:
( ) Durante o processo de formação do novo país, os índios ficaram à margem, sendo pouco inseridos na sociedade.
( ) Houve o estabelecimento de uma relação que respeitou as diferenças culturais, mantendo a integridade dos patrimônios e tradições indígenas.
( ) Num primeiro momento houve uma troca de informações, sem sobrepor nenhuma cultura a outra, pois a intenção dos europeus era de povoar a região.
( ) Os territórios originalmente com demarcação indígena foram desrespeitados, bem como a forma de vida tradicional desses povos.
A) V – F – F – V  
Questão 2/2
Leia o extrato de texto a seguir:
“O que conhecemos como história oral é uma prática muito antiga, intimamente ligada aos contos populares, ao universo da comunicação humana. A História surgiu contada, até constituir-se na escrita do depoimento realizado, das impressões registradas, da legislação disciplinada em sólidas escritas que a legitimam. Tudo isso numa nítida vontade de perpetuar, de maneira mais segura e perene, nosso passado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski de. História Oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011. p. 97.
De acordo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental, a história oral é composta de várias tradições, como a narração de lendas e contos relacionados a uma determinada cultura. Sobre essa metodologia, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Para as narrativas orais serem consideradas como fontes, devem estar acompanhadas de uma fonte escrita. 
	
	B
	As fontes orais são aquelas chamadas de audiovisuais, ou seja, áudios que contêm imagens, como um videoclipe, por exemplo. 
	
	C
	Dentro da História, as fontes orais podem enriquecer e complementar as evidências materiais e documentais, bem como preencher possíveis lacunas.
	
	D
	A História Oral se contrapõe às fontes tradicionais, considerando que documentos escritos e artefatos materiais são formatos ultrapassados.
	
	E
	Apesar do nome, a história oral se constitui um campo de pesquisa independente da área da história. 
Questão 1/2
Analise a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://www.photo-museum.org/isidore-niepce-daguerre/>. Acesso em: 20 jun. 2016.
A imagem acima retrata a apresentação da invenção das primeiras máquinas fotográficas. Considerando isso e o texto-base Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I - As pinturas renascentistas que retratavam perfis de pessoas, no século XVII, são consideradas os primeiros exemplares de fotografia.
II – Niépce e Daguerre são considerados os criadores da fotografia, sendo que o primeiro era ligado mais às questões técnicas e o segundo ao entretenimento.
III – A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, sendo consequência de uma união entre o engenho, as condições técnicas e a oportunidade.
IV – Tanto Niépce quanto Daguerre estavam preocupados somente com o desenvolvimento técnico dos suportes de imagem.
Estão corretas apenas as afirmativas: 
C) II e III. 
Questão 2/2
Leia o seguinte excerto:
“Historicamente algumas das características mais notáveis do nosso sistema de mídia permanecem imutáveis: o monopólio familiar e a propriedade cruzada nos meios de comunicação de massa, a pequena diversidade externa do ponto de vista político e o viés conservador, a baixa circulação
dos jornais associada ao baixo número de leitores e, como consequência, no campo da grande imprensa, um jornalismo orientado prioritariamente para as elites e permeável à influência dos públicos fortes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Fernando Antônio. Mídia e democracia no Brasil: relações entre o sistema de mídia e o sistema político. Opinião Pública, Campinas, v. 12, n. 1, abr./maio 2006, p. 89.
A veiculação das imagens e o acesso a elas estão diretamente relacionados aos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Quanto a isso e de acordo com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
A) Existem diferentes grupos sociais que se enfrentam pelo controle dos meios técnicos responsáveis em parte pela produção da cultura.  
Questão 1/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“No começo era a natureza selvagem, formada de objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina. Através da presença desses objetos técnicos: hidroelétricas, fábricas, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, cidades, o espaço é marcado por esses acréscimos, que lhe dão um conteúdo extremamente técnico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed.. São Paulo: Edusp, 2008. p. 58.
De acordo com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, o espaço é um conceito desenvolvido originalmente na área da Geografia e que é essencial na análise da fotografia. Em relação a esse conceito, enumere em ordem sequencial as definições que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1- Espaço fotográfico
2- Espaço geográfico
3- Espaço do objeto
4- Espaço da figuração
5- Espaço da vivência
( ) Nesta categoria estão os objetos fotografados que podem ser interiores, exteriores e/ou pessoais.
( ) Os eventos que se constituem como objeto da fotografia fazem parte desta categoria, sendo considerada a própria síntese do ato fotográfico.
( ) É composto pela natureza do espaço, incluindo a organização, sendo considerada entre outras coisas as informações referentes à história da técnica.
( ) Este item é composto pelas pessoas e animais retratados, tal como por atributos, como tamanho, enquadramento e nitidez.
( ) Abrange o espaço físico que está representado na fotografia, estando inclusas nessa categoria itens como ano, local e paisagem.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
B) 3 – 5 – 1 – 4 – 2 
Questão 2/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A análise micro-histórica é, portanto, bifronte. Por um lado, movendo-se numa escala reduzida, permite uma reconstituição do vivido impensável noutros tipos de historiografia. Por outro lado, propõe-se indagar as estruturas invisíveis dentro das quais aquele vivido se articula”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GINZBURG, Carlo. CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora DIfel, 1991. p. 178.
De acordo com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, a micro-história é um gênero historiográfico que surgiu na década de 1980 na Itália. Quanto a isso, leia as afirmativas a seguir:
I – A inserção de novos temas, como a vida privada e o cotidiano no conjunto de objetos de estudos históricos, contribuiu para o desenvolvimento da micro-história.
II – Para a utilização da perspectiva da micro-história na pesquisa, é necessário que se exclua a dimensão macro/social.
III – Com o advento desse gênero, surgiram novas divisões temáticas, como a história social da família e da criança.
IV – Documentos, como inventários e testamentos que fazem parte de registros cartoriais, são alguns exemplos de fontes da micro-história.
Estão corretas apenas as afirmativas:
C) 
	
I, III e IV. 
Questão 1/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os avanços da Revolução Industrial, entre os quais o motor a vapor, o tear mecânico e o telégrafo, transformaram o século XIX mais ou menos do mesmo modo que os avanços da Revolução Digital — o computador, o microchip e a internet — transformaram o nosso século”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ISAACSON, Walter. Os inovadores: Uma biografia da revolução digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 21.
O desenvolvimento técnico na produção de imagens levanta algumas questões sobre a credibilidade do que é mostrado. Considerando isso e de acordo com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I – No momento em que é descoberta a falsificação de uma imagem, ela é automaticamente descartada como fonte histórica.
II – O fato de que porventura a imagem esteja mentindo é irrelevante, o importante é saber o porquê mentiu e o como fez isso.
III – Os avanços na área digital contribuem para que a alteração da imagem original seja cada vez mais viável.
IV – Com o aperfeiçoamento constante da tecnologia, cabe ao profissional de História conhecer os recursos utilizados para alterar imagens.
Agora assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
B) II, III e IV. 
Questão 2/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Assim sendo, a ideologia sempre pertence a um grupo de pessoas e nunca a um sujeito separadamente. Os grupos compartilham ideias e, quando pretendem defender essas ideias, na verdade estão repetindo conceitos e vontades que já existiam anteriormente. Além disso, a ideologia vive fundamentalmente de estereótipos e símbolos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Carla Alves; SANTOS, Denise Ferreira; PESSOA, Fernanda Fonseca; SCOLFORO, Jória Motta. Ideologia na linguagem: uma análise da imagem fotográfica. Revista Ciências Humanas, v. 4, n. 2, p.109-118, dez. 2004, p. 113.
De acordo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental, a relação entre ideologia e imagem é um tema bastante considerado nas pesquisas sobre a constituição da imagem e as mensagens que ela transmite. Considerando isso, assinale a alternativa correta:
E) A possibilidade de existir ideologia na composição da mensagem transmitida pela imagem deve ser considerada na análise.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?