Buscar

SÍTESE DE ÓXIDOS ,,, (1)

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Função química é uma forma de classificar as substâncias quanto às semelhanças de suas propriedades, ela está  associada à presença de determinados grupos na fórmula molecular da substância, que são os grupos responsáveis por essa semelhança. As principais funções da Química Inorgânica são ácidos, bases, sais, óxidos, peróxidos e hidretos. Entre as características físicas observa-se uma diversidade nos pontos de ebulição e fusão, o que altera o estado físico da substância.
	 Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Os oxigênios nesses compostos são os elementos mais eletronegativos e com número de oxidação (nox) -2, (MY Oz). Quase todos os elementos químicos podem formar óxidos e, além disso, na natureza são encontrados minerais na forma de óxidos.
	Os óxidos podem ser classificados em diferentes grupos:
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos.
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água.
Peróxidos: são óxidos que apresenta dois oxigênios ligados entre si. 
	Uma reação química se caracteriza quando uma substância, ao entrar em contato com outra, muda suas propriedades e transforma-se em outra. Uma reação de síntese, no caso, pode ser representada pela equação:
A + B AB
O objetivo da prática foi sintetizar óxidos e identificar o caráter ácido-básico destes quando reagem com a água.
Dióxido de enxofre
	O enxofre queima em presença de oxigênio formando dióxido de enxofre. Também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO2 É um gás denso, incolor, não inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante. 
É obtido a partir da combustão de enxofre ou de pirites. Reação:
S(s) + O2(g) ------------ SO2(g)
	Esse composto é responsável pelo aumento da acidez na chuva, ele é produzido como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, o carvão e o óleo diesel por isso, estes, são responsáveis pela maior parcela de emissão de SO2 na atmosfera. A emissão desse gás também pode causar problemas a nossa saúde, pois sua respiração pode causar coriza, irritação na garganta e nos olhos e até afetar o pulmão de forma irreversível.
Óxido de magnésio
	O magnésio é um elemento essencial na nutrição animal. Facilita a digestão de celulose e o metabolismo de carboidratos, promove o transporte de fósforo e proteínas, favorece as reações enzimáticas e melhora o apetite. Está associado ainda a uma formação mais forte dos ossos, à saúde cardiovascular e à função adequada das células dos nervos. O óxido de magnésio é um pó branco, leve, pouco solúvel em água, inodoro e com leve sabor alcalino, que ocorre naturalmente como magnésia. O óxido de magnésio tem grande importância e aplicação nas indústrias agropecuárias, em aplicações poliméricas e sistemas de anti-corrosão. Obtenção do óxido através da reação do magnésio com o oxigênio do ar:
Mg(s) + O2(g) ---------------- MgO(s)
MATERIAIS E MÉTODOS
Ver apostila Química Geral Experimental, cursos: Bacharelado e Licenciatura. Páginas 35 e 36.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Depois de realizado os procedimentos de combustão do óxido de enxofre e o óxido de magnésio, foi possível determinar-se o caráter ácido-básico destes quando reagidos com água. Os resultados obtidos estão descrito abaixo (tabela 1 e figura 1 e 2).
Figura 1. Coloração de acordo com o indicador Fenolftaleína 
Figura 2. Coloração de acordo com indicador Vermelho Congo
	
	Substância
	Indicador
	H2O
	HCl
	NaOH
	SO2
	MgO 
	Fenolftaleína
	Incolor
	Incolor
	Rosa Escuro
	Incolor
	Rosa claro
	Vermelho Congo
	Vermelho Claro
	Roxo escuro
	Vermelho Claro
	Roxo escuro 
	Vermelho Claro
Tabela 1. Coloração das substâncias de acordo com o indicador.
	De acordo com o analisado, em presença de Fenolftaleína como esperado na literatura ganharam um tom rosado, comprovando que realmente são substâncias básicas. Com a Fenolftaleína, comprovou-se que o NaOH e o MgO são bases. As substâncias ácidas ou neutras se mantiveram incolor, H2O; HCL; SO2.
	Em presença do indicador Vermelho Congo, comprovam que as substâncias são ácidas. Aqueles que se mantiveram com coloração vermelha comprovam um comportamento básico ou neutro, no caso H2O; NaOH;. MgO Já aqueles que mostraram uma coloração azulada revelaram o caráter ácido, HCL; SO2.
CONCLUSÃO
	A partir deste trabalho foi possível comprovar que o Óxido de Magnésio tem caráter básico e que o Óxido de Enxofre tem caráter Ácido, além disso, ambos reagem com a água. Concluísse também que a água é uma substância neutra e que a Fenolftaleína é um indicador básico e o Vermelho Congo um indicador ácido.
REFERÊNCIAS
BROWN, T. H.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B.E. Química: a ciência central. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1999
LENZI,E.;FAVERO, L.O.B.; TANAKA, A.S.; VIANA FILHO, E.A.; SILVA, M.B. Química Geral Experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004. 390p.
http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html. Consultado em 21/07/16

Continue navegando