Buscar

Caso concreto Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1 
Aplicação Prática Teórica 
CASO CONCRETO:  
Numa ação trabalhista Leonardo Maia postulou sua reintegração ao emprego, com fundamento na estabilidade assegurada ao acidentado (art. 118, da Lei nº 8.213/91). Na sentença, o juiz não deferiu a reintegração postulada, apesar de não ter transcorrido o prazo da estabilidade, mas condenou a empregadora ao pagamento dos salários e demais parcelas do período da estabilidade, em virtude do grau de incompatibilidade resultante do dissídio, na forma do art. 496, da CLT. A empresa, inconformada, pretende recorrer da decisão sustentando a nulidade da sentença por julgamento extra petita, pois o obreiro em sua petição inicial não formulou pedido de indenização decorrente da estabilidade.   
         Diante do caso apresentado, informe se a empresa está correta em sua argumentação, bem como aponte e explique qual o princípio do processo do trabalho envolvido na situação narrada.
RESPOSTA: No caso concreto em questão em que o Reclamante pleiteia a reintegração fundamentando-se no Art. 118, da Lei nº 8.213/91/1991, e tendo o Juiz deixado de deferir a sua reintegração, poderá o Juiz aplicar na forma extra petita ( quando se dá ao reclamante o que não foi pedido por ele ) sem que se fale em nulidade por julgamento extra petita, como prevê a Súmula 396, II, TST.
 1ª QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV 2012.3 IX EXAME NACIONAL UNIFICADO) Um dos princípios norteadores do Processo do Trabalho é o da celeridade, dada a natureza salarial do crédito trabalhista. Entretanto, por força de Lei, algumas causas especiais possuem preferência na tramitação. Das situações listadas a seguir, assinale aquela que terá preferência em todas as fases processuais. 
 A) a que será executada contra a União, Estados ou Municípios. 
 B) a que será executada perante o juízo da falência.
(Art. 768 CLT - Terá preferência em todas as fases processuais o dissídio cuja decisão tiver de ser executada perante o Juízo da falência.)
 C) a que será executada em face de empregador doméstico 
 D) a que será executada em face de empresa pública. 
 2ª QUESTÃO OBJETIVA:  (FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária) -  Considere: I. De acordo com o artigo 2º do Código de Processo Civil brasileiro: nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. De acordo com o artigo 765 da Consolidação das Leis do Trabalho: os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas.  Nas hipóteses apresentadas estão presentes, respectivamente, os princípios:  
Juiz natural e Inquisitivo.
Imediação e Dispositivo.  
Imediação e Extrapetição.  
Dispositivo e Instrumentalidade.  
Dispositivo e Inquisitivo.

Continue navegando