Buscar

planeta plutão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PLUTÃO
*
*
Plutão, formalmente designado 134340 Plutão, é o segundo maior planeta anão do Sistema Solar e o décimo maior objeto observado diretamente orbitando o Sol. 
*
*
Descoberta de Urano, em 1781 pelo astrônomo da corte inglesa William Herschel (1738-1822).
 
Descoberta de Ceres em 1801, pelo astrônomo italiano Giuseppe Piazzi (1746-1826). Regra de Titius-Bode. 
Em 1840, usando mecânica newtoniana, Urbain Le Verrier previu a posição de Netuno, que na época não tinha sido descoberto ainda, com base em perturbações na órbita de Urano. 
DESCOBERTA
*
*
Observações subsequentes de Netuno no final do século XIX fez com que os astrónomos pudessem especular que a órbita de Urano estava a ser perturbada por um outro planeta. 
Em 1906, Percival Lowell, fundador do Observatório Lowell, iniciou um grande projeto de procurar um possível nono planeta, que ele chamou de Planeta X. 
Em 1909, Lowell e William H. Pickering sugeriram várias possíveis coordenadas celestiais para esse planeta. Lowell continuou observando o céu à procura do Planeta X até à sua morte em 1916. Apesar disso, ele fotografou Plutão duas vezes, mas não o reconheceu. 
*
*
Depois da morte de Lowell, a busca pelo Planeta X ficou parada até 1929, quando Vesto Melvin Slipher atribuiu a tarefa de achar o Planeta X a Clyde Tombaugh.
Em 18 de fevereiro de 1930, depois de cerca de um ano de observações, Tombaugh descobriu o Planeta X em movimento em fotografias tiradas em 23 de janeiro e em 29 de janeiro daquele ano. 
O nome Plutão foi sugerido por Venetia Burney, uma menina de onze anos de Oxford. Venetia era interessada em mitologia clássica assim como em astronomia, e escolheu o nome do deus romano do submundo, Plutão, adequado para um objeto presumivelmente escuro e gelado. 
*
*
	Com base no conhecimento que ao longo do tempo foi possível recolher em matéria de sistemas planetários, que a União Astronómica Internacional (IAU) decidiu criar uma nova categoria para definir planetas que orbitam o Sol e têm massa suficiente para estar em equilíbrio hidrostático, mas que, ao contrário dos oito mencionados no início do texto, não “limparam” a sua órbita e não correspondem a luas. 
	Desde 24 de agosto de 2006, Plutão foi excluído do grupo dos nove e passou a figurar no Sistema Solar com o estatuto de planeta anão, em conjunto com Éris e Ceres.  
REBAIXAMENTO
*
*
O processo de reclassificação de Plutão como um planeta anão foi precipitado pela descoberta de corpos celestiais na Cintura de Kuiper, que Plutão integra, com dimensões semelhantes à do agora planeta anão. Entre estes Éris, descoberta por Mike Brown, da CalTech, que na altura se julgava ser maior que Plutão. A IAU sentiu então a necessidade de estabelecer critérios para definir o que é um planeta. Plutão não cumpre um requisito: o de ter “limpo” a órbita. 
*
*
*
*
*
*
*
*
ÓRBITA E ROTAÇÃO
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS 
*
*
Plutão leva 248 anos para completar uma órbita. Suas características orbitais são bastante diferentes das dos planetas, que seguem uma órbita quase circular ao redor do Sol .
*
*
*
*
*
*
*
*
Observações sugerem uma composição interna de aproximadamente 60% de rocha e 40% de gelo. 
ESTRUTURA
*
*
Plutão possui cinco satélites naturais conhecidos  Caronte, descoberto em 1978 pelo astrônomo James Walter Christy, e outras quatro luas menores, Nix e Hidra, ambas descobertas em 2005, Cérbero, descoberta em 2011, e Estige, descoberta em julho de 2012. 
O sistema é composto por quatro pequenos satélites – Nix, Hydra, Kerberos e Styx – orbitando um “planeta binário” composto por Plutão e sua maior lua, Caronte que, com 1.207 km de diâmetro, tem quase a metade da largura do próprio planeta anão. 
AS LUAS DE PLUTÃO
*
*
*
*
Fotografia de Plutão e Caronte tirada pela New Horizons em janeiro de 2015. 
*
*
Ilustração do movimento de rotação Plutão-Caronte. 
*
*
Caronte
*
*
Nix
*
*
Nix
*
*
Hidra
*
*
Kerberos 
*
*
Styx
*
*
Sonda New Horizons
A sonda espacial New Horizons da NASA fez história ao completar uma jornada de 9 anos até o ponto mais próximo do planeta Plutão. 
Depois de viajar quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra), ela chegou a apenas 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar. 
*
*
Primeiros sinais de Plutão pela New Horizons. 
*
*
Com velocidade alcançada de 21 km por segundo (quando passou por Júpiter), a New Horizons é o veículo espacial mais rápido já lançado pelo homem. 
A velocidade da sonda possibilitaria que ela chegasse à Lua em apenas 9 horas de viagem, ou seja, 8 vezes mais rápido do que o tempo levado pela missão Apollo, que levou o homem à Lua em 1969 após 3 longos dias de viagem. 
A essa velocidade, seria possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em cerca de 20 segundos. 
*
*
Mesmo indo mais rápido do que qualquer outra veículo espacial já construído, a New Horizons levou mais de 9 anos para chegar a Plutão. A sonda foi lançada em 19 de janeiro de 2006 (quando Plutão era ainda um planeta), cruzou quase todo sistema solar, até chegar no seu destino final em 14 de julho de 2015. 
*
*
Ao lado dos instrumentos que ajudaram a New Horizons a capturar as imagens mais detalhadas já registradas de Plutão, estará um tipo de bagagem muito peculiar: as cinzas de Clyde Tombaugh, o astrônomo americano que descobriu Plutão no começo do século passado, falecido em 1997. 
*
*
Um dos fatos mais curiosos sobre a New Horizons está no fato dela estar equipada com o mesmo processador do PlayStation 1. A CPU MIPS R3000 de 33,8688 MHz é idêntica ao do popular console da década de 1990. A bordo da New Horizons, este processador é o responsável por ligar os propulsores, monitorizar sensores e transmitir dados. 
*
*
A New Horizons foi lançada em 2006 a bordo do foguete Atlas. 
Ela viajou até Júpiter e usou a gravidade desse planeta como um estilingue para acelerar sua velocidade. 
Após receber um “empurrão” da força de gravidade do gigante gasoso, a sonda partiu rumo a Plutão, a quase 90.000 km/h. 
Se não fosse por esse impulso, teria levado mais 3 anos para chegar até Plutão. 
*
*
A New Horizons já se distancia de Plutão, mas a missão ainda não acabou. Se a NASA conseguir um financiamento adicional para a missão, a sonda irá usar a hidrazina restante em seus propulsores para explorar outros corpos do Cinturão de Kuiper. Os novos encontros devem ocorrer entre o fim de 2018 e o início de 2019. 
*
*
*
*
O CÉU AZUL DE PLUTÃO  
*
*
CARONTE, A LUA DE PLUTÃO.  
*
*
O HORIZONTE DE PLUTÃO  
*
*
CARONTE E PLUTÃO
*
*
A SUPERFICIE ENRUGADA DO PLANETA
*
*
O FAMOSO CORAÇÃO
*
*
MONTANHAS ENCOBERTAS DE GELO  
*
*
COMPOSIÇÃO DE MAPAS COLORIDOS DE PLUTÃO
*
*
GELEIRAS FLUTUANTES EM PLUTÃO
*
*
Vulcões de gelo- Liberam um mistura gelada, parcialmente derretida, de substâncias como água, nitrogênio e metano. 
*
*
MUITO OBRIGADO!!!!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando