Buscar

Mito e Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mito é uma narrativa que os gregos apresentavam sobre a origem de alguma coisa. Para eles, o mito era sagrado porque viam-no como uma revelação divina. Narra a origem do mundo e tudo que existe. Na educação tem seu valor porque encontramos normas que acabam orientando o comportamento. Os mitos eram fontes de conhecimento passado de geração a geração.À medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao retratar uma deusa grega como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza. Quanto a literatura; a "Teogonia" narra a origem dos deuses (Theos, em grego, significa deus). Já a "Ilíada" e a "Odisseia" tratam de aventuras de heróis, respectivamente Aquiles e Odisseu, embora a participação dos deuses em ambas as narrativas sejam fundamentais. No entanto, além delas existem ainda muitas outras obras antigas que têm como personagens entidades mitológicas - sejam deuses, semi-deuses ou heróis.
Filosofia é a interpretação racional, estabeleceu uma nova forma de interpretação da realidade, sem estar baseado nos deuses, na magia. Agora  , as respostas estavam no próprio mundo. Estuda os problemas relacionados ao conhecimento, existência e verdade
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a origem das coisas por elementos e causas naturais, e não aceita explicações incompreensíveis, exige coerência e lógica.

Continue navegando

Outros materiais