Buscar

Portfolio semana 3 analise de custos

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise de custos.
Aluno: José Henrique Garcia da Silva
RA: 1107878
Atividade referente à 3ª Semana
I – Qual o significado dos conceitos: Gasto, despesa, custo e investimento?
R: GASTOS - Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos, sendo estes o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços. Objetivam a aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa.
CUSTOS - Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo estes a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial. Um exemplo de custo é a compra de máquinas e matérias primas para a produção de um bem.
DESPESAS - As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
INVESTIMENTO - Para contadores, investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros. 
Para economistas: Investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital.
II – Qual a distinção entre custos diretos e indiretos? E entre custos fixos e variáveis?
R: CUSTOS DIRETOS
São aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de empreendimento a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessitam de rateios para serem atribuídos ao objeto custeado, ou seja, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
Exemplos de custos diretos:
- Matérias-primas usados na fabricação do produto 
- Mão-de-obra direta 
- Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
CUSTOS INDIRETOS
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Exemplos:
- Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
- Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.
- Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.
CUSTOS FIXOS
Custos fixos, também conhecidos como despesas fixas, são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade.
Exemplos de custos fixos:
- Limpeza e Conservação
- Aluguéis de Equipamentos e Instalações
- Salários da Administração
- Segurança e Vigilância
CUSTOS VARIÁVEIS
Classificam-se como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos de custos variáveis:
- Matérias-Primas
- Comissões de Vendas
- Insumos produtivos (Água, Energia)
------///------
Fontes de consulta: 
www.academiaeconomica.com/2008/05/custo-despesa-gasto-e-investimento.html, acessado em 24/08/2014;
www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm, acessado em 24/08/2014.

Continue navegando