Buscar

Turismo Sustentável e Práticas de Aventura na Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TURISMO, LAZER E NATUREZA 1ª Ed. Sandoval Villaverde
O conteúdo organizado em seções tem como introdução o texto, Refletindo sobre Lazer/Turismo na Natureza, Ética e Relações de Amizade, que abre as considerações sobre o compartilhamento de ideias para desenvolver algumas reflexões sobre lazer e turismo.
Logo em seguida, em Considerações sobre Lazer/Turismo e a Temática Ambiental (Seção 1), o debate sobre lazer e turismo, assim como suas relações com a problemática ambiental, tem merecido larga atenção de diversos setores da vida social e da produção acadêmica. 
A atividade turística, entendida não somente como atividade econômica, mas como prática social complexa e multifacetada, implica essencialmente o deslocamento de pessoas e a relação dessas pessoas entre si, com a comunidade e o lugar visitado.
O autor acredita que somente é possível aprender o significado de lazer no seio da cultura em que este é construído, associa-se a experiência de lazer à vivência, produção e reelaborarão de cultura,num espaço-tempo conquistado pelos sujeitos às imposições da vida no mundo, visando a humanidade mais plena, especialmente em suas expressões de liberdade e ludicidade.
Entende-se lazer como campo de experiências humanas privilegiadas junto aos processos de constituição de subjetividades, já que, potencializando os aspectos destacados anteriormente, oferece uma oportunidade de renovar a relação consigo mesmo.
Analisando essas considerações iniciais sobre lazer e turismo, surgem as problemáticas das dimensões sobre atividade turística, o setor que cada dia mais cresce e se expande empregando mais de 204 milhões de pessoas, se transformando e ganhando importância no cenário mundial.
Além de abordar sobre lazer e turismo, o texto nos remete também a uma das práticas de turismo que vem ganhando grande parte do mercado turístico, o Turismo Sustentável, que nada mais e do que se promover a atividade turística gerando uma interação entre comunidade, meio ambiente e fluxo turístico de forma a minimizar os impactos negativos causados pela atividade.
Mas adiante nas Práticas Corporais de Aventura na Natureza: Experimentando Condutas Éticas e Novas Formas de Sociabilidade o autor nos define algumas das denominações utilizadas pelo mercado turístico para essas práticas, que tem sido fortemente introduzidas no mercado turístico em versões “ecológicas” e “ de aventura”.
Na prática corporal no lazer, o que se considera de preferência e uma composição suave e criativa para o praticante. A vivência dessas práticas denota uma relação no mínimo diferenciada com a dimensão corpórea e com o ambiente natural.
Essas noções deveriam compor o quadro referencial de qualquer forma de vida e prática social humana, em especial o lazer e a atividade turística. O ideal seria uma forma de amizade que, ao ter presente as contradições e tensões da condição humana, possibilitasse ação e movimento à própria vida, por meio da incitação recíproca.

Continue navegando