Buscar

DESENVOLVIMENTO_DA_PERSONALIDADE_primeiros_anos_de_vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE 
PRIMEIROS ANOS DE VIDA: DIFERENTES CONCEPÇÕES
Vários teóricos procuraram definir a formação da Personalidade com enfoques diferenciados.
Na composição de fatores hereditários e ambientais na determinação da personalidade podemos dividir os ambientais em: físicos e sociais.
Os físicos se referem às influências da nutrição, temperatura etc.;
 
Os sociais as relações interpessoais, a situação pré-natal, as primeiras experiências infantis, a constelação familiar, as relações entre pais e filhos, as influências sociais e institucionais.
As alterações provenientes do ambiente pré-natal produzem fortes alterações na personalidade do futuro bebê:
Dieta inadequada; ingestão de drogas; tratamento de raio X; emoções fortes e prolongadas; alterações hormonais, são passadas através da placenta para o feto, tornando-o excessivamente ativo.Esta criança depois do nascimento poderá continuar a sofrer os efeitos destas alterações , sendo hiperativa e irritável.
A nutrição é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da personalidade e em aspectos como inteligência, constituição física, coordenação motora, atenção, memória.
As primeiras experiências na vida de uma pessoa são as mais importantes. Freud e os culturalistas Adler, Sullivan, Horney e Fromm apesar de conceituações diferentes defenderam que a estrutura da personalidade é fixada nos primeiros anos de vida; o que ocorreu ou deixou de ocorrer neste período é decisivo.
Estudos mostram que os efeitos das privações de estimulações nos primeiros momentos de vida como por exemplo, crianças criadas em orfanatos apresentam mais declínio intelectual,desajuste social e emocional , saúde fraca do que comparadas com crianças criadas em ambientes familiares.
Freud em sua defesa dos processos inconscientes retrata as fases psicossexuais como determinantes do desenvolvimento humano. A fixação, ou seja, o não atravessar de forma saudável uma fase para outra, determinaria conflitos no desenrolar da vida desse indivíduo.Ele foi um dos primeiros estudiosos a chamar a atenção para as experiências traumatizantes ocorridas principalmente na primeira na primeira infância. Atribuiu grande importância a atividades como a de alimentar, o treinamento para o controle dos esfíncteres, educação sexual e o controle da agressão.
Adler procurou na constelação familiar uma explicação para a personalidade. Cada membro da família tem uma posição diferente que é determinada pelo sexo e pela ordem de nascimento. Essa posição no contexto familiar gera certas características peculiares.
Além das primeiras experiências e do meio familiar, a sociedade exerce poderosa influência sobre a personalidade, no período da adolescência, quando os grupos de amigos, a escola e a cultura tornam-se poderosos agentes determinantes da personalidade.
Os culturalistas afirmam o contato com o meio social como o forte formador da personalidade através do processo de socialização.

Continue navegando