Buscar

Prova Economia27

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Economia Unidade 2
1- O Brasil tem uma taxa de juros alta demais em relação aos outros países do mesmo nível de desenvolvimento. Desta forma os juros são muito altos porque:
(x) A dívida interna do Brasil é muito elevada em relação à sua economia, logo os donos da dívida percebem maior risco e ficam desconfiados, cobrando juros mais caros pelos empréstimos ao governo.
2- O PIB de um país depende de sua Demanda Agregada (DA)e, quanto maior ela for, mais terá que ser produzido para suprir o consumo. Logo, é correto afirmar que essa demanda agregada depende:
(x) Das seguintes variáveis: Consumo Privado (C), Volume de Investimentos (I), Gastos do Governo (G), Exportações (x) eImportações (M).
3- Para financiar os gastos públicos, o governo dispõe de várias ferramentas. Logo, através destas, o governo tem a capacidade de decidir como e quando aplicar suas necessidades de gastos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Emissão deMoeda./II-Emissão de Títulos Públicos.
(I) Para cobrir suas despesas, o governo se utiliza de um meio chamado de “senhoriagem”.
(II) O governo toma recursos empregados da sociedade, considerando um método eficiente para financiamento dos gastos públicos.
(I)O grande inconveniente deste método é que gera inflação. Entretanto, o governo tem a vantagem de que quem cobre este déficit público é a própria população, através da corrosão inflacionária do poder de gasto da população.
(II) A desvantagem é que o governo assume uma obrigação para com os seus investidores, ou seja, assume aumentar sua Dívida Interna.
4- No processo de interferir sobre a atividade econômica, o Estado define objetivos ou metas a serem alcançados que podem ser diferenciadosem duas categorias principais: as Metas Estruturais e as Conjunturais. Sobre as Metas Conjunturais, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) São metas que podem ser atingidas no curto prazo.
(F) Como exemplo de meta conjuntural, é possível citara reestruturação econômica de um país que sai de uma condição de economia agrícola para uma economia industrializada.
(V) Outros exemplos de metas conjunturais são a estabilidade de preços e a geração de empregos.
(F) A estabilidade de preços e a geraçãode empregos são metas perfeitamente compatíveis, que podem ser perseguidas ao mesmo tempo por um governo.
5- Suponha que um determinado país apresente os seguintes dados referentes aos seus gastos públicos:
I- Receita com cobrança de impostos = 1.050 bilhões.
II- Despesas operacionais = 906 bilhões.
III- Despesas com os juros da dívida pública = 153 bilhões.
(x) Superávit primário de 144 bilhões e um déficit nominal de 9 bilhões.
6- A Balança de Pagamento é uma ferramenta contábil que serve para classificar e registrar as contas do governo com relação às suas relações monetárias com o resto do mundo. Sobre as contas do governo, classifique V para verdadeira e F para falsas.
(V) Entre essas contas, temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(V)Uma dessas contas é a Balança Comercial, que mede os ingressos e saídas de dólares do país, decorrentes das exportações e importações.
(F) A Balança de Serviços mede somente a entrada de dólares, decorrentes das importações e exportações de serviços.
(F) No comércio internacional, se um país está gastando menos dólares do que ele arrecada, isso gera um saldo negativo na Balança Comercial. 
7- Uma das ferramentas que dispõe o governo para melhorar o superávit primário e combater a inflação é a política fiscal. Sobre a Política Fiscal, analise as sentenças a seguir:
I- A Política Fiscal é um conjunto de medidas com vistas para controlar os gastos públicos, conhecida como Política de Gastos; e para controlar as arrecadações de impostos, é conhecida como a Política Tributária.
II- Para reduzir a demanda agregada, visando diminuir a inflação, o governo pode através da Política Fiscal reduzir os gastos públicos, reduzindo, assim, a atividade pública.
8- Para manter o Superávit Primário sustentável, o governoprecisa controlar os gastos e as dívida públicos. Nesse contexto, se o governo não conseguir manter o SuperávitPrimário, refletiráalgumas ações. Sobre essas ações, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) O aumento da Dívida Mobiliária do Tesouro Nacional representa o total devido pelo governono formatotítulos públicos.
(F) A elevação da taxa básica SELIC é boa para incentivar a dinâmica econômica de um país, o que facilita a eliminação do Déficit Público.
(V) A elevação da taxa básica SELIC é boa para desestimular a atividade econômica. Desta maneira, as compras feitas a prazo pelas famílias vão diminuir, logo, poderá diminuir a demanda agregada e a inflação.
(V) A elevação da taxa básica dos juros SELIC é boa para diminuir a inflação.Entretanto, faz-se necessário lembrar que isso desestimulará os empresários a investirem em novos projetos, reduzindo, a atividade econômica.
9- O governo nacional precisa ter um plano econômico a curto e longo prazo. Assim, em economia é conhecido as Metas Conjunturais e Metas Estruturais. Sobre esse contexto, analise as sentenças a seguir:
III-As metas estruturais mexem com as mudanças na atividade econômica no longo prazo, visando melhorar as condições de investimento em capital e logística nos setores: primário (atividade agrícola e extrativa), setor secundário (atividade industrial) e setor terciário (serviços em geral, como transportes, comércio, educação, setor bancário etc.).
IV-No curto prazo, a economia precisa de certas ferramentas para atingir metas, tais como de inflação ou de desemprego. Esses tipos de metas são conhecidos como conjunturais.
10- Quando se fala de Política Econômica, analisa-se situações sobre uma série de políticas públicas definidas pelo Estado, visando controlar situaçõesconjunturais e estimular o desenvolvimento da economia. Partindo desse pressuposto, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) A Política Comercial, entre outras coisas, visa gerar competitividade na indústria e assim estimular as exportações.
(V)A Política de Renda visa controlar as forças do mercado com relação às variações nos preços aoconsumidor, como também manter o poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores.
(F) (F) as outras duas são falsas.
11- A política econômica é um conjunto deações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. As políticas de curto prazo são: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre essas políticas, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) A Política Fiscal compreende a Política de Gastos Públicos, visando ao controle dos gastos do governo. Do outro lado, a Política Tributária implica a arrecadação de impostos.
(V) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
(V) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
(V) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
12- O Brasil e outros países estão voltando para uma Política Comercial de Restrição de Importações. Uma das vantagens é que a indústria nacional pode ter condições de se desenvolver sem se preocupar muito com a concorrência dos produtos importados. Entretanto, as desvantagens a longo prazo podem ser piores que as vantagens a curto prazo. Sobre essas desvantagens, assinale a alternativa correta:
(x) Um excesso de protecionismo pode gerar acomodação dos produtores nacionais, deixando de investir, de inovar ede melhorar a qualidade, logo afeta aos consumidores com má qualidade e preços altos.
13- A economia atua sobre um conjunto de normas e regulamentações, e a sociedade aprimora suas atividades no sistema destas normas e regulamentações em situações políticas, econômicas e sociais. No processo de interferir sobre a atividade econômica, o Estado define objetivos ou metasa seremalcançados que podem serdiferenciados em duas categorias principais: as Metas Estruturais e as Conjunturais. Sobre as Metas Conjunturais, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) São metas que podem ser atingidas no curto prazo.
(F) Como exemplo de meta conjuntural, é possível citar a reestruturação econômica de um país que sai de uma condição de economia agrícola para umaeconomia industrializada.
(V) Outros exemplos de metas conjunturais são a estabilidade de preços e a geração de empregos.
(F) A estabilidade de preços e a geração de empregos são metas perfeitamente compatíveis, que podem ser perseguidas ao mesmo tempo por um governo. 
14- A Política Monetária tem a função de monitorar o conjunto de ativos de uma economia, estabilizando os preços de bens e serviços. Para isto, o governo tem ferramentas de curto prazo, entre outras, para controlar a demanda agregada.Sobre a Política Econômica de curto prazo, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) Emissão da moeda: somente o Banco Central do Brasil tem autorização de emitir papel-moeda. No entanto,hánormas e limites para a emissão do papel-moeda, que segue estritas políticas para não ter falta ou excesso de dinheiro em circulação na economia.
(F) A qualidade adequada de moeda em circulação num determinado país é dada pela quantidade de emprego gerado.
(V) Depósitos Compulsórios: representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central.
(F) Uma das mais eficientes ferramentas no curto prazo para o controle da inflação é taxa básica dejuros da economia SELIC. Quando há risco de inflação alta, logo ogoverno pode baixar a taxa SELIC. 
15- A Contabilidade Social passou a ser um tópico importante para o acompanhamento da atividade econômica de um país a partir de qual fato econômico relevante?
(x) A partir dos anos 30 do século XX, durante a Grande Depressão.
16- O Copom (Comitê de Política Monetária) tem os seguintes e principais objetivos: estabelecer a política monetária e dirigir o nível das taxas de juros através da taxa básica, a Taxa Selic. Essas políticas servem para controlar a inflação, incentivar o consumo e os níveis de emprego gerais da economia. Sobre os objetivos da política monetária e para incentivar a economia, classifique V para verdadeira e F para falsas:
(V) Estabelecer medidas de aumento na emissão da moeda, através do Banco Central, até um limite, pois esse tipo de medida é altamente inflacionária.
(F) Incentivar a compra e a venda de ações de empresas públicas, através da Bolsa de Valores.
(V) Aumentar e diminuir os depósitos compulsórios, através do Banco Central, controlando assim a multiplicação da moeda escritural.
(F) Conceder empréstimos às empresas através de operações de redesconto que o Banco Central pode canalizar à economia real.
17- A taxa de juros é um dos dispositivos mais evidentes para o controle da inflação, o governo com isso pretende elevar a taxa de juros, desencorajando o consumo, incentivando a sociedade a aplicações financeiras. O Brasil tem uma taxa de juros alta demais em relação aos outros países do mesmo nível de desenvolvimento. Por quê?
(x) A dívidainterna do Brasil é muito elevada em relação à sua economia, logo os donos da dívida percebem maior risco e ficam desconfiados, cobrando juros mais caros pelos empréstimos ao governo.
18- Em vistas de atingir estabilidade na taxa de câmbio, em que uma moeda compra a outra e este valor surge na oferta e na procura, e como o valor da moeda estrangeira flutua de acordo com a oportunidade estimulada pelo mercado dos países devem fazer uma boa gestão do setor externo, gestão que é medida por meio do Balanço dePagamentos, em que há um registro contábil em um determinado período das transações de uma economia. Analise as sentenças a seguis: 
Resposta:
I-O balanço de pagamentos é composto por várias contas, entre elas temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
II-A Balança Comercial mede os ingressos e as saídas de divisas do país, decorrentes das exportações e importações.
19- O surgimento de um processo inflacionário causa uma série de distorções na economia de um país, como, por exemplo, a redução deinvestimentos e má distribuição de renda. Portanto, é primordial que o Estado adote medidas para controlar este fenômeno, considerando, para isso, o tipo de inflação que está provocando a distorção. Considerando que em um determinado momento predomine naeconomia nacional uma inflação do tipo por demanda, analise as sentenças a seguir: Resposta.
II-Para combater este tipo de inflação, é comum que sejam aplicadas medidas para a redução da demanda agregada por bens e serviços.
IV-Dentre as medidas queforçam a redução da demanda agregada, estão a elevação da taxa de juros e o aumento da carga tributária.

Continue navegando