Buscar

AV CRIMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CRIMINOLOGIA
Avaliação: Data: 16/09/2016 19:19:42 (F) Critério: AV
Aluno: 
Professor: ANA PAULA LOPES RIBEIRO Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 7,5 Nota de Partic.: 2 Av. Parcial.: 2
1a Questão (Ref.: 184430) Pontos: 1,0 / 1,0
Geralmente no verão e principalmente na Zona Sul, para evitar a ¿contaminação¿ do visual da cidade do Rio deJaneiro, alguns meninos e moradores de rua são apreendidos, em uma política criminal que se confunde compolítica de limpeza. O sistema penal passa a orientar suas operações para essas localidades, estigmatizandodeterminadas áreas e contaminado seus moradores com o ¿germe¿ da criminalidade. Essa situação constitui críticaà teoria desenvolvida como berço da moderna sociologia americana. Aponte qual é esta teoria e aponte seuprincipal objeto de estudo:
Resposta: Teoria ecológica, as cidades e o ambiete onde as pesoas vivem, essa teoria acredita que o ambienteenfluência na pratica criminosa.
Gabarito: Teoria ecológica. Objeto de estudo: a cidade
2a Questão (Ref.: 824869) Pontos: 1,0 / 1,0
Michel Foucault utilizava a expressão "Instituição de sequestro" para definir as cadeias. Esclareça as bases para autilização dessa expressão:
Resposta: Ele achava que as cadeias sequetravam as pessoas presas da sociedade roubando sua identidade e suacapacidade de conviver em sociedade.
Gabarito: O aluno deve discorrer sobre a influência da disciplina militar, com horário de entrada, saída etc. Oscondenados se submetem a um regime de regramento quase absoluto.
3a Questão (Ref.: 572693) Pontos: 1,0 / 1,0
A criminologia pode ser conceituada como uma ciência ______, baseada na observação e na experiência, e________ que tem por objeto de análise o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
exata ¿ multidisciplinar
empírica ¿ interdisciplinar
objetiva ¿ monodisciplinar
humana ¿ unidisciplinar
biológica ¿ transdisciplinar
BDQ Prova http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp
1 de 3 22/09/2016 07:10
4a Questão (Ref.: 172990) Pontos: 1,0 / 1,0
¿Os homicidas, os arrombadores, têm cabelos crespos, são deformados no crânio, têm possantes maxilares,zigomas enormes e freqüentes tatuagens...¿ (Lombroso, César. O homem delinqüente. Ricardo Lenz Editor). Opositivismo é considerado a primeira escola de criminologia e teve como Lombroso seu principal articulador.Analisando tal escola, marque a opção correta:
O positivismo foi uma ciência que tinha como fim estudar as motivações biológicas do criminoso e suascaracterísticas
Lombroso era advogado e político e, por isso, sua teorias visavam apenas legitimar a efetivação de umalimpeza étnica na Itália
Apesar de ser pioneira na criminologia, o positivismo quase não teve expressão e por isso pouco influenciounas ideologias e políticas criminais de sua época
O Positivismo criou o racismo, pois até a publicação de suas ideias havia uma grande tolerancia entre ospovos e as várias raças, tanto na Europa, como nas Américas
O positivismo visava recair apenas sobre os povos inimigos do Estado
5a Questão (Ref.: 173392) Pontos: 1,0 / 1,0
Recentemente, foi editada a Lei 11.343/06, que trata, dentre outros assuntos, do tráfico de drogas, aumentando apena e proibindo a concessão de determinados benefícios, além de tipificar novas condutas. Assim como a referidalei, cada vez mais o legislador tipifica novas condutas, aumenta penas, com a intenção de coibir a criminalidade.Essa verdadeira inflação legislativa pode conduzir a um objetivo contrário, pois, mesmo com mais punição, oscrimes nela relacionados continuam, levando a uma situação de:
anomia, segundo Durkheim
segurança jurídica, segundo os preceitos iluministas
determinismo, segundo Lombroso
etiquetamento, em razão da cifra negra
prevenção do delito, segundo a teoria do controle
6a Questão (Ref.: 173635) Pontos: 1,0 / 1,0
Originalmente, diante da pressa do legislador em editar a Lei 8.072/90 (Lei de Crimes Hediondos), o crime dehomicídio (que procura proteger o maior dos bens jurídicos, que é a vida) não foi incluído no rol dos crimeshediondos. A situação era paradoxal à época, pois a extorsão, mediante seqüestro que era o crime que afligia aselites paulistas e cariocas, é que impulsionou o legislador infraconstitucional a criar a Lei de Crimes Hediondos paraproteger o patrimônio dessas elites. A inclusão do homicídio deu-se diante do clamor público pela morte brutal daatriz Daniela Perez, quando a sua mãe percorreu o país com um abaixo-assinado para incluir o crime de homicídio(qualificado) no rol do artigo 1º da Lei 8.072/90 (época também em que houve os crimes de Vigário Geral,Carandiru, Candelária): a alteração deu-se através da Lei 8.930/94. Tal situação reflete que teoria dentro dacriminologia:
Teoria Ecológica
Positivismo
Teoria do Eiquetamento
Teoria do Conflito
Teoria do Processo Social
7a Questão (Ref.: 572476) Pontos: 0,5 / 0,5
A lei 11.343/2006 que entrou em vigor dia 10 de outubro de 2006 veio tratar de forma diversa os crimesrelacionados a drogas, cominando apenas sanções restritivas de direitos ao usuário e aumentando a pena mínimado traficante. Em novembro, no mesmo dia, são presos na praia , em locais distintos, dois rapazes de 19 anosportando a mesma quantidade de maconha no bolso. Um é branco, morador de bairro classe média e universitário,que teve pronta assistência do advogado da família, o outro é mulato, morador de comunidade, mas sem endereçofixo, sem escolaridade e não teve qualquer assistência de familiares ou amigos. O primeiro é qualificado comousuário e liberado enquanto o segundo é indiciado por tráfico de drogas e é mantido preso. Segundo a teoria doetiquetamento, quais seriam os fundamentos desta distinção?
Observa-se a total falta de valores por parte deste grupo;
Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor;
O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais;
BDQ Prova http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp
2 de 3 22/09/2016 07:10
A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nasclasses mais pobres;
A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nasclasses mais abastadas da sociedade;
8a Questão (Ref.: 158228) Pontos: 0,5 / 0,5
"É preciso abolir o sistema penal. Isto significa romper os laços que, de maneira incontrolada e irresponsável, emdetrimento das pessoas diretamente envolvidas, sob uma ideologia de outra era e se apoiando em um falsoconsenso, unem os órgãos de uma máquina cega cujo objeto mesmo é a produção de um sofrimento estéril." (LoukHoulsman) Diante da assertiva e dos estudos sobre o abolicionismo penal, é possível afirmar que crimes sãopraticados e mesmo o sistema penal não incidindo sobre eles a sociedade sobrevive?
não, pois a sociedade está em colapso, necessitando, assim, de mais normas penais
sim, como se observa pela cifra negra da criminalidade
não, uma vez que os crimes realmente relevantes são sancionados pelo sistema penal
sim, pois grande parte da população está conivente com a criminalidade.
a questão é inconclusiva, pois existem lugares que o sistema penal soluciona todos os telitos e em outrosnão
Gabarito Comentado.
9a Questão (Ref.: 158313) Pontos: 0,0 / 0,5
Atualmente há um incremento do uso por parte de jovens de classe alta e média de drogas sintéticas, tendo emvista a sua fácil aquisição fora da periferia, como o ecstasy, derivado de anfetamina e estimulante do sistemanervoso central, o special K, produzido a partir da quetamina, substância presente em anestésicos de usoveterinário, e o GHB, que também é chamado de ecstasy líquido. A nova Lei de Drogas (11.343/2006) tratou deforma bem distinta o usuário - cuja pena será sempre restritiva de direitos e com várias normas programáticas arespeito de seu tratamento - e o traficante, cuja pena mínima é de 5 anos. Tal alteração teve como fundamentoquetipo de discurso?
do discurso garantista, pois só há lesão na conduta do traficante
do discurso cultural, onde o jovem usuário é visto como aquele que se opõe ao consenso, que agecontrariamente aos valores dos homens de bem
do discurso político-criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes, tendo em vista que seu consumopoderá gerar a prática de outros delitos e fomenta o tráfico ilícito
do discurso moral, que define a droga como o veneno da alma e o usuário como ocioso, improdutivo
do discurso médico, onde o usuário é considerado um doente
Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 184322) Pontos: 0,5 / 0,5
Laila, uma senhora vaidosa que gosta de andar sozinha com suas jóias pelas ruas da cidade, ao para numa esquinapara falar em seu celular de último tipo é abordada e assaltada por um jovem que levou todos os seus pertences.Segundo as teorias relacionadas à vitimologia, é possível afirmar que Laila, mesmo que inconscientemente,desejava ser vítima?
sim, segundo a teoria da vítima por tendência.
não, pois o determinismo biológico só é aplicado pelo positivismo ao criminoso.
todas as assertivas estão corretas
não, pois isto tornaria atípica a conduta do agente.
sim, tendo em vista a escola assistencialista.
BDQ Prova http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp
3 de 3 22/09/2016 07:10

Outros materiais