Buscar

Seminário P. IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UM ACONTECIMENTO, TRÊS JORNAIS:
 PROCESSOS DE PRODUÇÃO NO JORNALISMO LATINO-AMERICANO
ROBERTO MAIA MARTINS, gilselia santos LIMA, Luís Carlos ribeiro ALBUQUERQUE, Eliane do Socorro Barros da SILVA, Paulo Sérgio Silva de Araújo.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
2016
	O artigo aborda um fato ocorrido nas fronteiras dos países da Colômbia e do Equador envolvendo as forças militares da Colômbia e a Milícia Armada das FARC (Forças Armadas Revolucionarias Colombianas).
	O incidente ocasionou uma crise diplomática entre estes Países, denominado pela mídia de “Angostura” (termo em espanhol que significa angústia, tristeza e fadiga) forma como foi publicado a crise Colombo-Equatoriana que culminou com a morte de Raúl Reyes , segundo em comando da milícia armada colombiana.
O Estado de São Paulo
	Da ênfase ao aspecto inicial do conflito colombiano para legitimação de instituições como o exercito e o governo , com a morte de Raúl Reyes o foco muda para invasão do território Equatoriano e a ligação entre as FARC e o governo Equatoriano. E também trata da violação da soberania cometida pelas forças regulares da Colômbia. O jornal acionada a rede de informações no exterior ligando a fronteira Colombo-Equatoriana a Paris ou Genebra.
O El Tiempo
	 Trata dos nexos das FARC como os governos do Equador, Venezuela e Nicarágua originarias dos “Supostos” computadores aprendidos pelo exercito Colombiano pertencentes à Reyes , e a reação do presidente Raul Correa que soube posteriormente do ocorrido na fronteira; A reação de Hugo Chaves em Caracas; A rede de informações em Washington que também produz para Grupo Diários América (GDA) ; A reunião do Grupo do Rio alertando sobre o avanço das FARC naquele País.
	
6
El Comercio
	 Aborda as reações do governo de seu país à invasão, assim como as denúncias que surgem na Colômbia. A reação politica é tratada pelo jornal que através de seus enviados a Bogotá. Ocupam-se em relatar o pedido de desculpas e das acusações do governo Colombiano à chefia Equatoriana; A reação do governo Colombiano frente à expulsão de seu embaixador de Quito; Os nexos as FARC e Governo Equatoriano a partir dos computadores de Raul também são considerados
Considerações Finais 
	 Diante do evento “Angustura“ percebe-se a complexa rede de informações jornalística no panorama global. A partir dos eventos que desencadearam o conflito que levou a crise Colombo-Equatoriana, ou seja, a notícia transitando em diferentes frentes de mídias. Entre o ocorrido nas fronteiras se destaca como noticias primordiais: A morte do chefe da milícia da às FARC; A apreensão dos “supostos” computadores portáteis de Reyes; A reação do Governo Equatoriano diante de sua soberania ameaçada; A acusação de ligação do governo Equatoriano como a milícia armada as FARC (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia). 
vídeo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais