Buscar

GEOMORFOLOGIA E AMBIENTE PROVA G1 ULBRA

Prévia do material em texto

GEOMORFOLOGIA E AMBIENTE
1 - Considere as afirmaçoes abaixo e marque as corretas: 
I. O modelo evolutivo de Davis baseia-se nas etapas fisiológicas dos seres vivos, designando os estágios da juventude, maturidade e senilidade para a interpretação do relevo. O estágio juventude foi designado para os relevos com drenagens bem organizadas, evidenciando um relevo que já fora erodido, apresentandovales alargados com perfis suavizados, drenagens bem organizadas.
II. Na fase da maturidade, as vertentes são abruptas e de altas declividades, com vales encaixados que permitem o forte processo de erosão fluvial, decorrente da alta competência dos rios, acarretando,por sua vez, desmoronamentos e ravinamentos.
III. Davis foi alvo de muitas críticas por desconsiderar as forças endógenas, as mudanças climáticas decorrentes das alternâncias do clima ao longo do tempo geológico, bem como por fundamentar-se apenas em um único tipo climático.
afirmações III
Pág. 15
2 - Quais foram as três leis da Geomorfologia definidas por Gilbert?
declividades, da estrutura e dos divisores 
Pág. 12
3 - Quais foram as contribuições trazidas por Alexandre Surrel?
estabeleceu os princípios ou leis da morfologia fluvial.
Alexandre Surrell, em 1841 foi protagonista de um grande avanço em termos de qualidade e credibilidade do conhecimento geomorfológico, ao estabelecer leis gerais para a morfologia fluvial. De acordo com Ross (1990), Surrell, em seu trabalho entitulado “Études sur lês torrents de Hautes Alpes”, estabeleceu o princípio de Tensão Regressiva e do Perfil de Equilíbrio. Ainda nesse trabalho, constatou que era a partir de certo nível do sopé da vertente que os vales eram escavados e chamou isso de erosão remontante. 
4 - Considerando as afirmaçoes abaixo. Qual a alterantiva correta?
I. Por compartimentação topográfica entende-se a separação de determinados domínios morfológicos que se individualizam por apresentarem características específicas, como determinados tipos de formas ou domínios altimétricos.
II. As formas resultantes do processo evolutivo do relevo podem testemunhar episódios associados a determinados domínios morfoclimáticos, refletindo o jogo de forças entre os agentes internos, comandados pelos efeitos climáticos, e os externos, associados a estruturae tectônica. Portanto, a compartimentação reflete a interpenetração de forças contrárias.
III. O estudo da fisiologia da paisagem está vinculado com a funcionalidade da paisagem como um todo. Leva-se em consideração o comportamento do clima,o comportamento dos solos, a cobertura vegetal, os efeitos da ação antrópica no terreno, ou seja, os fatores da morfodinâmica atual.
Todas estão corretas
Págs. 24 e 25
5 - Para melhor compreender a compartimentação do relevo, Jurandyr L. S. Ross propõe seis níveis de representação geomorfológica. Quais são elas?
unidades taxonômicas temporoespaciais
Pág.27
6 - Com relação às camadas interiores da Terra, consideram--se as seguintes afirmativas: Marque Verdadeiro ou Falso para as afirmaçoes abaixo. 
I – A crosta é uma das camadas de rochas mais densas e pesadas, constituída de granito, contendo em suacomposição predominante o silício e o alumínio.
II – O manto é constituído de rochas bem mais pesadas,como os basaltos, em que predominam elementoscomo magnésio e ferro, além do próprio silício.
III – O núcleo é muito mais pesado, é constituído quase exclusivamente de ferro.
F, V, V
Pág. 46
7 - Qual a teoria trazidas por Wegner, para comprovar a Deriva Continental?
desenvolveu sua teoria baseado no fenômeno isostasia 
Pág. 47
8 - Qual das alternativas a seguir apresenta as quatro grandes unidades estruturais definidas pelo cientista Ab織Saber:
Bacias sedimentares intracratônicas, terrenos de consolidação muito antiga, áreas de sedimentação moderna e bacias sedimentares muito deformadas. 
Págs. 62 e 63
9 - Qual é a alternativa que não representa um domínios morfoclimáticos brasileiros?
SAVANAS
Os domínios morfoclimáticos intertropicais são quatro: amazônico, cerrado, mares de morros e caatingas. Esses domínios intertropicais totalizam uma área superior a sete milhões de quilômetros quadrados. Os domínios morfoclimáticos subtropicais são dois: araucárias e pradarias.
Pág. 83
10 - Quais são os domínios morfoclimáticos subtropicais?
araucárias e pradarias.
Pág. 83

Continue navegando