Buscar

SinapseContraçãoMuscular

Prévia do material em texto

*
*
*
SINAPSE
*
*
*
 Sinapse: É a transmissão do impulso nervoso entre dois nervos, ou entre o nervo e um orgão efetor, como o músculo. A sinapse é, portanto, uma junção, onde existe a célula pré-sináptica e a célula pós-sináptica.
Sinapse Química: A transmissão da informação é feita através de um mediador químico. Nesta a condução é mais lenta que na elétrica.
Sinapse Elétrica: A transmissão da informação é feita através de um contato elétrico. Nesta a condução é bem rápida.
SINAPSE
*
*
*
Mediador Químico: É a substância que é armazenada em vesículas sinápticas na célula pré-sináptica e que, geralmente, é denominada de neurotransmissor. Esta substância é responsável por transmitir o impulso nervoso. 
 A natureza do neurotransmissor, determina se o impulso que chega na fibra pré-sináptica vai passar (sinapses excitatórias) ou vai ser bloqueado (sinapse inibitória).
Neurotransmissores excitatórios: Acetilcolina, Norepinefrina, Dopamina, Serotonina, etc.
Neurotransmissores inibitórios: Glicina, GABA, etc.
*
*
*
SINAPSE EXCITATÓRIA E INIBITÓRIA
*
*
*
CONTRAÇÃO MUSCULAR
*
*
*
MÚSCULOS:
A) Fibras Lisas: Contraem mais lentamente, mas a contratura pode demorar muito tempo. São encontrados nas vísceras, especialmente no tubo digestivo, bexiga e artérias. 
 Todo músculo é formado por um feixe de fibras. 
Tipos de Fibras musculares:
B) Fibras Estriadas: Contraem mais rapidamente, e em casos normais sua contração dura pouco. Formam os músculos esqueléticos, e como um tipo especial, o miocádio.
*
*
*
A) Contração Isométrica: (isos = mesmo; metros = comprimento). Neste tipo de contração, o músculo se contrai, mas o seu comprimento não se altera.
Tipos de Contração Muscular:
A) Contração Isotônica: (isos = mesmo; tônus = força). Neste tipo de contração, o músculo se contrai, e seu comprimento se diminui.
Contração Isométrica
Contração
Isotônica
*
*
*
Registro da Contração Muscular
*
*
*
Níveis Estruturais no Músculo
Sarcômero: Se extende entre duas linha Z , mede cerca de 2,5 a 1,0 m.
 Todo músculo é formado por um feixe de fibras. O aspecto óptico à microscopia eletrônica da fibra muscular da origem aos seguintes parâmetros:
Linha Z: É a estrutura repetitiva de Z a Z na fibra muscular.
Zona Clara, H: Está no centro de uma faixa escura, denominada faixa A. É formado pelos filamentos grossos.
Linha M: Fica no centro da linha H. 
Faixa I: I = Isotrópica a luz polarizada. É a faixa mais clara. Tem filamentos finos. 
*
*
*
Filamentos Finos: São formados pela proteína actina. No filamento fino existe ainda a troponina, que é um trímero:
 TN-C (Troponina que liga íons Ca2+ )
 TN-I (Troponina Inibitória – quebra o complexo actinomiosina)
 TN-T (Troponina que liga a tropomiosina)
Faixa A: A = Anisiotrópica a luz polarizada. É a faixa escura. Tem filamentos grossos e finos. 
Filamentos Grossos: São formados pela proteína miosina.
*
*
*
Níveis Estruturais no Músculo
*
*
*
MECANISMOS DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
A) Início da Contração: O impulso nervoso é conduzido pelo axônio do motoneurônio até a placa terminal (Junção Neuromuscular) e libera Acetilcolina (Ach). A liberação de ACh despolariza as fibras gerando um potencial de ação. As fibras despolarizadas, se contraem.
B) Contração: A despolarização da membrana (sarcolema) é acompanhada de rápida saída de Ca2+ das cisternas do retículo sarcoplasmático. A saída de Ca2+ do sarcoplasma é o impulso inicial da contração, porque ao se ligar à TN-C, catalisa a atividade ATPásica da actinomiosina cujo centro ativo está na cabeça da molécula. Provocando o deslizamento das moléculas de actina. Como resultado, as estruturas de Z a Z se encolhem. A TN-C, ao se ligar ao cálcio iônico, Ca2+ , impede a ação inibitória da TN-I, e o processo continua enquanto houver o estímulo nervoso.
*
*
*
C) Relaxamento: Quando cessa o estímulo nervoso, o retículo sarcoplasmático retira o Ca2+ do fluido circulante, através de processo ativo. Há novo gasto de ATP. Com a diminuição de Ca2+ a contração é desativada. Os músculos voltam a posição inicial e o TN-I reassume seu papel inibitório.
*
*
*
Bainha de mielina
Célula de Schwan
Terminal Nervoso
Fibra muscular
Fenda 
Sináptica
Zona
Ativa
Prega 
Juncional
Junção Neuromuscular

Continue navegando