Buscar

A EVOLUÇÃO DA WEB

Prévia do material em texto

A EVOLUÇÃO DA WEB
Realizado por: 
Ricardo Alves da Rocha Júnior
Rômulo Morais 
Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Professor: Leonardo Ciccarelli
Rio de janeiro
2014
Introdução
O trabalho tem como ênfase uma reflexão sobre a evolução da web. O Google lançou um site com visualização interativa que acompanha a evolução da internet nos últimos 20 anos. O serviço, chamado de “A Evolução da Web“, mostra o crescimento em relação aos dados, usuários e principais tecnologias que têm impulsionado a transformação da web.
O gráfico tem informações sobre cada um dos eventos importantes da evolução da internet e linhas coloridas representam a interação entre tecnologias e navegadores da web, que dá vida aos diversos aplicativos poderosos da web que usamos atualmente.
O gráfico é dividido em duas partes, uma com a evolução dos navegadores e tecnologias começando pelo protocolo HTTP em 1991, e outra mostrando o crescimento da internet, do seu número de usuários e o tráfego global que teve um aumento incrível no passar dos anos.
Com o tempo, as tecnologias da web evoluíram para proporcionar aos desenvolvedores da web a capacidade de criar novas gerações de experiências da web úteis e imersivas. A web atual é resultado dos esforços contínuos de uma comunidade da web aberta que ajuda a definir essas tecnologias da web, como HTML5, CSS3 e WebGL, e a garantir que elas sejam suportadas em todos os navegadores da web.
Elementos de áudio e vídeo: Elementos HTML5 que permitem a incorporação e reprodução de vídeo e de som em páginas da web, sem exigir software ou plug-ins adicionais.
API do sistema de arquivos: Fornece uma API que permite aos aplicativos da web criar, ler, navegar e escrever em uma seção de área restrita do sistema de arquivos local do usuário.
Filtros CSS3: Uma forma de processar a renderização de um elemento antes de ele ser exibido no documento. Os filtros podem aplicar efeitos como desfoque deformação antes do estágio de composição.
API de áudio da web: Uma API Java Script de alto nível para processamento e sintetização de áudio em aplicativos da web.
WebRTC: Permite que os navegadores da web conduzam comunicação em tempo real.
WebGL Observadores de mutação de DOM: Fornece uma maneira fácil para os desenvolvedores reagirem às alterações em um DOM.
requestAnimationFrame: Instrui o navegador a executar uma animação, de modo que o navegador possa reagendar uma nova pintura da janela para o próximo quadro de animação.
Conclusão
A Web está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, desde a busca por informações até realização de compras. Devido a grande quantidade de informações, foram surgindo novos mecanismos de busca, facilitando o processo para os usuários. 
Existem indícios através das estatísticas atrás divulgadas que a Internet irá crescer dramaticamente, independentemente da crise económica mundial. A Internet futuramente irá ficar cada vez mais mobile e social. Em 2012 e anos seguintes, cada vez mais pessoas irão utilizar a Internet através de telemóveis do que em computadores.
       Para o futuro prever-se a continuidade desse crescimento, é sem dúvida a palavra que anda na boca das pessoas de todo o mundo, pois têm se apostado nos meios electrónicos.
       Pode-se afirmar que sem Internet já ninguém consegue trabalhar, ou até “viver”, cada vez mais são as pessoas que utilizam a Internet para fazer compras, adquirir novos conhecimentos, pesquisar informação, comunicar com outras pessoas, procura de emprego, redes sociais e até mesmo para cientistas preverem o futuro através de informação da Internet, entre tantas e tantas outras atuações.
        A Internet é uma fonte de Informação, e não vai parar, pois cada vez está mais acessível.
        É uma tecnologia que está em constante evolução.
Bibliografia
web:http://www.evolutionoftheweb.com
http://www.sjt.com.br/tecnico/gestao/arquivosportal/file/Dicion%C3%A1rio%20de%20Informatica.pdf

Continue navegando