Buscar

ANOTAÇÕES DAS AULAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Diferenciação de DIREITOS FUNDAMENTAIS e dos DIREITOS HUMANOS.
OS direitos fundamentais são os direitos constitucionais. Já os direitos humanos são os direitos decorrentes de tratados internacionais.
Os direitos fundamentais são os direitos básicos, essênciais do Estado, que visam à proteção do indivíduo frente ao Estado e frente aos próprios indivíduos.
Os direitos fundamentais estão expressos na constituição federal, porém há direitos fundamentais IMPLÍCITOS na constituição, sendo estes os princípios.
Características dos Direitos Fundamentais
Os direitos fundamentais são direitos históricos, pois eles são direitos conquistados historicamente, ou seja, os direitos fundamentais são decorrentes de lutas, conflitos históricos pelos direitos, sendo eles direitos históricos. Uma vez conquistado os direitos fundamentais não poderão ser suprimidos.
Os direitos fundamentais são relativos, pois eles serão usados de acordo com as diversas situações.
Os direitos fundamentais são imprescritíveis, ou seja, eles não têm prazo de validade.
Os direitos fundamentais são inalienáveis, irrenunciável, ou seja, são direitos irrenunciáveis, intrasferíveis.
Eficácia Vertical e Eficácia horizontal dos direitos fundamentais. A eficácia vertical dispõe a respeito dos resultados derivados da relação ESTADO-INDIVÍDUO, em que o Estado deve proteger os direitos individuais. Já a eficácia horizontal não há uma relação dos direitos fundamentais, pois não é função dos indivíduos a proteção destes direitos como é a função do Estado.
Todavia, em algumas relações, como as contratuais, há um amalgama das áreas públicas e privadas, tendo por exemplo numa relação contratual o patrão observar os direitos fundamentais.
Os direitos fundamentais têm em sua aplicação eficácia imediata, ou seja, é dever do Estado fazer cumprir todos os direitos fundamentais.
Art. 5º CF :
CAPUT. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
Em relação ao CAPUT do artigo 5º ao dispor a respeito do princípio da igualdade. Ao dispor da igualdade o constituinte deixa um vácuo no caput, pois dispõe o caput que aos brasileiros e aos estrangeiros RESIDENTES no país são destinados os direitos expostos no mesmo artigo. A pergunta é: E os estrangeiros não residentes não adquirem os mesmos direitos exposto no artigo? Sim eles terão os mesmos direitos, pois se não houvesse estaria, assim, ferindo o princípio da DIGNIDADE DA PESSOA, sendo este um princípio basilar do Estado. Ou seja, estes direitos garantidos abrangem não somente os brasileiros e os estrangeiros residentes, mas abrangerá também os residentes passageiros.
Livro
Eficácia das normas fundamentais
O PROCESSO

Outros materiais