Buscar

fund. das ciencias 2 avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201607993379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Darwinismo social
	 
	Neocolonialismo
	
	Cientificismo
	
	Neoliberalismo
	
	Positivismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607426354)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	 
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607993390)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
		
	
	Monoculturalismo
	
	Positivismo
	 
	Multiculturalismo
	
	Etnocentrismo
	
	Cientificismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607369078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que:
		
	
	refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
	
	refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador.
	
	baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.
	
	constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações.
	 
	é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social".
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607398344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a "comunhão de valores morais" a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto.
		
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos.
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando