Buscar

apol 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Para atingir os objetivos da política macroeconômica, são utilizadas diversas políticas voltadas para diferentes finalidades a partir da participação do governo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
 Com base nos conhecimentos destas políticas, julgue as afirmativas a seguir.
I. ( ) A política fiscal envolve o orçamento público;
II.( ) A política monetária visa controlar os gastos em moeda do governo.
III. (   ) A política cambial diz respeito à taxa de câmbio e a entrada e a saída de moeda estrangeira.
IV. ( ) A política comercial define o relacionamento comercial com os demais países.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas
Você acertou!
As definições de política estão corretas, com exceção da política monetária em “II” em que visa controlar a quantidade de moeda em circulação na economia, assim como o controle do crédito e a definição da taxa de juros.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas
	
	E
	todas são corretas
Questão 2/5
São cinco as forças competitivas, dentre elas temos os entrantes, esses são players que desejam ganhar participação no mercado, e tem como oportunidade à análise do que deu certo e o que deu errado. Porém, estes encontram algumas barreiras para adentrar.
 
Considerando as barreiras de entrada, avalie as afirmações seguintes.
 
(I) Uma das barreiras de entrada são as vantagens de custo.
(II) Uma das barreiras de entrada são as economias de escala.
(III) Uma das barreiras de entrada é a diferenciação de produto.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Nas duas primeiras.
	
	B
	Nas duas últimas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois as afirmativas II e III são as corretas, dessa forma, às duas últimas, dessa forma, a afirmativa I está errada, pois é incoerente uma barreira de vantagem, o certo é a barreira de desvantagens de custo, pois para uma empresa entrante é mais difícil, por exemplo o acesso a melhores fontes de matérias primas, maior barganha para vendas, curva de experiência em sua produção ou prestação de serviço, localização, dentre outros custos que as empresas que já rivalizam conseguiram reduzir.
	
	C
	Nas de números par.
	
	D
	Nas de número impar.
	
	E
	Todas são corretas.
Questão 3/5
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá uma forte retração de 3,88% neste ano, segundo a previsão dos economistas do mercado financeiro. Se a expectativa dos analistas se confirmar, a situação da economia brasileira terá piora frente à retração registrada no ano passado, que foi de 3,8%, e o PIB terá o maior "tombo" desde 1990 - quando recuou 4,35% - ou seja, em 26 anos. Para o comportamento da inflação, houve nova melhora na expectativa do mercado financeiro. Para este ano, a estimativa dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 7,08% para 6,98%. Apesar da queda, a previsão de inflação do mercado para este ano ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para este ano.
Fonte:<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/04/mercado-ja-preve-que-pib-tera-tombo-maior-do-que-no-ano-passado.html> Acesso em 25 abr. 2016
 
Com base nas informações do texto sobre a expectativa do PIB e do índice de preços para 2016, pode-se dizer que:
	
	A
	O PIB em 2016 será menor que o PIB de 2015 devido à melhora da situação econômica do país.
	
	B
	O PIB e a taxa de inflação de 2016 serão iguais ao PIB do ano anterior e, portanto, o PIB real também será o mesmo.
	
	C
	A taxa de inflação não influencia a economia e, portanto, o decréscimo dela é apenas simbólico, o que pode ser definido como PIB real e nominal sendo iguais.
	
	D
	O PIB real de 2016 será calculado a partir do PIB nominal, descontada a inflação deste ano.
Você acertou!
O PIB real é o PIB nominal, descontado a inflação. Portanto apenas a opção “d” está correta. Na letra “a”, o PIB poderá ser menor, mas porque a situação econômica piorou, portanto, a opção está incorreta. Na opção “b”, nem o PIB nem a inflação serão iguais, apenas o PIB pode ter uma taxa de crescimento próxima.
Em “c” a taxa de inflação influencia a economia e, o PIB real e nominal não são iguais em função da inflação. E, por fim, a opção “e” também está incorreta uma vez que o PIB de 2016 pode ter o maior decréscimo desde 1990, e, portanto, ao invés de crescimento, o país pode entrar em recessão. Além disso, o PIB real nesta última opção diz que não é calculado descontado a inflação, o que é completamente errado uma vez que é desta forma como é calculado a partir do PIB nominal.
	
	E
	O PIB terá, em 2016, o maior crescimento registrado nos últimos anos, desde 1990 uma vez que para o cálculo do PIB real não é descontada a inflação.
Questão 4/5
Leia a definição a seguir:
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. (Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia,  2007, página 79).
Com base na definição acima e considerando que o setor produtivo brasileiro possui alto grau de oligopolização, analise as sentenças a seguir:
 
I. No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos, são exemplos de uma estrutura de mercado oligopolizada.
II. A exploração de petróleo no Brasil deixou de ser monopolista com as privatizações ocorridas se encaixando, agora, no conceito de oligopólio.
III. As empresas Copel, Cemig, Cesp, Cepisa, Light , Coelce e Celpe pertencem ao setor de energia do Brasil, assim fica evidente que a energia elétrica no país está inserida em uma estrutura oligopolizada.
IV .O mercado de hortifrutigranjeiros no Brasil é um exemplo clássico de oligopólio, haja vista a existência de um número reduzido de grandes produtores que dominam o mercado nacional.
 
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	As sentenças I e II são falsas e as III e IV verdadeiras.
	
	B
	As sentenças I, II e III são falsas e a IV verdadeira.
	
	C
	As sentenças I e II são verdadeiras e a III e IV falsas.
	
	D
	As sentenças I e IV são falsas e as II e III verdadeiras.
	
	E
	As sentenças II, III e IV são falsas e a I verdadeira.
Você acertou!
No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos atuam em uma estrutura oligopolizada, pois são poucas indústrias que dominam o mercado. A exploração de petróleo é monopólio. As empresas de energia são monopolistas em suas regiões (Copel no Paraná, Cemig em Minas Gerais, etc). O mercado de hortifrutigranjeiro possui muito produtores dividindo o mercado, podendo ser considerado concorrência perfeita e não oligopólio.
Questão 5/5
Analise a afirmação a seguir e assinale a opção que a completa de forma correta.
 
A estratégia de uma empresa é um trabalho em processo e evolui ao longo do tempo por causa ___________________.
	
	A
	da necessidade dos gestores em reagir e responder às mudanças e condições competitivas.
Você acertou!
A evolução parte de um ajuste incremental para eventos que surgem no decorrer da execução estratégica (Capítulo 7).
	
	B
	da necessidade contínua de imitar os novos movimentos estratégicos das líderes da indústria.
	
	C
	da necessidade de fazer ajustes regulares na visão estratégica da empresa.
	
	D
	da importância de desenvolver um plano estratégico fresco todos os anos.
	
	E
	da necessidade de modificar os elementos-chave do modelo de negócio da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando