Buscar

A revolução cientifica e bacon - filosofia das ciências naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS: A INFLUÊNCIA DE BACON SOBRE A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA.
A revolução cientifica do século XVII se deu pela substituição da teoria geocêntrica defendida por Aristóteles, pela teoria heliocêntrica criada por Copérnico. Um italiano chamado Galileu Galilei obteve sucesso nos seus processos experimentais quantitativos e de analise matemática. Galileu foi reconhecido por descobrir que as leis da natureza são matemáticas, causando uma quebra dos paradigmas da ciência, que neste momento era dominado pela ideia de Aristóteles sobre a não matemática, também foi um dos primeiros a ter contato com a luneta, e as suas observações contribuíram para a confirmação da teoria heliocêntrica, colaborando para a quebra da autoridade da igreja e de outros pensadores sobre assuntos científicos, por estes motivos ele foi considerado o “pai da ciência”. 
A revolução cientifica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método indutivo para a metodologia cientifica. Conhecido como método Baconiano foi criado para desvendar a natureza e reconhecer que a ciência pode servir para a humanidade. O processo indutivo busca entender os conhecimentos do mundo natural através da experimentação, observação e da verificação de hipóteses. Francis Bacon nasceu de família politica ligado diretamente á corte real da Inglaterra, foi uma das principais referencias da nova modernidade cientifica que iria mudar completamente a visão de homem e de mundo, gerando um saber distinto do sistema teológico. Ficou conhecido por acrescentar novas percepções sobre a teoria da observação e da experimentação onde tem influencia na ciência até nos dias de hoje, sendo considerado como o “pai da ciência moderna”. 
Desta forma, a grande contribuição de Bancon para a ciência foi o seu método que visava a experimentação, que influenciou mais tarde: Isaac Newton, John Locker, Galileu Galilei, etc. Mas além desta sua contribuição do método Baconiano, ele também colaborou com a filosofia com suas ideias de romper os paradigmas existentes na ciência antiga e transformando uma nova ciência baseada na razão e experimentação.

Continue navegando