Buscar

Avaliando Aprendizado 1 e 2 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 1 - ANATOMIA SISTÊMICA
1 - Um indivíduo deu entrada no hospital com queixa de dores de cabeça e na face com quadro de nariz congestionado e intensa coriza. Após radiografia de face, foi observado desvio de septo. Clinicamente foi observado hipertrofia de concha nasal inferior, comprometendo assim a passagem do ar inspirado. Com base nas informações anteriores, indique a opção que apresenta os ossos formadores do septo nasal.
Resposta: etmóide e vômer
2 - "... é uma camada de revestimento de tecido conjuntivo especializado, apresentando uma propriedade osteogênica e um papel importante nos processo de remodelamento e reparo ósseo...". De acordo com o texto, marque a opção que indica a estrutura abordada na sentença:
Resposta: periósteo
3 - Assinale a afirmativa que NÃO é verdadeira:
Resposta: O rádio é um osso do braço.
4 - 
	Marque a afirmativa correta em relação aos ossos do carpo e do tarso.
Resposta: 
	Pode-se afirmar que os três cuneiformes compreendem os ossos do tarso
5 - Sobre a classificação dos ossos marque verdadeiro ou falso.
Resposta: 
FALSO - Nos ossos longos, a epífise óssea , formada de substância óssea compacta, serve de comunicação entre as duas diáfises, formadas por substâncias óssea esponjosa.
FALSO- As falanges e ossos do carpo,como o pisiforme e o hamato, são considerados ossos curtos.
VERDADEIRO - O canal medular dos ossos longos é preenchido por medula óssea amarela, em adultos, e vermelha, nas crianças.
VERDADEIRO - O maior osso longo do esqueleto apendicular é o fêmur.
VERDADEIRO - Os ossos pneumáticos possuem ar no seu interior em estruturas denominadas seios ou sinus cujas funções envolvem a produção de muco para o sistema respiratório, tornar os ossos do crânio mais leves 
	e servir de câmera de ressonância para a vocalização.
	
	
	
	
	
AVALIANDO APRENDIZADO 2 - ANATOMIA SISTÊMICA
1 - Marque a alternativa correta que corresponde a artéria que transporta sangue rico em CO2.
Resposta: Pulmonar
2 - A respeito do SISTEMA ARTICULAR, qual a questão correta:
Resposta: A articulação trocóide é considerada uniaxial e é encontrada entre as vértebras C1 (Atlas) e C2 (Áxis) da coluna vertebral.
3 - Em um processo seletivo para ocupação do cargo de saúde em um hospital, foi realizada uma prova específica, que continha questão relacionada com a disciplina Anatomia Humana. Nessa questão observava-se: paciente chegou ao determinado hospital apresentando diversas alterações. Após avaliação médica, foram realizados exames de imagens que constataram: 1) Alteração em um osso laminar do membro superior. 2) Alteração em um movimento do membro inferior, não conseguindo aproximar a perna da coxa. 3) Alteração em um órgão de um paquímero. Tomando como base as informações contidas nos exames, o profissional de saúde pode deduzir que: I. A escápula é exemplo de osso laminar do membro superior, sabendo que o seu comprimento e largura são equivalentes, predominando sobre a espessura. II. Neste caso o paciente não conseguia realizar o movimento de flexão do joelho. III. Conhecendo os princípios gerais de construção corpórea, o paquímero é formado por camadas. Está correto o que se afirma somente em:
Resposta: I e II estão corretas.
4 - Estou pronto para a luta!!¿, diz Gianecchini sobre tumor. Ator foi internado com sintomas de faringite e teve diagnóstico de linfoma. O ator Reynaldo Gianecchini, de 38 anos, foi diagnosticado com linfoma do tipo não-Hodgkin. O tumor, que atinge os gânglios linfáticos, foi descoberto em decorrência de uma infecção e uma reação alérgica surgida após uma cirurgia de hérnia inguinal. Sobre o Sistema linfático marque a alternativa correta.
Resposta: Os vasos linfáticos coletam, líquido perdido dos leitos capilares durante os processos de trocas de nutrientes.
5 - A secção anatômica que divide o corpo em duas partes, uperior e inferior, é denominada transversal. O plano superior resultante também pode ser chamado de:
Resposta: Cefálico

Outros materiais