Buscar

2. Propedêutica Clínica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
“Conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o profissional de saúde se orienta para chegar a um diagnóstico. As técnicas envolvem: informações verbais; dados de exame físico; exames complementares.”
Prof. Dr. José Roberto de Barros Vieira
2011
*
*
*
INTRODUÇÃO
O diagnóstico bucal/semiologia é a disciplina que transporta os conhecimentos básicos adquiridos para as atividades clínicas, aplicando no paciente técnicas de exames clínicos e de tratamento, embasados nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, histologia, microbiologia, entre outros. 
SEMIOLOGIA
É o estudo dos sinais e sintomas. Estuda o indício de doença. 
*
*
*
PATOLOGIA
Significa o estudo das doenças. 
Grego pathos = doença, sofrimento
 logos = estudo, doutrina
“CIÊNCIA QUE ESTUDA AS CAUSAS DAS DOENÇAS, OS MECANISMOS QUE AS PRODUZEM, AS SEDES E ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS QUE APRESENTAM.”
*
*
*
PATOLOGIA BUCAL
É uma especialidade da odontologia que se interessa pelo estudo da etiologia e da história natural das doenças que acometem o complexo bucomaxilofacial. 
 infecciosas (vírus, bactérias, fungos e parasitas)
 neoplásicas (benignas ou malignas)
 injúrias teciduais (físicas e químicas)
 imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos ou auto-imunes)
 genéticas (hereditárias...)
 outras
*
*
*
SAÚDE E DOENÇA
Saúde – estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, sentindo-se bem e sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidenciáveis. 
Doença – estado de falta de adaptação do organismo ao ambiente físico, psico ou social, no qual o indivíduo sente-se mal e apresenta alterações orgânicas evidenciáveis. 
*
*
*
ETIOLOGIA
Estudo das causas
PATOGÊNESE
Estudo dos mecanismos
ANATOMIA PATOLÓGICA
Estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões.
FISIOPATOLOGIA
Estudo das alterações funcionais dos órgãos afetados. 
*
*
*
PATOLOGIA
GERAL – estuda os aspectos comuns às diferentes doenças, no que se refere as suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações das funções. 
ESPECIAL – ocupa-se de doenças de um determinado órgão ou sistema (respiratório, bucal, etc.) ou estuda as doenças agrupadas por suas causas (radiações, fungos, etc.) 
*
*
*
LESÃO OU PROCESSO PATOLÓGICO
Conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nos tecidos após agressões. 
 macroscópicas
 microscópicas
 Processo patológico: dinâmico 
começam  evoluem  tendem para cura ou cronicidade 
lesão ≠ observada em diferentes fases de sua evolução 
*
*
*
CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES
 letais – representadas pela necrose (morte celular, seguida de autólise) e pela apoptose (morte celular não seguida de autólise). 
 Lesões celulares: dois grupos 
 não-letais – compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após cessada a agressão. As agressões podem modificar o metabolismo celular, introduzindo acúmulo de substâncias intra-celulares (degenerações), ou podem alterar os mecanismos que regulam o crescimento e a diferenciação celular (originando hipotrofias, hipertrofias, hiperplasias, hipoplasias, metaplasias, displasias e neoplasias)
*
*
*
Modificações da substância fundamental amorfa e das fibras elásticas, colágenas e reticulares. O depósito de cálcio e a formação de cálculos no meio extracelular, por exemplo. 
 Alterações do interstício
Aumento, diminuição ou cessação do fluxo sanguíneo para os tecidos (hiperemia, isquemia), coagulação do sangue no leito vascular (trombose), aparecimento na circulação de substâncias que não se misturam ao sangue e causam oclusão vascular (embolia), saída de sangue do leito vascular (hemorragia) e alterações de troca de líquidos entre o plasma e o interstício (edema). 
 
 Distúrbios de circulação 
Pouco abordada nos livros de patologia.
 
 Alterações da inervação 
*
*
*
INFLAMAÇÃO
Modificações locais da microcirculação pela saída de células do leito vascular, acompanhadas por lesões celulares e do intestício, provocadas principalmente pela ação das células fagocitárias e pelas lesões vasculares que acompanham o processo. 
*
*
*
INFECÇÃO
Refere-se à invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações.
 
*
*
*
Assim, podemos perceber que o termo “infecção” e “inflamação”, muitas vezes confundidos, têm suas particularidades. A inflamação pode ocorrer não só quando há a invasão por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. A sinusite, por exemplo, é uma inflamação dos seios da face e que, por não ser causada por um patógeno, não se caracteriza como uma infecção. 
INFECÇÃO X INFLAMAÇÃO
*
*
*
INFESTAÇÃO
É outro termo que causa dúvidas. Segundo o mini dicionário Aurélio, ela consiste no estabelecimento, proliferação e ação de parasitos na pele ou em seus apêndices. Entretanto, alguns autores consideram este termo como sendo a penetração ou presença de parasitas não-microbianos no hospedeiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais