Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I caso 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título SEMANA 4 
Descrição 
Caso 1 – Tema: Cláusulas Pétreas ou Superconstitucionais.
 Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Revisão Constitucional nos moldes do artigo 3º da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prevê a realização de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assembleia Revisora. É legítima tal proposta?
	Sim, sua legitimidade se dá pois o Art. 3º da ADCT estabelece revisão constitucional passados cinco anos da promulgação, depois desta revisão torna-se impossível outra, uma vez que a constituição assim prevê. A diferença entre a manifestação poder constituinte derivado e a emenda constitucional é a votação, o quórum de aprovação, maioria absoluta dos membros do congresso nacional em sessão unicameral. 
Caso 2 - Tema: Poder Constituinte Decorrente 
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exercício do Poder Constituinte Derivado Decorrente inseriu no texto da Constituição Estadual norma que assegurava aos candidatos aprovados em concurso público, dentro do número de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, o direito ao provimento no cargo no prazo máximo de cento e oitenta dias, contado da homologação do resultado. É Constitucional a o artigo 77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro?
	A decisão é constitucional, uma vez 	que o edital anunciava determinado número de vagas, que devem ser preenchidas, não poderão ser convocados cidadãos após dois anos.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes