Buscar

gabarito comentado d h 1234

Prévia do material em texto

1 GABARITO COMENTADO SIMULADO SOBRE TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO 
Confira suas respostas com calma, em um lugar tranqüilo. Tente incorporar os comentários abaixo da melhor forma possível. Marque suas dúvidas e discuta-as com os colegas, ou em sala de aula. 
1D- Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo calcado em estágios. Observou que crianças estão sempre buscando organizar, interpretar e dar sentido as informações adquiridas do meio externo através de estruturas cognitivas denominadas de esquemas. O crescimento cognitivo se dá através de dois processos: assimilação e acomodação. Assimilação é a interpretação de uma nova informação à luz de esquemas cognitivos já existentes. Por outro lado, acomodação diz respeito ao processo de modificação de um esquema mental já existente com objetivo de incorporar uma nova informação. 
2C- Calcado no texto, as crianças entenderam as regras do jogo, indicando que elas são capazes de entender aspectos concretos de regras e sua relações lógicas (se.... então). No entanto, o pensamento abstrato e hipotético, característico do estágio das operações formais, ainda não está desenvolvido. Dessa forma, como essas crianças ainda não atingiram a fase das operações formais, elas provavelmente se encontram no estágio das operações concretas. 
3C- Embora possam existir variações, o estágio das operações concretas compreende aproximadamente a faixa etária entre 7 a 11 anos de idade.
 4A - A teoria de Winnicott gira em torno de processos de desenvolvimento da criança. Para ele, o bebê vai de um pólo de total dependência da mãe até estados e independência. Ao nascer, o bebê necessita de uma mãe suficientemente boa capaz de oferecer um holding adequado (ambiente estável agradável e seguro). A mãe sabe o que é bom para o seu bebê por instinto e é capaz de compreender os gestos espontâneos da criança. Através desse relacionamento, a mãe suficientemente boa vai se adaptando às necessidades do bebê.
 5C- De acordo com Winnicott, o desenvolvimento normal de um indivíduo leva à formação de um verdadeiro eu (self verdadeiro). Problemas no relacionamento mãe-bebê ou relações sociais de natureza hostil podem ameaçar o desenvolvimento do verdadeiro eu. Nesse caso, tem origem um falso eu (falso self) como mecanismo de defesa com objetivo de preservar o verdadeiro eu. 
6E- De acordo com Freud, o desenvolvimento da personalidade ocorre através de cinco fases psicossexuais: as fases oral, anal e fálica (período do aparecimento do complexo de édipo), ocorrem durante as primeiros cinco anos de vida. A fase de latência caracteriza-se por um período de calmaria que dura até a puberdade, quando tem origem a fase genital que completa o desenvolvimento saudável da personalidade. A fixação em uma determinada fase pode resultar em distúrbios de personalidade, como por exemplo o caráter oral (caracterizado pela passividade e dependência) ou o caráter oral (caracterizado pela ordem e obstinação). 
7C- Hospitalismo é um termo utilizado a partir dos trabalhos de Spitz para designar o conjunto das perturbações somáticas e psíquicas provocadas em crianças durante os primeiros 18 meses por uma permanência prolongada numa instituição completamente privadas da mãe, em que os cuidados lhes são dispensados de forma anônima e sem o estabelecimento de um laço afetivo (por exemplo: hospitais ou orfanatos). A depressão anaclítica aparece progressivamente na criança que sofreu privação da mãe após ter tido contato com ela, pelo menos durante os seis primeiros meses de vida. Dessa forma, o hospitalismo consiste numa privação afetiva total, enquanto que a depressão anaclítica consiste numa carência afetiva parcial na criança que vinha se beneficiando de uma relação normal com a mãe. O hospitalismo tem conseqüências duradouras e mesmo irreversíveis, enquanto a depressão anaclítica pode cessar quando a criança volta a encontrar a mãe. 
8C- De acordo com Freud, o desenvolvimento da personalidade ocorre através de cinco fases ou estágios psicossexuais. São elas: as fases oral, anal e fálica, latência e genital. O estágio oral se caracteriza pelo prazer essencial é o de mamar. No estágio anal, a criança se interessa pelas funções de excreção. O estágio fálico caracteriza-se pelo aparecimento e resolução do complexo de Édipo. A fase de latência caracteriza-se por um período de calmaria que dura até a puberdade, quando tem origem a fase genital que completa o desenvolvimento saudável da personalidade. A fixação em uma determinada fase pode resultar em distúrbios de personalidade, como por exemplo, o caráter oral (caracterizado pela passividade e dependência) ou o caráter anal (caracterizado pela ordem e obstinação).
 9B- Erik Erikson foi o único a desenvolver um modelo teórico cobrindo todo o desenvolvimento psicossocial de indivíduo desde o seu nascimento até a sua morte. Segundo esse modelo existem
 8 estágios ou períodos de desenvolvimento, cada um caracterizando-se por uma determinada crise. Essas 8 crises são: 1 a - confiança X desconfiança; 2 a - autonomia X dúvida ou Gabarito Comentado Teorias do Desenvolvimento 1
2 vergonha; 3 a - iniciativa X culpa; 4 a - produtividade X inferioridade; 5 a - crise de identidade X superação dessa crise; 6 a - intimidade X isolamento; 7 a - generatividade X estagnação. 8 a - integridade X desespero, observada na 3 a idade. 
10A- De acordo com Freud, assim que o complexo de édipo é resolvido, o estágio fálico termina e a criança entra em uma espécie de calmaria libidinal. Durante esse estágio, denominado de latência e que tem duração de mais ou menos 5 anos (dos 6 aos 11 anos de idade) existe uma grande identificação da criança com a figura do mesmo sexo. A criança também vai incorporando as crenças de sua cultura, desenvolvendo assim seu superego. 
11B- Objeto transacional é um termo criado por Winnicott para designar um objeto concreto escolhido pela criança com objetivo de facilitar a passagem de uma relação imaginária para uma relação verdadeira ou real com um objeto. 
12C- Erick Erikson construiu um modelo de desenvolvimento psicossocial incorporando oito fases, cada fase se caracteriza por uma determinada crise. Dentre essas crises, a principal ocorre durante a adolescência. 
13C- Crianças, em um determinado período de desenvolvimento, acreditam que o mundo e todas as coisas que nele existem, tem um único propósito de lhe servir. Esse fenômeno é denominado de egocentrismo. O conceito de egocentrismo, quando aplicado em desenvolvimento, não tem relação com egoísmo, mas simplesmente descreve um processo infantil de percepção de causalidade. O egocentrismo tende a desaparecer conforme a criança começa a se diferenciar a si própria do meio externo, através de esquemas corporais, reconhecendo que os objetos tem existência própria e permanente. Em adultos, o termo adquire implicações de egoísmo ou pode indicar um atraso no desenvolvimento cognitivo. 
14C- Narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda sua libido em si mesma. O narcisismo secundário está relacionado com um retorno da libido ao ego Esse retorno se dá através da retirada da libido investida em outros objetos. 
15D- De acordo com Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é distância entre o desenvolvimento real, determinado pela independência da resolução de problemas e o nível da potencialidade, determinado pela capacidade de resolução de problemas sob a orientação ou colaboração de colegas mais preparados. Crianças em uma determinada zona de desenvolvimento proximal recebem apoio temporário de uma pessoa mais competente até que ela seja capaz de realizar essa tarefa sozinha. Após a aprendizagem dessa tarefa ocorre o processo de desenvolvimento. 
16A Equilibração é um dos principais conceitos criado por Piaget para explicar como se dá o desenvolvimento cognitivo. Quando a pessoa encontra uma nova informação que não é capaz de se adaptar a um esquema previamente existente ocorre um processo de desequilíbrio caracterizado por um estado cognitivo de desconforto.Através dos processos de acomodação e de assimilação, os esquemas são adaptados ou um novo esquema é criado de forma que essa nova informação pode ser incorporada pelo indivíduo e o equilíbrio cognitivo é resgatado. 
17E- Assimilação é um conceito piagetiano que descreve o processo pelo qual um estímulo ou informação adquirida no meio externo é interpretada de acordo com o esquema que a criança já formou. Acomodação diz respeito à alteração desse esquema em função dessa nova informação 
18B- De acordo com Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o desenvolvimento real, determinado pela independência da resolução de problemas e o nível da potencialidade, determinado pela capacidade de resolução de problemas, sob a orientação ou colaboração de colegas mais preparados. Crianças em uma determinada zona de desenvolvimento proximal recebem apoio temporário de uma pessoa mais competente até que ela seja capaz de realizar essa tarefa sozinha. Após a aprendizagem dessa tarefa, ocorre o processo de desenvolvimento. 
19C- Segundo Piaget, a ausência da permanência do objeto é uma das características de que a criança ainda se encontra no estágio sensório-motor (primeiro estágio de desenvolvimento cognitivo).
 20A- Todas as 3 afirmativas estão corretas. Noam Chomsky acredita que crianças nascem com uma predisposição genética para a aprendizagem da linguagem de forma natural. Chomsky chamou essa predisposição de Dispositivo de Aquisição de Linguagem (DAL). Chomsky utilizou esse conceito para explicar a relativa facilidade com que as crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades lingüísticas. Para Piaget, o desenvolvimento precede a aprendizagem. Dessa forma, o aparecimento e o início da aquisição da linguagem só se torna possível com a conclusão do estágio sensório- motor (em particular o acesso à permanência do objeto). A aquisição posterior da linguagem também está condicionada ao desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Piaget também propõe que a origem da linguagem acorre através de um processo de dentro para fora. A criança parte de um estágio egocêntrico (monólogos) para a descentralização e reciprocidade caracterizada pela socialização progressiva da linguagem e do pensamento. Para Vygostky, a linguagem egocêntrica não precede a linguagem socializada. Muito pelo contrário, a linguagem egocêntrica é 
Gabarito Comentado Teorias do Desenvolvimento 2
3 uma etapa intermediária entre uma etapa inicial totalmente socializada (mas desprovida de pensamento; por exemplo, a criança diz quero beber leite ) e outra etapa final totalmente interiozidada (caracterizada pela presença do pensamento). Dessa forma, para Vygostky, o desenvolvimento da linguagem ocorre através de um processo de fora para dentro. É através da aprendizagem com outras pessoas do seu meio social (zona de desenvolvimento proximal) que ocorre o desenvolvimento do sujeito. 
21E- De acordo com Vygostky, a zona de desenvolvimento proximal é distância entre o desenvolvimento real, determinado pela independência da resolução de problemas e o nível da potencialidade, determinado pela capacidade de resolução de problemas sob a orientação ou colaboração de colegas mais preparados. Crianças em uma determinada zona de desenvolvimento proximal recebem apoio temporário de uma pessoa mais competente até que ela seja capaz de realizar essa tarefa sozinha. Após a aprendizagem dessa tarefa ocorre o processo de desenvolvimento. 
22D- Kohlberg propôs uma teoria em relação ao desenvolvimento da moral calcado em estágios. O desenvolvimento moral é um processo racional que acompanha o desenvolvimento cognitivo. Crianças e jovens desenvolvem o seu julgamento moral à medida que abandonam o pensamento egocêntrico e demonstram capacidade de pensamento abstrato. De acordo com Kohlberg, existem 3 níveis de desenvolvimento moral: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional. Cada um desses níveis está dividido em dois estágios. O nível pré-convencional caracteriza-se pela obediência a regras externas: a criança busca recompensa e evita punições. O estágio convencional caracteriza-se pela interiorização das leis e regras. Finalmente o nível pós-convencional caracteriza-se pela imparcialidade e pelo sentimento de justiça. De acordo com Kohlberg, nem todas as pessoas passam por todos esses estágios. 
23A- Assimilação está relacionada com a interpretação de uma nova experiência através de esquemas já existentes. Esse conceito piagetiano diferencia-se do conceito de acomodação que está relacionado com a alteração desse esquema cognitivo em função dessa nova experiência. 
24D- Acomodação diz respeito à alteração desse esquema em função dessa nova informação. Esse conceito piagetiano diferenciase do conceito de assimilação que descreve o processo pelo qual um estímulo ou informação adquirida no meio externo é interpretada de acordo com o esquema que a criança já formou.
 25D - Apego é um relacionamento afetuoso entre mãe e bebê. Desde o terceiro dia após o nascimento, o bebê passa a discriminar o odor do seio, o colo, a pele, a voz e outras características da mãe e a diferenciá-las de outras pessoas. O conceito de apego foi introduzido por Bowlby em 1959, a partir dos trabalhos desenvolvidos por etologistas. Para Bowlby, o apego é um processo inato. Os vários processos envolvidos no apego, tais como o choro, o abraço, o carinho e o sorriso estão presentes em todas as crianças independentemente da cultura de onde são criadas. Harlow estudou o apego em chimpanzés e descobriu que o contato físico do bebê com a mãe é mais importante do que o processo de alimentação envolvido na relação mãe-bebê. 
26A- Uma criança que já atingiu a conservação de números teria dito que existe o mesmo número de botões vermelhos e azuis. A ausência do princípio de conservação indica que a criança ainda não atingiu o estágio das operações concretas (7-11 anos de idade). 
27C- De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá através de 4 estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operação formal. No 1 o., sensório-motor (0-2 anos) não existe linguagem e a criança interage com o mundo através dos órgãos dos sentidos e de suas atividades motoras. Nesse estágio a criança aprende que os objetos continuam a existir mesmo que tenham saído do seu campo de visão (permanência do objeto) e que os objetos mantém o mesmo tamanho e forma mesmo que a sua posição tenha sido mudada (constância do objeto); no 2 o., pré-operacional (2-7 anos) a linguagem desenvolve-se rapidamente, no entanto, a criança ainda é incapaz de pensar de forma lógica e ainda não adquiriu o conceito de conservação; no 3 o., operações concretas (7-12 anos), a criança apresenta o princípio da conservação, mas ainda não possui um pensamento totalmente lógico e abstrato; no 4 o., operação formal (12 anos em diante), o adolescente pensa de forma lógica sobre conceitos mais abstratos, como resolução de problemas e o emprego do método da dedução. 
28B- Este é o trabalho clássico de Bandura sobre aprendizagem vicariante, também chamado de modelação ou imitação freqüentemente citado para discutir efeitos da violência na televisão sobre o desenvolvimento da agressividade em crianças. Segundo Bandura, crianças podem se tornar mais violentas graças à aprendizagem vicariante adquirida pela televisão. 
29E- De acordo com Erikson, o desenvolvimento psicossocial incorpora oito fases, cada uma delas se caracteriza por uma determinada crise. Essas crises são: 1 a - confiança X desconfiança; 2 a - autonomia X dúvida ou vergonha; 3 a - iniciativa X culpa; 4 a - produtividade X inferioridade; 5 a - conflito de papéis X identidade na adolescência; 6 a - intimidade X isolamento; 7 a - generatividade X estagnação. 8 a - integridade X desespero, observada na 3 a idade. 
Gabarito Comentado Teorias do Desenvolvimento 3 4 
30C- Uma das principais críticas às teorias de desenvolvimento que pressupõem a existência de estágios de desenvolvimento é o fato de dar pouca ênfase a variações individuais.A noção de estágios requer uma concepção de que existe uma ordem ou seqüência hierárquica no desenvolvimento do indivíduo. A ênfase dessa abordagem é buscar o que há de comum em todos os indivíduos (perspectiva nomotética) ao invés de valorizar aspectos singulares do indivíduo (perspectiva idiográfica). 
31C Vygostky, diferentemente de Piaget, propôs que a linguagem tem uma função inicial de comunicação, mas conforme a criança vai se desenvolvendo a linguagem vai se tornando mais associada ao pensamento.vygostky considera pensamento e linguagem como processos indissociáveis após um período precoce de desenvolvimento paralelo.
 32A- Melanie Klein distingue dois momentos no primeiro ano de vida do bebê (fase oral de Freud): posição esquizo-paranoide (até os 6 meses) e posição depressiva (de 6 meses até 1 ano de idade), A posição esquizo-paranoide caracteriza-se pela cisão ou clivagem do objeto internalizado pelo bebê. Nesse período, o bebê relaciona-se com o seu primeiro objeto (seio da mãe) como sendo objetos diferentes (seio bom e seio mau). O objeto mau (resultado da sua ausência) aumenta as tendências agressivas do bebê que eventualmente leva a um processo persecutório ou paranóico. Com objetivo de superar a essa ansiedade paranóica, o bebê desenvolve um processo esquizóide de forma que o objeto mau é internalizado como sendo diferente do objeto bom. Essa cisão do objeto resulta também em uma clivagem do eu do bebê (eu bom e eu mau). Nesse período o bebê se relaciona de forma parcial com o objeto. Com a superação dessa posição, o bebê passa a reconhecer a mãe como um objeto total (bom e mau). Essa é a característica da posição depressiva. 
33B- Os estágios psicossexuais abordados pela psicanálise NÃO SÃO DE BASE COGNITIVA. Partem de aspectos emocionais relacionados com prazer ou desejo e de como são satisfeitos. A modificação nas formas de gratificação associadas a diferentes áreas do corpo (boca, ânus e genitália) representa o elemento básico das fases do desenvolvimento psicossexual de acordo com a perspectiva psicanalítica. 
34D- A teoria freudiana aponta para processos inconscientes como determinantes do processo de desenvolvimento do indivíduo. Esse desenvolvimento incorpora tanto aspectos inatos como adquiridos ao longo da vida, especialmente durante a infância do indivíduo. 
35E- Ritos de passagem são celebrações ou cerimônias que marcam mudanças no desenvolvimento do indivíduo dentro de uma sociedade, desde o seu nascimento até a sua morte. A passagem da infância para a puberdade marca o início da maturidade sexual 
36D- Para Piaget, o sujeito epistêmico, é o sujeito do conhecimento. Representa um sujeito ideal, universal, que não corresponde a ninguém em particular, embora sintetize as possibilidades de cada uma das pessoas e de todas as pessoas ao mesmo tempo. 
37A- De acordo com a segunda tópica psicanalítica da estrutura do aparelho psíquico, ao nascer a criança só apresenta Id. O ego surge com objetivo de mediar as pulsões do Id com o meio externo. O superego só forma-se completamente com a resolução do complexo de Édipo. 
38D- De acordo com Piaget, o desenvolvimento do pensamento lógico da criança não ocorre de forma linear e cumulativo. A criança pensa estruturalmente diferente do que o adulto. Ante de atingir a forma como pensamos, a criança passa por diferentes estágios com mecanismos próprios de funcionamento. A mudança de cada estágio representa uma transformação mental qualitativa por caracterizar um tipo diferenciado de comportamento, uma atividade predominante que será substituída no estágio seguinte, além de conferir à criança novas formas de pensamento, de interação social e de emoções que irão direcionar-se, ora para a construção do próprio sujeito, ora para a construção da realidade exterior. 
39A- Ao nascer, o bebê é totalmente dependente dos cuidados de um adulto. Essa fragilidade faz com que necessite de atenção especial, sem a qual a preservação de sua vida seria inviável. Com o passar do tempo, a criança torna-se cada vez mais independente e autônoma ante as demandas do mundo externo, graças à aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais. O desenvolvimento dessas habilidades depende da conjugação entre fatores genéticos, herdados dos pais, e informações adquiridas a partir das interações que faz com o seu ambiente. Para Winnicott, é nos primeiros 6 meses de vida, aproximadamente, que o bebê acha-se completamente dependente. À medida que a criança vai interagindo com o meio externo, vai se tornando cada vez mais madura, período que Winnicott denominou de dependência é relativa. Aqui, o bebé desenvolve meios para poder prescindir do cuidado maternal. Isto é conseguido mediante a acumulação de memórias de maternagem, da projecção de necessidades pessoais e da introjeção dos detalhes do cuidado maternal, com o desenvolvimento da confiança no ambiente. Para Winnicott, este período de dependência relativa dura em torno de dois anos. 
Gabarito Comentado Teorias do Desenvolvimento 4 5 
40B- Tecnicamente, a infância consiste no período que vai desde o nascimento até aproximadamente os 12 anos. Em seguida, tem início a adolescência, que vai até os 18 anos de idade. A adolescência caracteriza-se por um período de profundas alterações físicas, cognitivas e sociais. Com a puberdade, que marca o início da adolescência, o indivíduo torna-se maduro sexualmente. No início da adolescência ocorrem, também, alterações importantes na atividade cognitiva. O pensamento torna-se cada vez mais abstrato e simbólico, permitindo a organização definitiva das funções mentais. Adolescentes apresentam alterações significativas em suas relações sociais. As relações familiares tornam-se cada vez menos importantes, enquanto as relações com os pares se intensificam. A adolescência caracteriza-se, também, por um período de muitas crises, decorrentes da independência e das responsabilidades que são progressivamente adquiridas. A construção de uma identidade torna-se cada vez mais sólida, atingindo sua forma plena na fase adulta. Gabarito Comentado Teorias do Desenvolvimento 5

Continue navegando