Buscar

AV PARCIAL 2 HIST AMERICA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 17/10/2016 17:56:20 (Finalizada)
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201502264133)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a ocupação das primeiras populações ameríndias é FALSO afirmar:
	
	
	
	As maiores concentrações populacionais se deram a partir do desenvolvimento da agricultura.
	
	Nos planaltos frios dos atuais EUA o estilo de vida mais comum era o nomadismo ou o seminomadismo.
	 Certo
	As maiores concentrações populacionais ocorreram nas regiões onde hoje são o Equador e o Canadá.
	
	O desenvolvimento da agricultura foi uma resposta a exigências ambientais e climáticas.
	
	O Alaska e o Canadá eram ocupados por populações seminômades devido às condições climáticas.
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201502264134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Das características abaixo, quais podem ser associadas aos povos ameríndios sedentarizados?
I. Domesticar plantas e animais era uma necessidade, uma vez que fixos em uma região, não podiam mais percorrer grandes distâncias em busca de oferta de alimentos.
II. A agricultura era uma atividade marginal, não ocupando papel muito importante na vida desses povos.
III. O maior nível de sedentarização ocorreu na América Central, devido às condições climáticas daquela região.
IV. Os Maias e os Astecas não eram povos sedentários, e por isso foram facilmente conquistados pelos espanhóis.
	
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	 Certo
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201502257570)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os Incas formavam o maior império americano. No final do século XIV, o império começou a expandir o seu território inicial, na região de Cuzco, para a região sul da Cordilheira dos Andes da América do Sul . Isso só terminou com a a invasão espanhola, marcada por enorme brutalidade, em 1532. Sobre a vitória dos espanhóis sobre os incas, é correto dizer que:
	
	
	
	Os incas tinham armas superiores a dos espanhóis, mas o seu quantitativo populacional, muito menor, favoreceu a derrota diante do invasor.
	
	A vitória militar espanhola esteve relacionada ao fato dos soldados europeus conseguirem se camuflar nas matas, criando uma guerra surpresa, e não necessariamente às armas mais poderosas.
	
	Os incas não conseguiam lutar contra os espanhóis por acreditarem ser inferiores a eles.
	 Certo
	Os espanhóis tinham a supremacia militar sobre os incas, uma vez que usavam táticas, armas de fogo e estratégias desconhecidas dos indígenas.
	
	A população inca era muito pequena, por isso os espanhóis conseguiram render facilmente aquela sociedade.
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201502264140)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociedade asteca tinha uma organização social bastante complexa. Qual das afirmativas abaixo NÃO corresponde a essa organização?
	
	
	
	Grupo intermediário, os comerciantes possuíam muita riqueza, mas menos força política que sacerdotes e guerreiros.
	
	Os comerciantes eram os principais responsáveis em fornecer escravos para sacrifícios-rituais, ato que lhes garantia o ganho de prestígio.
	 Certo
	Artesãos e funcionários públicos eram uma parcela mínima da população, sendo muitas vezes menos numerosos que os comerciantes.
	
	Os únicos grupos sociais que rivalizavam o poder gozado pelo imperador eram os guerreiros e os sacerdotes.
	
	O papel do trabalho escravo ¿ temporário ou permanente ¿ se espalhava pela agricultura, pelos transportes, pelo comércio e pelos serviços domésticos.
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201502250598)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante a conquista espanhola dos territórios americanos, a Coroa Hispânica concedia aos conquistadores um titulo e estes empreendiam a conquista por seus próprios meios, sendo legítimos representantes do estado espanhol na região conquistada. Esse sistema era conhecido como;
	
	
	 Certo
	Adelantado
	
	Criollos
	
	Capitulação
	
	Concessão
	
	Capitanias
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201502260269)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a tríade Espada, Cruz e Fome, que explica a conquista espanhola de terras americanas, é FALSO afirmar que:
	
	
	
	O trabalho compulsório imposto pelos conquistadores fez com que os ameríndios tivessem pouco tempo disponível para produzir seu próprio alimento.
	 Certo
	A expansão da religião cristã, por meio da catequização, não foi um elemento tão importante na conquista, já que os nativos americanos tinham sua própria religião.
	
	A catequização dos indígenas criou um impasse entre a aceitação e o combate de desígnios divinos.
	
	Impedidos de usar a terra como ditavam suas tradições religiosas, os ameríndios se sentiram desprovidos de alimentação espiritual.
	
	Os conquistadores, além de armas mais mortíferas, obtiveram vantagem nas batalhas pelo uso de animais como cães e cavalos.
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201502250596)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O pacto colonial, estabelecido pelos espanhóis a suas colônias americanas, seguia os princípios do mercantilismo, a pratica econômicas das monarquias nacionais, dentre as quais se enquadra a Espanha. Como princípios do pacto colonial estão:
	
	
	
	A balança comercial favorável e o comercio de manufaturados coloniais
	
	O protecionismo alfandegário e a defesa contra invasões estrangeiras
	
	O monopólio e a catequese
	 Certo
	O exclusivo comercial e a proibição de manufaturas na colônia
	
	A extração de minério e a conversão indígena
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201502105174)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta sobre as sociedades que se desenvolveram na parte da América colonizada por Portugal e Espanha.
	
	
	
	A intolerância religiosa existente em Portugal e na Espanha, após a reativação dos Tribunais do Santo Ofício, não repercutiu em suas colônias, onde predominou a liberdade de culto e expressão, que se estendeu aos países recém-independentes como um direito assegurado por lei.
	 Certo
	Na América de colonização ibérica, criollos e homens bons eram os brancos, descendentes de europeus, que exerciam cargos nas instituições administrativas locais, tinham influência sobre a economia e acabaram por constituir as elites dos países independentes.
	
	A sociedade do Antigo Regime foi marcada pelos privilégios de nascimento, o que influenciou a sociedade colonial ibérica, na qual a concessão de títulos de nobreza pelos monarcas diferenciava os senhores dos plebeus, e condicionou as sociedades latino-americanas.
	
	Nas sociedades coloniais de origem ibérica, a mestiçagem foi acompanhada por um notável processo de integração racial dos mestiços de índio e negro, assegurando-lhes direitos políticos e sociais no século XIX, quando se formaram os Estados nacionais sob inspiração iluminista.
	
	As elites agrárias que passaram a governar os países latino-americanos no século XIX estavam vinculadas aos ideais liberais, sob influência dos movimentos europeus, edefendiam a adoção de constituições, a extensão da cidadania aos pobres e a separação entre a Igreja e o Estado
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201502105507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito dos sistemas de trabalho compulsório nas Américas, assinale a afirmativa incorreta.
	
	
	
	Na América Espanhola, a encomienda era a servidão indígena como tributo em contrapartida da salvação de sua alma e de "proteção".
	
	A mita era a servidão
coletiva temporária de origem inca, adaptada pelos espanhóis nas minas, mediante um salário, e fortemente opressiva.
	 Certo
	Mita, encomienda e cuatequil foram adotados pelos espanhóis porque não violentavam costumes indígenas, habituados à servidão coletiva.
	
	A Nova Inglaterra empregou a servidão por contrato, temporária, em pagamento da passagem de navio para o trabalhador.
	
	No Brasil, padres combateram a escravidão indígena, mas toleraram e até praticaram a escravidão negra.
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201502105437)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O processo de conquista da América pelos ibéricos encontrou um obstáculo importante, que foi a falta de força de trabalho para ocupar os territórios. Os portugueses solucionaram o problema forçando a migração de centenas de milhares de negros da África para o Brasil, recurso que os espanhóis usaram de forma apenas complementar. No caso espanhol a mão-de-obra foi obtida nos próprios territórios dominados, através da imposição da corvéia aos índios, usando como formas de domínio a Cruz, a espada e a fome, como afirmou Pablo Neruda séculos depois. Marque a opção que explique as conseqüências deste processo de domínio.
	
	
	
	Podemos afirmar que não houve qualquer tipo resistência indígena ao processo de domínio. Os historiadores atribuem isso ao poder de persuasão dos evangelizadores da Igreja católica, como por exemplo Bartolomeu de Las Casas.
	
	As conseqüências do processo de domínio foram desastrosas, em pouco tempo os espanhóis já precisavam importar mão-de-obra escrava negra da África em números superiores aos dos portugueses. Isso deveu-se a um política implementada pelo clérigo Bartolomeu de Las Casas, que determinou a eliminar todos os indígenas que resistissem ao domínio.
	
	O processo foi descrito, pelos historiadores ufanistas pela América, de forma muito mais agravada do que realmente foi. As conseqüências desastrosas do Antigo sistema colonial só foi sentida em algumas regiões, como Santo Domingo e Cuba, nos demais locais houve uma adaptação rápida dos ameríndios à lógica espanhola. O grande responsável por fácil adaptação foi Las Casas.
	 Certo
	O antigo sistema colonial espanhol aproveitou-se da grande densidade populacional que existia em algumas regiões dos seus domínios, notadamente México e Peru. Mas o processo de exploração desmedida ocasionou uma queda significativa da população ameríndia. As doenças, as guerras e o trabalho excessivo foram as causas. A situação era tão grave que Bartolomeu de Las Casas denunciou a Coroa e exigiu medidas rápidas, sob pena de colocar em risco o sucesso da empresa espanhola.
	
	O sucesso do sistema colonial espanhol promoveu um aparte natural dos segmentos ameríndios que se adaptavam ou não ao modelo de exploração da metrópole. Aos que se adaptavam a promessa, nunca cumprida, de fortuna e poder e os que não se adaptavam eram deslocados pacificamente para áreas onde puderam perseverar a sua cultura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando