Buscar

Grupo Motopropulsor

Prévia do material em texto

Os parágrafos 25901, 23901 e 29901 tratam da instalação do motor do avião, onde o mesmo deve ser arranjado, instalados de modo a garantir a sua operação segura e contínua entre as inspeções normais ou revisões. 
Os parágrafos 25903, 23903 e 29903 tratam da certificação dos motores, onde os mesmos devem ser capazes de na entrada de algum objeto estranho não oferecer risco. Os propulsores devem ser dispostos e isolados um do outro para permitir a operação, em pelo menos uma configuração, de modo que a falha ou avaria num motor, ou de qualquer sistema que pode afetar o funcionamento dos outros. Deve ser possível para a rotação de qualquer motor individualmente em voo.
Os parágrafos 25904 e 23904 aborda o Sistema de controle de potência de decolagem automática onde cada requerente deve buscar a aprovação para instalação.
Os parágrafos 25905 e 23905 tratam das hélices que devem ter um certificado de tipo para cada uma. A potência do motor não pode fazer que a hélice rotacione em uma velocidade que exceda os limites em que a hélice é certificada. Medidas de precauções devem ser tomadas para minimizar os riscos para o avião, no caso de uma pá da hélice falhar.
Os parágrafos 25907, 23907 e 29907 tratam de vibrações nas hélices/tensões o requisito não se aplica às hélices de madeira de passo fixo de concepção convencional.
Deve-se determinar a magnitude das tensões de vibração da hélice ou de cargas, incluindo os picos de tensão e condições de ressonância, em todo o envelope operacional do avião por meio de:
Medição de tensões ou cargas através de pesquisa direta e análise com base em testes diretos da hélice sobre a instalação de avião e motor, comparação com estruturas similares a real, testes com experiência em projetos anteriores, avaliação da hélice devido à fadiga conforme a parte 35 do capítulo. 
Os parágrafos 25925e 23925 tratam de folga nas hélices, onde deve ser considerado o peso máximo, centro de gravidade adverso e a posição de campo mais adversa não pode ser menor que: 
Altura livre do solo. Deve haver uma distância de pelo menos sete polegadas (para cada avião com o nariz do trem de pouso de roda) ou nove polegadas (para cada avião com a cauda do trem de pouso de roda) entre cada hélice e no chão com o trem de pouso estaticamente desviado e no nível de decolagem, ou atitude, o que for mais crítico taxiando. Além disso, deve haver uma folga positiva entre a hélice e o solo quando na atitude decolagem nível crítico com o pneu (s) completamente esvaziado e o trem de aterragem suporte correspondente ao fundo do poço.
No caso de afastamento de água deve haver uma distância de pelo menos 18 centímetros entre cada hélice e da água, a menos que a conformidade com § 25,239.
 Pode ser mostrado com uma folga menor o afastamento estrutural que deve ter pelo menos uma folga radial entre as pontas das pás e da estrutura do avião, além de qualquer folga radial adicional necessária para evitar vibrações nocivas, menos da metade folga longitudinal entre as pás da hélice ou punhos e peças fixas do avião e de apuramento positiva entre outras partes rotativas da hélice ou giratório e peças fixas do avião.
Os parágrafos 25929 e 23929 o sistemas de degelo são aquecedores elétricos nas pás das hélices, para os aviões destinados ao uso, onde pode ser esperado gelo, deve haver um meio de evitar ou remover o acúmulo de gelo perigoso em hélices ou em acessórios, onde a acumulação de gelo prejudicaria o desempenho do motor. Os fluidos de degelo são altamente inflamáveis devem estar contidos dentro das zonas destinadas. Devem ser ensaios de voo, análises e relatórios.
Os parágrafos 25933 e 23933 tratam do sistema de reversores, sevem para auxiliar a frenagem, deve ser demonstrado pela análise ou de ensaio, ou de ambos, que cada reversor operável pode ser restaurado para a posição de impulso para frente, ou o avião tem que ser capaz de voar de maneira segura e continua e pousar em qualquer posição possível do reversor. Deve ter análise de confiabilidade para comprovar o reverso não será ativado em voo.
Os parágrafos 25934 e 23934 Sistema reversor Turbo Jets e axiais testes turbofan, devem atender aos requisitos do § 33.97, apresentar testes que demonstrem o funcionamento do motor e não afetar níveis vibratórios. 
No registro de manutenção verificaram que a turbina havia sido retirada 8 semanas antes do acidente

Continue navegando