Buscar

Biofísica da Circulação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biofísica da Circulação 
O sistema circulatório tem função de comunicador de Matéria e Energia. É um leva-e-traz continuo de metabolitos diversos, um exercer ininterrupto de energia potencial e cinética sobre as partes do organismo. O conjunto que realiza essas funções se compõe de: 
 O Coração (bomba).
 Os vasos sanguíneos, que formam uma rede continua, unida pelo coração. 
O sangue, um fluido parte de células, parte líquida.
Um sistema de controle, autônomo, mas ligado ao sistema nervoso central.
	O sistema circulatório humano apresenta três componentes na realização da sua função de levar as sustâncias a todas as partes do corpo, são eles: o Coração; Vasos Sanguíneos e o Sangue.
O sistema circulatório tem a função de conduzir elementos essenciais para todos os tecido do corpo: Oxigênio para as células; hormônios para os tecidos; condução de CO2 para sua eliminação nos pulmões; papel importante no Sistema imunológico na defesa contra infecções.
 Sangue
Líquido vermelho, viscoso, que circula nas artérias e veias bombeado pelo coração, transportando gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo.
	O sangue é constituído em um adulto, um volume em média de 5,5 litros, que é transportado por uma malha.
 	Malha são vasos sanguíneos, formada por artérias, veias e vasos menores chamados capilares.
Funcionamento 
O funcionamento da circulação sanguínea, é feita por uma propulsão de uma bomba (Coração) que faz o sangue circular ao corpo cerca de uma vez por minutos, gastando por um dia energia capaz de levar um adulto a 700 metros.
Sistema arterial
Sistema de tronco pulmonar: o tronco pulmonar sai do coração pelo ventrículo direito e se bifurca em duas artérias pulmonares, uma direita e outra esquerda. Cada uma delas se ramifica a partir do hilo pulmonar em artérias segmentares pulmonares.
Ao entrar nos pulmões, esse ramos se dividem e subdividem até formarem os capilares, em torno alvéolos nos pulmões. O gás carbônico passa do sangue para o ar e é exalado. O oxigênio passa do ar, no interior dos pulmões, para o sangue. Esse mecanismo é denominado HEMATOSE.
Sistema da artéria aorta (sangue oxigenado): É a maior artéria do corpo, com diâmetro de 2 a 3 cm. Suas quatro divisões principais são a aorta ascendente, o arco da aorta, a aorta torácica e a aorta abdominal. A aorta é o principal tronco das artérias sistêmicas. A parte da aorta que emerge do ventrículo esquerdo, posterior ao tronco pulmonar , é a artéria ascendente. 
13
Circulação
No ser humano, como em todos os mamíferos, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo núcleo funcional é o coração.
O coração é um órgão cavitário oco, dividido em quatro câmaras, duas superiores, os átrios, e duas inferiores, os ventrículos. Na função cardíaca, o sangue flui dos átrios para os ventrículos, cada átrio induz sangue ao seu respectivo ventrículo.
Anatomia do Coração Humano Tamanho: 
Aproximadamente do tamanho do punho; Peso: 400g Localização: entre os pulmões, superfície superior do diafragma, anterior a coluna vertebral e posterior ao esterno.
Curiosidades
No ser humano, o sangue circula sempre dentro de vasos sanguíneos;
Um adulto possui cerca de 97 km de vasos sanguíneos no corpo;
Número de batimentos cardíacos por minuto: bate entre 72 e 80 vezes/min.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando