A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
trabalho ciencia ambiental conceito ecológico

Pré-visualização | Página 1 de 6

1.4 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1
Conceitue Ecologia. Qual a diferença entre ecólogo e ecologista ?
R: Ecologia seria o estudo dos seres vivos em sua casa, no seu ambiente, ou ainda, a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambien- te. Numa concepção mais moderna, a ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Na- tureza, considerando que a humanidade é uma parte dela
Ecologista Este identifica os militantes de organizações em defesa do meio ambiente, enquanto que ecólogo é o profissional - pesquisador, cientista, que tem formação e trabalha no campo da ecologia.
Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos.
R: O hábitat de um organismo é o local onde ele vive; ou ainda, é o ambiente que oferece um con- junto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas - nutrição, prote- ção e reprodução. O nicho ecológico é o papel de uma espécie numa comunidade - Como ela faz para satisfazer as suas necessidades.
 As algas, por exemplo, têm o seu hábitat na água superficial de um lago (zona iluminada), e parte do seu nicho ecológico é a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese, a qual serve de alimento para sua população e para alguns animais.
O que é resistência ambiental ? Enumere alguns fatores de resistência ambiental para o homem.
R: A resistência ambiental compreende todos os fatores - fome, enfermidades, alterações climáticas, competição, etc. Que impedem o desenvolvimento do potencial biótico. O processo funciona do seguinte modo: quando a densidade populacional aumenta, aumenta também a resistência ambiental, que por sua vez original uma diminuição da densidade populacional. A interação entre o potencial biótico e a resistência ambiental resulta num aumento, ou numa diminuição, do número total de organismos de uma população, ou seja, o seu crescimento populacional. O hábitat é então a região onde a resistência ambiental para a espécie é mínima, ou seja, onde ela contra melhores possibilidades de sobrevivência.
Como ciência biológica, qual o campo de estudo da ecologia ?
R: A melhor maneira de entender o campo de estudo da ecologia moderna é utilizando-se do conceito de níveis de organização dos seres vivos (Odum, 1972). Nestes, um arranjo hierárquico agrupa os seres vivos partindo de sistemas biológicos simples – genes - para biossistemas cada vez mais complexos – biosfera -, formando um todo unificado, conforme esquema abaixo.
		
GENES  CÉLULAS  TECIDO  ÓRGÃO  APARELHO  ORGANISMO 
 POPULAÇÃO  COMUNIDADE  ECOSSISTEMA  BIOSFERA
		2.6 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
Conceitue biosfera e ecosfera, com noções sobre sua amplitude e idade.
R: Biosfera: é a região do planeta que contém todo o conjunto dos seres vivos e na qual é permanentemente possível a vida, ela capaz de satisfazer às necessidades básicas dos seres vivos, de forma permanente. Ela tem 1,1 bilhões de anos, e se estende por aproximadamente 7 km, acima da superfície da terra, desde o topo das altas montanhas, até 6 km, abaixo da superfície dos oceanos, e abrange diversos ecossistema. 
-Ecosfera: O termo ecosfera designa um conjunto de esferas da Terra, um ecossistema que consiste da atmosfera, a geosfera (litosfera), a hidrosfera, e a biosfera tomadas em conjunto, com características distintas. Tem idade aproximada a3,6 bilhões de anos, sua amplitude é de aproximadamente 13 km. 
Comente sobre a importância da presença da luz, do calor e da água como elementos indispensáveis à vida na biosfera.
R: 	A nossa principal fonte de energia é o sol, que fornece energia para síntese de alimentos. A energia solar também é responsável pela distribuição e reciclagem de elementos químicos, pois governa o clima e o tempo nos sistemas de distribuição de calor e água na superfície do planeta. A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as primeiras formas de vida terrestres, as quais somente conseguem sobreviver com o auxilio da água.
Explique porque do ponto de vista energético a biosfera ou ecosfera é um sistema aberto.
R: Todos os processos energéticos da biosfera obedecem as duas leis da termodinâmicas: a energia do universo é constante, não pode ser criada nem destruída, só transformada, a entropia do universo tende ao máximo. As duas leis podem ser observadas no fluxo contínuo e num único sentido da energia solar da biosfera. A energia luminosa é captada pelas plantas etransformada em energia química ou absorvida pela água, ar e solo, e posteriormente, em ambos os casos, transformando em energia calorifica que é irradiada para o espaço. Sendo assim a terra é um sistema aberto.
Elabore um quadro com cinco atividades humanas que contribuem para alterar a biosfera, re- lacionando-as com os benefícios esperados e os prejuízos observados.
R: Atividades Humanas Benefícios Esperados
Prejuizos Observados
Aplicação de inceticidas
Combater pragas na lavoura
Morte de espécies que não são pragas e contaminação do solo
Cultivo da cana-de-açúcar
Trabalho e renda para trabalhadores
Queimadas, durante a colheita. Poluindo o ambiente, matando animais, contribuindo para infertilidade do solo
Transporte público
Condução de pessoas
Fumaça tóxica poluindo o ambiente Extração de petróleo
Combustíveis e derivados diversos
Escassez de recursos naturais, poluição, depositos de residuos sólidos dentre outros.
Atividades industriais
Gera emprego, produção de bens e serviço, renda como um todo
Desmatamento, poluição, escassez de recursos naturais
3.1EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 3
Classifique os seres vivos quanto ao processo de nutrição.
R: os seres vivos são classificados em Autótrofos e Heterotróficos. 
Autótrofos – são seres que sintetizam seu próprio alimento partindo de substâncias inorgânicas e de uma fonte de energia; 
 Heterotróficos – são seres que adquirem o alimento sintetizado através de relações com outros seres vivos.
Por que os seres vivos precisam se proteger ? Enumere cinco processos de proteção que você conhece.
R: Os seres vivos precisam se proteger para se defenderem dos seus inimigos naturais e das intempéries. Ex: fuga, camuflagem, espinhos, agressão e eliminação de substâncias venenosas.
O que pode acontecer com os seres vivos de uma determinada região quando a mata nativa é substituída por plantações exóticas ?
R: Poderá ocorrer um desequilíbrio ecológico devido à destruição do habitat natural de muitas espécies. Conseqüentemente, as necessidades básicas dos seres vivos serão afetadas, prejudicando a sua reprodução, podendo ocasionar o desaparecimento da espécie, seja por migração ou por morte
Identifique os processos energéticos utilizados pelos seres vivos.
R: Fotossíntese – a energia utilizada para a síntese dos alimentos provém da luz; Quimiossíntese – a energia utilizada para a síntese do alimento provém da oxidação de compostos inorgânicos;
Respiração acróbia – Quando o receptor final dos hidrogênios é o oxigênio; Respiração anacróbia - – Quando o receptor final dos hidrogênios é uma substância diferente do oxigênio (CO3, PO4 , SO4); 
 Fermentação – Quando o receptor dos hidrogênios é uma substância orgânica subproduto da reação em questão
Os primeiros seres vivos do planeta eram autótrofos ou heterótrofos ? Por que?
R: Os primeiros seres vivos do planeta eram autótrofos, pois possuíam a capacidade de sintetizar seu
próprio alimento, partindo de substâncias inorgânicas e de uma fonte de energia.
Levando em consideração a atmosfera primitiva (NH3, H3, CH4 e vapor d’água),
explique porque nem a fotossíntese e nem a respiração aeróbia tinham condições de ocorrer.
R: O processo de fotossíntese possui a seguinte reação: CO2 + H2O (luz) Alimento + O2 Esta é uma reação que produz o oxigênio livre e supõem-se quena atmosfera primitiva não havia oxigênio livre. O processo de respiração acróbia possui a seguinte reação: Alimento + O2 ? CO2 + H2O + N2 + KOH + Energia Este processo também utiliza o oxigênio livre,portanto não ocorria