Buscar

comandos mysql

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte 1
Criando a tabela
1
Abra seu banco de dados. Para criar a tabela, você deve ter um banco de dados já criado. Você pode abrir o seu digitando USE bancodedados no menu de comandos do MySQL.
Se você não lembra o nome do banco de dados, digite SHOW DATABASES; para listar os bancos já criados no servidor MySQL.
Se não tiver nenhum, você pode criar uma digitando CREATE DATABASE bancodedados O nome não pode conter nenhum espaço.
2
Aprenda os tipos de dados básicos. Cada entrada na tabela é salva como um determinado tipo de dado. Isso permite que o MySQL interaja com eles de diversas maneiras. Os tipos de dados usados dependerão das necessidades da tabela. Existem muito mais tipos do que esses, mas você poderá usá-los para criar uma tabela simples, porém útil:
INT - Esse tipo de dado é usado para números inteiros, geralmente usados em campos ID.
DECIMAL - Usado para salvar valores decimais e é definido por um número total de dígitos e de casas decimais.
Por exemplo, DECIMAL(6,2) salvaria números como “0000,00”.
CHAR - Usado para textos e sequências de caracteres. Você geralmente definiria um limite para o número de caracteres salvos, como por exemplo CHAR(30). Você também pode usar VARCHAR para variar o tamanho baseado na entrada. Números de telefone devem ser salvos usando esse tipo de dados pois eles não contêm símbolos e não interagem com números (não somam, subtraem, etc.)[1].
DATE - Esse tipo de dado salva datas no formato AAAA-MM-DD. Use-o se precisar salvar a data de nascimento de alguém, e não a idade. Se usar a idade, você precisará atualizá-la todos os anos. [2]
3
Crie sua tabela. Para criar sua tabela usando comandos, você criará todos os campos de uma só vez. Você pode criar a tabela usando o comando CREATE TABLE seguido das informações. Para criar o registro de um funcionário, você precisará do seguinte comando:
CREATE TABLE empregados (id INT NOT NULL PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT, sobrenome VARCHAR(20), nome VARCHAR(20), telefone VARCHAR(20), datanascimento DATE)
O INT NOT NULL PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT cria um número de registro para cada empregado adicionado ao registro. Ele aumenta a cada registro feito, permitindo que você referencie-o facilmente com outras funções.
Embora o VARCHAR permita que você limite o tamanho baseado na entrada, você pode limitar o tamanho para que o usuário não possa inserir dados que sejam grandes demais. No exemplo acima, tanto o nome quanto o sobrenome possuem um limite de 20 caracteres cada.
Perceba que o número de telefone está salvo como VARCHAR para que os símbolos sejam tratados corretamente.
4
Verifique se sua tabela foi criada corretamente. Ao criá-la, você receberá uma mensagem informando que o registro foi criado com sucesso. Você poderá usar o comando DESCRIBE para se certificar de que incluiu todos os campos desejados que eles são dos tipos corretos. Digite DESCRIBE bancodedados e verifique a estrutura da tabela.
5
Crie uma tabela usando PHP. Se estiver usando PHP para administrar seu banco de dados MySQL por um servidor, é possível criar uma tabela usando um arquivo PHP simples. Isso pressupõe que o banco de dados já existe no seu MySQL. Insira o seguinte código para criar a mesma tabela da etapa 3, substituindo as informações de conexão com as suas.
<?php
$connection=mysqli_connect(servidor, usuário, senha, bancodedados);
if (mysqli_connect_errno())
{
echo "Erro no MySQL: " . mysqli_connect_error();
}
$sql = "CREATE TABLE empregados 
(
id INT NOT NULL PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT, 
sobrenome VARCHAR(20),
nome VARCHAR(20),
telefone VARCHAR(20),
datanascimento DATE
)";
 
if (mysqli_query($connection,$sql))
{
echo "Tabela empregados criada com sucesso";
}
else
{
echo "Erro ao criar a tabela: " . mysqli_error($connection);
}
?>
Parte 2 Adicionando Dados na sua Tabela
1
Adicione uma entrada em sua tabela. Você pode fazer isso diretamente pela linha de comando. É possível usar um só comando para inserir dados em todos os campos usando o INSERT INTO:
INSERT INTO empregados (id, sobrenome, nome, telefone, datanascimento) VALUES (NULL, 'Silva', 'Joao', '(555)555-5555', '1980-01-31');
Ao usar NULL para o ID, o banco acrescenta 1 do último número inserido, resultando no próximo número ID.
Certifique-se de que cada valor inserido possua um apóstrofo (‘) dos dois lados.
2
Acrescente diversas entradas ao mesmo tempo. Se tiver todos os dados na sua frente, você pode inserir múltiplas entradas com o comando INSERT INTO. Simplesmente separe os conjuntos de valores com uma vírgula:
INSERT INTO empregados (id, sobrenome, nome, telefone, datanascimento) VALUES (NULL, 'Silva', 'Joao', '(555)555-5555', '1980-01-31'), (NULL, 'Chiquinha', 'Maria', '(555)555-5551', '1981-02-28'), (NULL, 'Souza', 'Sergio', '(555)555-5554', '1970-01-31');
3
Visualize sua tabela. Quando tiver realizado alguns cadastros, você pode exibir sua tabela para ver como ela está. Isso permitirá que você veja se esqueceu de alguma informação ou se alguma informação está no lugar errado. Para exibir a tabela criada, digite SELECT * FROM empregados
Você pode fazer exibições mais complexas usando filtros em sua pesquisa. Por exemplo, para visualizar a tabela ordenada pela data de nascimento, digite SELECT sobrenome, nome, datanascimento FROM empregados ORDER BY datanascimento
Inverta a ordem dos resultados adicionando DESC ao final do comando.
--------------------
rascunho
Este é o cache do Google de https://elias.praciano.com/2014/01/como-criar-tabelas-no-mysql/. Ele é um instantâneo da página com a aparência que ela tinha em 31 out. 2016 18:09:57 GMT.
A página atual pode ter sido alterada nesse meio tempo. Saiba mais
Versão completaVersão somente textoVer código-fonteDica: para localizar rapidamente o termo de pesquisa nesta página, pressione Ctrl+F ou ?-F (Mac) e use a barra de localização.
Elias Praciano
Os tutoriais do geek
 Search
 
Menu Close
Home
Sobre o autor
Política de comentários
MySQL
Relatórios, resumos e sumários no MySQL
Funções de data e hora no MySQL
Exemplos de tabelas MySQL
8
Como criar tabelas no MySQL
Posted on 18/01/2014 by Elias Praciano
 
Vou explicar 2 maneiras de criar tabelas em um banco de dados: na linha de comando do MySQL e com um script PHP.
Dada a grande quantidade de parâmetros aceitos, a declaração CREATE TABLE é uma das mais complexas no MySQL. Por isto vou procurar simplificar através de exemplos práticos — já pressupondo que você tenha privilégios para criar novas tabelas e saiba como criar bancos de dados. Ao final do texto, vou mostrar como criar tabelas em um script PHP.
Comece por selecionar o banco de dados dentro do qual uma nova tabela será criada:
USE nome_do_banco;
Sintaxe de CREATE TABLE
De acordo com a documentação da Oracle, a sintaxe mais simplificada é esta aqui:
CREATE [TEMPORARY] TABLE [IF NOT EXISTS] tbl_name
 (create_definition,...)
As partes da declaração que se encontram entre [] (colchetes) são opcionais:
TEMPORARY – indica que a tabela criada será temporária, o que significa que ela expira assim que a sua sessão no MySQL terminar. Use-a sempre que estiver fazendo testes.
IF NOT EXISTS – verifica a prévia existência da tabela e evita uma interrupção do script, causada por erro.
 
Ao final deste texto, vamos ver como usar estes 2 parâmetros, dentro de um script.
Os nomes das tabelas são sensíveis à caixa (case sensitive). Ou seja, tbl_name e Tbl_Name são dois nomes totalmente diferentes pro MySQL.
Uma tabela é composta por uma ou mais colunas, cada qual com suas definições. Vamos ver, daqui pra frente, algumas formas de definir este item durante a criação da tabela
Exemplos de criação de tabelas
Vou começar pela criação de uma agenda telefônica, como esta que você usa no celular e é armazenável no cartão SIM, que contenha apenas strings (cadeias de caracteres) curtas – nome e telefone:
CREATE TABLE contatos (
nome VARCHAR(50) NOT NULL,
telefone VARCHAR(25) NOT NULL
)ENGINE=CSV;
Note que
a engine escolhida foi a CSV. Leia mais sobre mecanismos de armazenamento (storage engines), para saber por que esta foi a escolhida.
Agora verifique se a tabela foi criada:
SHOW TABLES;
Mysql tutorial - Create Table - Show Tables
Podemos melhorar um pouco mais a tabela contatos, ao acrescentar mais alguns campos, como sobrenome dos contatos, DDD, data de nascimento e email. Antes de criar uma nova tabela, com o mesmo nome, vamos remover a anterior:
DROP TABLE contatos;
Agora, vamos criar a nova tabela:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS contatos (
nome VARCHAR(20),
sobrenome VARCHAR(30),
ddd INT(2),
telefone VARCHAR(9),
data_nasc DATE,
email VARCHAR(30)
)ENGINE=MyISAM;
Note que acrescentamos alguns outros itens a esta declaração:
Usar IF NOT EXISTS é uma boa prática dentro de scripts (veremos mais sobre isto, mais afrente);
Ao final do código, optamos por um outro mecanismo de armazenamento
Saiba mais:
Os tipos de dados suportados em tabelas MySQL
Os mecanismos de armazenamento storage engines do MySQL
Campos vazios, numeração automática e chave primária
Vou fazer uma apresentação rápida de alguns parâmetros que podem ser usados para melhorar a usabilidade e, mesmo, a segurança das tabelas criadas.
NOT NULL
Comumente, o desenvolvedor, ao projetar o banco de dados, não deseja que certos campos sejam deixados em branco, pelo usuário. Para evitar que isto ocorra, usa-se o parâmetro NOT NULL – o sistema irá retornar um erro, caso o usuário não preencha os campos configurados com este parâmetro.
AUTO_INCREMENT
Quando se quer aplicar uma ação a um determinado registro, na tabela, é importante que se encontre exatamente aquele que se quer, mesmo que haja 10 pessoas registradas com o mesmo nome e sobrenome. Apagar um registro errado, por exemplo, pode ser fonte para uma grande dor de cabeça.
Ter um campo de identificação única para cada registro pode prevenir este tipo de erro. É aí que entra o parâmetro AUTO_INCREMENT que pode ser usado para criar um campo numérico com uma identificação única e automática dentro da tabela.
PRIMARY KEY
O parâmetro PRIMARY KEY é usado para definir uma coluna como chave primária e ajudar a identificar um registro em relação aos outros dentro da tabela. Os valores de uma chave primária têm que ser únicos e não podem ser nulos. Pense na palavra inglesa primary com o significado de principal.
Vamos ver estes conceitos aplicados ao exemplo da tabela de contatos:
DROP TABLE contatos;
CREATE TABLE IF NOT EXISTS contatos (
id INT(5) AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
nome VARCHAR(20) NOT NULL,
sobrenome VARCHAR(30) NOT NULL,
ddd INT(2),
telefone VARCHAR(9) NOT NULL,
data_nasc DATE,
email VARCHAR(30)
)ENGINE=MyISAM;
Veja abaixo o resultado que eu obtive:
mysql> DROP TABLE contatos;
Query OK, 0 rows affected (0.14 sec)
mysql> CREATE TABLE IF NOT EXISTS contatos (
 -> id INT(5) AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
 -> nome VARCHAR(20) NOT NULL,
 -> sobrenome VARCHAR(30) NOT NULL,
 -> ddd INT(2),
 -> telefone VARCHAR(9) NOT NULL,
 -> data_nasc DATE,
 -> email VARCHAR(30)
 -> )ENGINE=MyISAM;
Query OK, 0 rows affected (0.10 sec)
mysql> show tables;
+--------------------+
| Tables_in_primeiro |
+--------------------+
| contatos |
+--------------------+
1 row in set (0.00 sec)
mysql> 
Como criar tabelas MySQL através do PHP
Aqui você aprendeu a criar novas tabelas e alguns parâmetros relacionados a este comando, dentro da linha de comando do cliente MySQL. Espero ter conseguido demonstrar que, embora seja complexa (pela quantidade de recursos) a declaração CREATE TABLE não é, de modo algum, complicada. No próximo passo, vou demonstrar como fazer a mesma coisa, de dentro de um script PHP.
Abra o seu editor de textos favorito e vamos ao código:
<html>
<head>
<title>Como criar tabelas com PHP</title>
</head>
<body>
<?php
/* substitua as variáveis abaixo pelas que se adequam ao seu caso */
$dbhost = 'localhost:3036'; // endereco do servidor de banco de dados
$dbuser = 'root'; // login do banco de dados
$dbpass = 'minhasenha'; // senha
$dbname = 'nomebanco'; // nome do banco de dados a ser usado
$conecta = mysql_connect($dbhost, $dbuser, $dbpass, $dbname);
$seleciona = mysql_select_db($dbname);
$sqlcriatabela = "CREATE TABLE contatos (nome VARCHAR(50), telefone VARCHAR(25));";
$criatabela = mysql_query( $sqlcriatabela, $conecta );
// inicia a conexao ao servidor de banco de dados
if(! $conecta )
{
 die("<br />Nao foi possivel conectar: " . mysql_error());
}
echo "<br />Conexao realizada!";
// seleciona o banco de dados no qual a tabela vai ser criada
if (! $seleciona)
{
 die("<br />Nao foi possivel selecionar o banco de dados $dbname");
}
echo "<br />selecionado o banco de dados $dbname";
// finalmente, cria a tabela 
if(! $criatabela )
{
 die("<br />Nao foi possivel criar a tabela: " . mysql_error());
}
echo "<br />A tabela foi criada!";
// encerra a conexão
mysql_close($conecta);
?>
</body>
</html>
Evite mensagens de erros, usando IF NOT EXISTS
Note que, ao executar este código, ele irá criar uma tabela, com o nome contatos se ela já não existir. O que significa que o script retornará uma mensagem de erro, se você recarregar a página, logo após tê-lo executado:
script php mysql criar tabela comando create table
Se você mudar a linha 14, acrescentando o parâmetro opcional IF NOT EXISTS, tal como vimos no começo deste texto, a mensagem de erro não será exibida e o script prosseguirá normalmente. Veja como:
$sqlcriatabela = "CREATE TABLE IF NOT EXISTS contatos (nome VARCHAR(50), telefone VARCHAR(25));";
Mas, neste caso, isto não seria útil.
Crie uma tabela temporária no MySQL
Ao usar o parâmetro TEMPORARY, a tabela seria criada e depois eliminada, ao final da sessão, com o comando mysql_close($conecta); na linha 39. Assim, a cada vez que a página é recarregada, a tabela é recriada e removida.
Altere o código, pratique e divirta-se!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando