Buscar

Ecologia e Níveis de Organização Biológica

Prévia do material em texto

Aula 5 - Ética e Responsabilidade Social
A ecologia
A Ecologia estuda o ambiente natural e as relação entre os organismos entre si e com o seu meio circundante.
Vejamos, de maneira superficial, os níveis de organização biológica:
Vamos lá:
População é o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética. 
Comunidade é o conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada. 
Meio ambiente é a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores fisio-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos. 
Vegetação é o conjunto de vegetais que existem em determinado local. 
Flora é o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico. 
Fauna é o conjunto de animais que ocorre em uma área vinculado a um táxon zoológico. 
Nicho ecológico é o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
Habitat é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determiados organismos. 
Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; o lugar onde há vida. 
Biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica. 
Bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipo semelhante de vegetação ou de mesma fisionomia ambiental. 
É importante observar as ações dos fatores ecológicos, que afetam sobremaneira o ambiente. 
Fatores ecológicos são componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento. 
Algumas ações desses fatores: 
·	Variação da densidade das populações, afetando as taxas de natalidade e mortalidade, imigação e emigação; 
·	Processo de colonização e distribuição espacial e temporal das populações e comunidades; 
·	Modificações adaptativas, tais como reações fotoperiódicas, hibernação, estivação, entre outras. 
Umidade, correntes marinhas, animais, salanidade e pecuária são considerados fatores ecológicos. 
São considerados fatores ecológicos: 
Atmosféricos: luz, temperatura, umidade, vento etc. 
Edafológicos: estrutura e textura do solo, nutrientes e organismos.
Geográficos: altitude, latitude, correntes marinhas e rede hidrográfica.
Bióticos: interações entre vegetais, animais e microorganismos.
Aquáticos: pressão hidroestática, luminosidade, salinidade, oscilação das mares.
Antrópicos: agricultura, pecuária, erosão e assoreamento, construções, usinas, barragens, rodovias etc. 
Para facilitar o entendimento, Miller(1985) diz que nosso planeta pode ser comparado a uma astronave, deslocando-se a cem mil quilômetros por hora pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. Há atualmente na aeronave ar, água e comida suficientes para manter seus passageiros.
Tendo em vista o progressivo aumento do número desses passageiros, em forma exponencial, e a ausência de portos para reabastecimento, pode-se vislumbrar, em médio e longo prazos, problemas sérios para a manutenção de sua população. 
Daí a necessidade da Ética Ambiental. A Ética Ambiental tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos. A exemplo disso, temos a medicina com suas novas técnicas resultando na queda dos índices de mortalidade, alterando o binômio nascimento-morte e superlotanto o planeta. 
Descontrole da produção alimentar e degradação da cultura-mundializando a fome e a pobreza. 
"Toda sociedade é responsável pela degradação ambiental, pois o rico polui com sua atividade industrial, comercial etc; o pobre polui por falta de condições econômicas de viver condignamente e por falta de informações, já que a maioria é semianalfabeta e o Estado polui por falta de informações ecológicas de seus administradores, gerando uma política desvinculada dos compromissos com o meio ambiente." 
A ética ambiental está apoiada em duas teorias recentes: a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia, também conhecida como Teia da Vida e defendida por Lovelock.
A primeira consiste em pensar o homem como todos os outros seres viventes - em constante evolução. 
Na outra, Gaia, a mãe Terra, é considerada um organismo vivo interligado a todos os outros seres, incluindo o homem, em igualdade de condições.
As duas teorias contradizem o modelo antropocêntrico, no qual o homem é o centro do universo, considerando sua condição de "espécie superior" devido à razão e à capacidade de gerar cultura. 
Definição
Conduta ou a própria conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Tem a ética ambiental como base científica e o estudo da relação homem x natureza. 
O objetivo da Ética Ambiental é formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança de vida para o planeta.

Continue navegando

Outros materiais