Buscar

Questões sobre burocracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Questões sobre Burocracia -
Diferencie burocracia popular de burocracia científica.
A burocracia popular é vista pelo povo como papelada, excesso de tramitações, muitos regulamentos e ineficiência, na verdade o povo vê assim por suas disfunções. A burocracia científica é conhecida como organização, organizações burocráticas, é um sistema social racional em que a divisão do trabalho é racionalmente realizada tendo em vista os fins visados, é pré-ordenar as funções de cada grupo para garantir que as atividades planejadas sejam executadas da melhor maneira.
Qual a diferença de ato racional e ato irracional?
Um ato racional é aquele coerente com os fins visados e exige o mínimo de esforços para um máximo de resultados, a burocracia é um sistema social racional. Um ato irracional é aquele que é incoerente com os fins visados, pode mesmo assim chegar ao objetivo, mas precisando de maiores esforços e custos.
Segundo Weber, quais são os tipos de dominação (ou autoridade)?
Os tipos são três: carismático, tradicional e racional-legal. O carismático é o que possui uma qualidade extraordinária, além das qualidades humanas normais, baseia-se na crença, é um poder sem base racional. É essencialmente pessoal e não tem leis ou estatutos que regulamentem, os limites são a própria personalidade. A tradicional aceita como válido tudo o que os antepassados aceitavam, usos e costumes são a forma de poder, uma mudança social implica num rompimento das tradições, é uma forma irracional. A racional-legal é também chamada de burocracia, se baseia em normas legais racionalmente definidas.
Quais as causas da multiplicação das burocracias?
- Superioridade técnica: a precisão, rapidez, univocidade, caráter oficial, continuidade, discrição, uniformidade, rigorosa subordinação, redução de fricções e de custos materiais e pessoais são maiores em uma administração essencialmente burocrática.
-Pressão externa por maior eficiência;
-Necessidade da classe capitalista, a partir do crescimento das empresas, de garantir disciplina aos trabalhadores;
Quais as consequências do excesso de burocratização?
As conseqüências não desejadas da burocracia são as suas disfunções. Uma das conseqüências é a concepção popular de que a burocracia é ineficiente, isso se dá pelo fato de que o funcionário esquece que a organização é um organismo vivo e flexível, ele fica muito fixado nos regulamentos e normas e torna-se rígido e inflexível. A papelada é outra das disfunções, deriva do excesso de formalismo, da necessidade de documentar tudo o que ocorre na organização. Outra conseqüência é o conflito entre o funcionário e o público, pois o funcionário burocrático reduz ao mínimo as relações pessoais e ignora os casos individuais, tendo a permanecer distante e impessoal. 
O que é e como se forma a organização informal?
A organização informal é conseqüência da impossibilidade prática de controlar o comportamento do homem, de fazer com que ele se porte de acordo com os regulamentos. A organização informal abrange todos os valores, crenças e normas não estabelecidos na organização formal. É formada a partir da soma das relações informais, que são todas as relações sociais entre pessoas e os valores e crenças correspondentes.
Qual a importância da organização informal?
A organização informal satisfaz as necessidades de seus membros, enquanto ela não venha entrar em conflito com a organização pode ser considerada um elemento positivo, servem como um meio de comunicação, coesão e solidificação das relações existentes entre os empregados de uma organização.

Continue navegando

Outros materiais