Buscar

Avaiação Parcial PPP 1

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: CEL0469_SM_201603507591 V.1 
	 
	Aluno(a): ANA BEATRIZ DOS SANTOS DA CONCEICÃO
	Matrícula: 201603507591
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 28/10/2016 20:18:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201604271078)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das primeiras questões que começamos a estudar na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conhecimento científico:
		
	
	É um tipo de conhecimento racional mediante conceitos, ou seja, se constitui num esclarecimento de conceitos, cuja significação não pode ser ofertada de forma empírica, tais como o conceito de bem, verdade, belo, bom, verdade, justiça, método, pesquisa etc.
	 
	É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
	
	É um tipo de conhecimento que descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação mais detalhada. É o primeiro tipo de conhecimento da humanidade.
	
	É um tipo de conhecimento especulativo da realidade sem aplicação prática.
	
	É um tipo de conhecimento que decorre da tradição cultural de um povo, não é datado e não tem autoria. A verdade é revelada ao homem e não se presta ao questionamento.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603724226)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao estudarmos a história do surgimento do Curso de Pedagogia descobrimos que seu surgimento a partir da - Faculdade de filosofia, ciências e letras -
. Leia os objetivos abaixo e marque o que se pede:
 1  Preparar trabalhadores e intelectuais;
 2  Preparar candidatos para o nível de magistério do ensino secundário, normal e superior
 3  Realizar pesquisas nos vários domínios.
 4  Dissociar escola e realidade criando um mundo imaginário.
 Estão corretas as afirmativas:
		
	
	2, 3 e 4
	
	3 e 4
	
	1, 2 4
	 
	I, 2 e 3
	
	2 e 3
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604133030)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A atividade humana ou trabalho propriamente dito, pode ser analisada em, pelo menos, dois sentidos. Quais são eles?
		
	
	Biológico e sociológico.
	
	Biológico e antropológico.
	 
	Antropológico e teórico-gnosiológico.
	
	Sociológico e teológico.
	
	Teológico e teórico gnosiológico.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603794571)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A disciplina de pesquisa e prática em educação defende que o discente de pedagogia necessita durante sua formação construir uma prática investigativa, estimulando assim, o processo de leitura e análise constante dos conhecimentos existentes. Neste sentido, o que se espera é que o discente durante sua formação construa uma atitude de professor e pesquisador. Diante do exposto podemos elencar algumas ações que caracterizam o uso da pesquisa como base para formação e atuação profissional de um educador.
		
	
	Dialogar com os diferentes sujeitos sociais visando à construção de conhecimentos dogmáticos.
	
	Buscar uma autonomia intelectual visando uma prática educativa que negue os avanços tecnológicos.
	 
	Problematizar a prática educativa visando fomentar a discussão sobre a realidade em que está inserido.
	
	Discutir sobre a realidade em que está inserido visando à reprodução dos conceitos exigidos pelos sistemas de ensino.
	
	Assumir uma postura crítica e reflexiva visando à negação das transformações e contradições do mundo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604281493)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As primeiras universidades surgidas na Idade Média, comumente citadas são as de Paris (França), Bolonha (Itália), Oxford e Cambridge (Inglaterra). A universidade de Paris destacou-se no século XIII pelos estudos avançados em
		
	
	Medicina e Astronomia
	
	Medicina e Direito;
	
	Direito e agronomia;
	 
	DArtes e Pedagogia;
	 
	Teologia e Artes
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603724246)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história das universidades nos possibilita a compreensão de parte de nossa herança intelectual e do funcionamento de nossa sociedade. Cada época precisou resolver o dilema renovado da preservação do saber passado e da integração, da avaliação dos aprendizados e da mudança dos critérios de apreciação. Apesar de todas as inovações porque passaram as universidades no séc. XVIII podemos destacar como uma de suas principais funções no desenvolvimento do saber:
		
	
	A formação de um profissional que não se envolva com a realidade política
	
	A formação de um profissional que tenha pleno domínio do conhecimento
	
	A formação de um profissional que reproduza os ideais do Estado
	
	A formação de um profissional que se dedique exclusivamente a pesquisa
	 
	A formação de um profissional que tenha uma postura crítico reflexiva
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604284966)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova se vincula à formação dos professores para os colégios secundários. Em 1989 Anísio Teixeira já alertava que:
		
	 
	A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação de professores para os colégios secundários;
	
	Os colégios secundários deveriam ser orientados segundo o modelo jesuíta do o Ratio Studiorum;
	
	A formação dos professores no Estado de São Paulo para suprir as escolas primárias deveria ser pautada nos moldes jesuíticos.
	
	A formação dos professores no Rio de Janeiro para suprir os colégios secundários deveria ser o exemplo para todo o país;
	
	Os professores que lecionavam nas escolas primárias da capital baiana eram considerados de alto nível de formação;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604284969)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Reforma Francisco Campos há dois pontos essenciais a destacar: Que pontos são esses? (1) A retomada da centralização político-administrativa iniciada com a criação do Ministério da Educação; (2) A fundação de uma escola de educação infantil, pioneira no Estado de São Paulo. (3) A Universidade teria obrigatoriamente ter pelo menos os cursos de Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras. (4) A Universidade teria, obrigatoriamente que ter somente o Curso de Educação, Ciências e Letras Está correta a alternativa
		
	
	Somente a opção 4
	
	As opções 2 e 3
	
	As opções 1 e 2
	
	Somente a opção 3
	 
	As opções 1 e 3
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604234629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A lei nº 5540/68, a Reforma Universitária trouxe grandes mudanças para o cenário universitário no país. A estrutura da universidade, que passou a ser uma exigência para o funcionamento dos cursos superiores, assentou-se no tripé ensino-pesquisa ¿ extensão. Entre as medidas mais relevantes da lei podemos apontar: I- Sistema de Créditos; II- Sistema Documental III- Vestibular Unificado;IV- A cátedra foi extinta e criou-se a carreira docente. Está correta a alternativa
		
	
	II,IV;
	 
	I,III,IV;
	
	I,II,III;
	
	I,II,III,IV.
	
	II, III,IV;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603796065)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
		
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	 
	O controle político ideológico; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando