Buscar

Internet das Coisas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Internet das Coisas
IoT - Internet of Things
Como surgiu a internet?
A internet nasceu a partir da ARPANET, que se tratava de uma rede experimental financiada pelos militares nos Estados Unidos. Seu surgimento foi a partir da ligação de universidades e centros de pesquisa. Que a princípios eram ligações físicas, literalmente, de computadores de médio e grande porte permitindo que as pessoas de cada prédio, ou localidade, compartilhassem suas devidas maquinas e ou informações.
 Outras redes, com passar do tempo, foram sendo conectadas até chegarmos ao que temos hoje: a INTERNET, um sistema global de redes de computadores. Depois disso, muitas outras coisas foram agregadas. Como por exemplo: emails, computadores pessoais, comércio eletrônico, WI-FI, VoIP e diversas redes sociais.
Como ela evoluiu?
 Evoluiu em três fases:
A primeira fase seria seu inicio, apenas como uma rede de computadores. 
A segunda fase seria definida como uma rede de pessoas e comunidades. 
Partimos então para terceira e atual fase, que seria a fase da Internet das coisas.
Para onde caminhamos?
Internet das coisas ou “INTERNET OF THINGS” (IoT)
 
Interliga vários tipos de objetos inteligentes que interagem entre si e com a gente nos trazendo certa comodidade.
Exemplos: 
Google Glass:
Possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. É capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferências.
Goji Smart Locker:
 
É uma fechadura inteligente que transforma o seu smartphone em uma chave para abrir a porta.
LG Smart Lamp:
Lâmpada inteligente da LG conecta-se ao smartphone.
Mobii
E os impactos?
Infraestruturas 
Segurança
 Privacidade
Fraudes
Infraestrutura
Hoje temos cerca de bilhões de dispositivos, com a chegada da internet das coisas isso pode passa para dezena ou até mesmo centenas de bilhões de dispositivos, e tendo em vista que a internet não foi criada para esse fim e não se imaginava que chegaria a essa proporção os serviços e protocolos não estão preparados para tal. 
Um exemplo é o protocolo TCP/IP versão 4 que é o mais utilizado atualmente e não tem capacidade de fornecer IP para todos esses dispositivos. Uma solução seria a implantação do TCP/IP versão 6 que já está em andamento, porém há um atraso muito grandre para adquar esse novo protocolo fazerndo até que já haja o compartilhamento de IPs.
Segurança
Sobre segurança é necessário pensar no dispositivos de ponta-a- ponta. 
Tem que se pensar na segurança do ponto de vista: do dispositivo, da arquitetura, da informação, da comunicação e assim por diante. 
Por exemplo os dispositivos nem sempre estarão acessíveis, isso ocorre na maioria das vezes por não estarem conectados a rede; 
Os dispositivos podem ser perdidos ou roubados isso torna a garantia de segurança mais difícil; 
Tudo tem um tempo de vida e o dispositivo não seria diferente, podendo ter um tempo de vida finito... 
Tudo isso compromete a segurança da informação. 
Segundo Raphael D’Avila, que é diretor de vendas de segurança da Cisco Brasil, os profissionais envolvidos devem considerar três abordagens:
 Visibilidade: é preciso ver em tempo real as imagens de ameaças, aplicações, dispositivos e dados (incluindo as relações entre eles) para dar inteligência ao processo. Isso requer controles dinâmicos que promovam automação e análise que permitam decisões informadas.
 Consciência da ameaça: aprimoramento da capacidade para identificar ameaças (baseados no entendimento do comportamento normal e anormal), mapeamento dos indicadores de compromisso, tomada de decisões e resposta rápida. Isto exige superar a complexidade e a fragmentação dos ambientes.
 Ação: quando uma ameaça ou um comportamento anormal são identificados é necessário agir. Isso requer pessoas, processos e tecnologias trabalhando em conjunto.
Referências: 
REFERÊNCIAS:
Internet das coisas por: Leandro Bennaton. Que é Executivo de Segurança do Grupo Telefónica, Chief Security Officer responsável Global por segurança e Conformidade no TERRA, Chief Security Ambassador na ELEVEN PATHS,Security Mentor na WAYRA, Professor Pós Graduação na FIAP. Pós graduado, com MBA em Gerenciamento de Segurança da Informação e certificações internacionais. Participa do Information Security Forum e ativamente no Comitê Gestor da Internet. Premiado pelo 2º ano consecutivo como o melhor executivo de Segurança pela organização Security Leaders.
 
Vídeo: A internet das Coisas explicada pelo nic.br.
https://www.youtube.com/watch?v=jlkvzcG1UMk
 
Sites: http://www.forbes.com 
http://www.techtudo.com.br
http://convergecom.com.br
http://www.ig.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando