Buscar

3 AVALIANDO O APRENDIZADO Imunologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603056047)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A inflamação é uma resposta inicial do sistema de defesa inespecífica do organismo contra agressões aos tecidos, sabendo-se que tais agressões podem ser causadas por parasitas infectantes, contaminações químicas, traumas, agentes físicos como queimaduras, autoimunidade etc. Sobre o processo inflamatório é correto afirmar que: 
		
	
	Na inflamação, glóbulos vermelhos específicos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso não isolando a região afetada do tecido. 
	
	Na inflamação, um determinado tipo de leucócito específico, presente na circulação, é atraído para o local da lesão, com o objetivo apenas de isolar o agente danoso e a região afetada do tecido. 
	
	Na inflamação, basófilos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso e isolar a região afetada do tecido. 
	
	Na inflamação, uma série de plaquetas inespecíficas, presentes na circulação, é atraída para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso não isolando a região afetada do tecido. 
	
	Na inflamação, leucócitos inespecíficos para os antígenos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso e isolar a região afetada do tecido. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603895074)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os seres humanos apresentam cinco tipos ou classes de imunoglobulinas, as quais desempenham diferentes funções biológicas, como: 1. Capacidade de atravessar a placenta durante a gestação. 2. Proteção de mucosas e secreções. 3. Fixação a mastócitos, estando relacionada aos processos alérgicos. As propriedades biológicas listadas acima são apresentada respectivamente, pelas seguintes classes de imunoglobulinas:
		
	
	IgA, IgM e IgE.
	
	IgD, IgE, IgM.
	
	IgM, IgE, IgG.
	
	IgG, IgA e IgE. 
	
	IgM, IgD, IgG.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603240495)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A doença auto-imune ocorre quando uma resposta imune adaptativa específica é montada contra os auto-antígenos. A consequência normal de uma resposta imune adaptativa contra um antígeno estranho é a eliminação do antígeno do corpo. As células infectadas por vírus, por exemplo, são destruídas pelas células T citotóxicas, enquanto os antígenos solúveis são eliminados pela formação de complexos imunes., que são captados pelas células do sistema fagocítico mononuclear como os macrófagos. Porém, quando a resposta imune adaptativa se desenvolve contra os auto-antígenos, usualmente é impossível para os mecanismos efetores imunes eliminar completamente o antígeno; assim, a resposta é mantida. A consequência é que as vias efetoras da imunidade causam lesão inflamatória crônica aos tecidos, a qual pode ser letal (Janeway et al., 2000). Assinale a alternativa e que se pode identificar dois fatores exógenos envolvidos no risco de desenvolvimento de doenças auto imunes:
		
	
	Deficiência nutricional; Doenças relacionadas ao uso de drogas. 
	
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Exposição prolongada aos raios UVA.
	
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Uso de antibióticos.
	
	Distúrbios causados pela resposta imune; Uso de antibióticos.
	
	Exposição prolongada aos raios UVA; Uso de drogas. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603622634)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um recém nascido não produz células B, tampouco células T. Esta imunodeficiência é o resultado mais provável de um defeito:
		
	
	Nas Células precursoras da medula óssea 
	
	Nos órgãos linfóides secundários 
	
	No timo 
	
	Na interação das Células T e B 
	
	No baço 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603048786)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Avalie as assertivas e selecione a alternativa correta: 
		
	
	Células T citotóxicas: reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe I, na superfície de CAA. 
	
	Células T citotóxicas: reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe II, na superfície de CAA. 
	
	Células T auxiliares: reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe II, na superfície de Linfócitos B. 
	
	Células T auxiliares: reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe I, na superfície de CAA. 
	
	Células T auxiliares: reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe II, na superfície de CAA.

Continue navegando