Buscar

APOL 01 SEGURANÇA SISTEMAS INFORMAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 3/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A segurança da informação é a área de conhecimento humano que tem por finalidade planejar e operar processos, técnicas, ferramentas e mecanismos que possam prover a devida proteção à informação, mas não somente isso: devem preservar seu valor.
No que se refere à definição de segurança da informação, é correto afirmar que:
A)	A segurança da informação pode ser traduzida do termo security da língua inglesa, que refere-se aos sistemas confiáveis, construídos para reagir perante as falhas do software, do hardware ou dos usuários.
B)	Intrusões, ataques, perda e roubo de informações são abordados pela segurança da informação, tradução do termo reliability, em inglês.
C)	A área do conhecimento humano designada como segurança da informação não abrange a utilização correta da informação, desde que essa informação seja adequada aos propósitos específicos para os quais se destina.
D)	Problemas causados aos negócios, ao meio ambiente, à infraestrutura ou até mesmo acidentes que tenham impacto nas pessoas ou representem risco à vida referem-se às questões de segurança (em inglês, safety) abrangidos pela segurança da informação.
E)	De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2103 a segurança da informação implica em controlar a tecnologia da informação para estabelecer, implementar, monitorar, analisar criticamente e melhorar, quando necessário, os objetivos do negócio.
Questão 4/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Durante o seu ciclo de vida a informação está exposta a riscos que, uma vez transformados em ocorrências, podem causar impactos indesejados em suas características. Quanto à essas características pode-se afirmar que:
I – A confidencialidade refere-se à manutenção do valor e das características originais da informação.
II - Uma informação integra é aquela que jamais sofreu qualquer tipo de alteração durante o seu ciclo de vida.
III – A disponibilidade da informação é o oposto da confidencialidade, já que qualquer informação disponível não é confidencial.
IV – A legalidade, a privacidade e a auditabilidade são também características da informação ligadas à segurança da informação, segundo alguns autores.
V – A autenticidade, e a irretratabilidade ou não repúdio são características da informação indispensáveis ao uso atual da tecnologia da informação, como no caso do comércio por intermédio da Internet.
Assinale a única alternativa que confere com o que foi apresentado na aula:
A)	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
B)	Somente as afirmações IV e V estão corretas.
C)	Somente as afirmações III e IV estão corretas.
D)	Todas as afirmações são corretas.
	
E)	Nenhuma das afirmações é correta.
Questão 5/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A organização deve dispor de uma Política de Segurança que estabeleça claramente os objetivos a serem alcançados, o grau de tolerância ao risco aceitável para o negócio, e que oriente e norteie todas as iniciativas da organização relativas à segurança da informação. E, atenção: é de primordial importância que todos, na organização, tenham conhecimento dessa Política de Segurança, comprometam-se e atuem para colocá-la em prática e torná-la efetiva.
Considere as afirmações a seguir quanto à Política de Segurança da Informação:
( ) A política de segurança da informação é uma forma de legislação própria, na qual a Organização estabelece de forma soberana, autônoma e totalmente independente, as regras e obrigações – e até as punições - às quais estarão todos submetidos, a despeito de qualquer outra legislação vigente e aplicável.
( ) Um modelo de governança corporativo somente será efetivo caso seja definido na política de segurança da informação, e que estabeleça claramente os objetivos a serem alcançados, o grau de tolerância ao risco aceitável para o negócio, e que oriente e norteie todas as iniciativas da organização relativas à segurança da informação.
( ) Compliance ou conformidade refere-se ao fato de a política de segurança da informação estar submetida à legislação, alinhada com as práticas de governança corporativa e adequada às normas e regulamentos aos quais a organização está sujeita.
( ) A política de segurança da informação também estabelece a hierarquia e as responsabilidades pela segurança da informação da organização, levando em conta que a segurança da informação não é responsabilidade exclusiva da área de tecnologia da informação, comunicação e sistemas (TICS) e tampouco restrita aos aspectos tecnológicos
Assinale a única alternativa que classifica corretamente (com F para as Falsas e V para as verdadeiras) as afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado em aula:
A) 	V-F-F-V
B)	F-V-V-F
C)	F-V-V-V
D)	V-V-V-F
	
E)	F-F-V-V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais