Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513572171)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A maior parte das economias de mercado não funciona em um sistema de livre concorrência. Essas imperfeições são chamadas de falhas de mercado, que impedem as economias de alcançarem o nível de eficiência, de emprego e de distribuição de renda desejados. Há diversos tipos de falhas de mercado como os bens públicos, os monopólios naturais, as externalidades, as falhas de informação e a formação de monopólios e de oligopólios. Assinale a alternativa incorreta sobre as falhas de mercado:
		
	 
	O monopólio natural é uma situação corriqueira de mercado em que os baixos investimentos necessários tornam essa estrutura transitória;
	 
	A concentração de mercado e o excessivo poder de ofertantes e demandantes em mercados imperfeitos, como monopólios e oligopólios, podem ser prejudiciais.
	
	Falha de informação ou informação assimétrica é quando dois ou mais agentes estabelecem entre si uma transação econômica com uma das partes detendo informações superiores aos da outra parte, o que possibilita a atuação oportunista;
	
	Bens públicos são aqueles cujo consumo/uso é indivisível e portanto podem ser utilizados por qualquer cidadão. São considerados bens não rivais;
	
	Externalidades são situações em que as ações de um agente econômico interferem direta ou indiretamente sobre outros agentes do sistema econômico;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513372445)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Se o preço de um bem está abaixo do preço de equilíbrio:
		
	
	ocorre um excesso de oferta
	
	ocorre uma escassez de demanda.
	
	a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada
	 
	a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada.
	 
	a quantidade demandada é maior que a quantidade ofertada
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513254345)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a lei da oferta de um bem normal , ceteris paribus:
		
	 
	Quanto maior o preço, maior a quantidade ofertada
	
	Quanto maior o preço, maior a quantidade demandada
	 
	Quanto menor o preço, maior a quantidade ofertada
	
	Quanto menor o preço, menor a quantidade demandada
	
	Quanto maior o preço, menor a quantidade ofertada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513634351)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Economia Brasileira passa atualmente por uma recessão do Produto Interno Bruto, que por consequência além de diminuir a produção de bens e serviços, afeta a empregabilidade que atualmente segundo as estatísticas do Ministério do Trabalho, é da ordem de 12 milhões de desempregados que deixaram de pertencer a população economicamente ativa. Analise as proposições abaixo e identifique o conceito de população economicamente ativa
		
	
	É a população empregada na economia informal e formada pela População total subtraindo-se os inativos, os aposentados, as crianças, os desempregados.
	
	É a população empregada com todos os seus direitos reconhecidos em lei e sua constituição é formada pela População total subtraindo-se os inativos e os aposentados.
	
	É a população empregada com todos os seus direitos reconhecidos em lei e sua constituição é formada pela População total subtraindo-se os os desempregados e os empregados na economia informal.
	 
	É a população empregada com todos os seus direitos reconhecidos em lei e sua constituição é formada pela População total somando-se os desempregados e os empregados na economia informal.
	 
	É a população empregada com todos os seus direitos reconhecidos em lei e sua constituição é formada pela População total subtraindo-se os inativos, os aposentados, as crianças, os desempregados e os empregados na economia informal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513426034)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em média, as intenções de gastos discricionários em roupas novas, viagens/ férias, entretenimento fora do lar, e produtos com novas tecnologias diminuiu em todo o Brasil no segundo trimestre. No segundo trimestre, a maioria dos brasileiros se encontram em um padrão de contenção de gastos e as ações para economizar nas despesas domiciliares aumentaram à medida que as taxas de desemprego continuaram altas em muitos mercados europeus e a confiança nas perspectivas econômicas para o restante do ano permaneceu fraca. No funcionamento de uma economia de mercado podemos perceber que a demanda efetiva por bens substitutos, ceteris paribus, um aumento no preço da do álcool a demanda por gasolina: I. a demanda efetiva aumenta. II. a demanda efetiva diminui. III. a demanda efetiva não se altera. IV. a demanda efetiva se mantém em equilíbrio. V. a demanda efetiva se mantém em inércia. Marque a alternativa correta:
		
	 
	apenas o item II está correto.
	 
	apenas o item I está correto.
	
	apenas os item III está correto.
	
	apenas o item V está correto.
	
	apenas o item IV está correto.

Continue navegando