Buscar

Behaviorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Ms. Ronaldo Alexandrino
Resumo 
O behaviorismo
Nome: Patrícia Elenice da Silva
R.A: 2016001946
Série: 2º Semestre 
Vinhedo
2016
O Behaviorismo
A teoria do behaviorismo é a teoria do comportamento, para behaviorismo o comportamento é o consciente. O comportamento é controlado tanto para o bem quanto para o mal. 
Existem três nomes que marcaram o Behaviorismo: Pavlov (1849 à 1936) foi premiado com o Nobel de Fisiologia em 1904 com a descoberta sobre os processos digestivos de animais e Watson B. (1878 à 1958) psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo juntos fizeram a metodologia do adestramento onde é estudado somente o que pode ser observado tratando um de seus objetos de estudo onde o interior nada pode ser afirmado. A visão dos conhecimentos dos fatores leva o ser humano a agir de uma maneira onde seus conhecimentos sobre fatores se levam ao sei comportamento e ainda possibilita modificar o comportamento a fim de que seja obtidos resultados a serem estabelecidos. A principal ideia é o processo de estímulo e resposta através de pensadores. Não existe disposições ou temperamentos hereditários ou inato e sim estimulado a criar um ambiente onde as maiorias das reações emocionais são aprendidas a partir da influencia, acredita-se que ainda é possível transformar o individuo por meio da educação ou reeducação naquilo que desejamos. 
E Skinner ( 1904 à 1990) foi autor e psicólogo, conduzia trabalhos pioneiros em psicologia experimental, trabalho até uma semana antes de sua morte ele dizia que o que garante uma boa velhice é um ótimo estimulo. Skinner foi o propositor do behaviorismo radical onde busca entender o comportamento, onde o que tinha de importante era o comportamento observado, a grande maioria dos estudos foram feitas em laboratórios onde a conclusão foi que o comportamento mudo conforme o estimulo (ambiente). 
Vamos ver como isso pode ser entendi da melhor maneira possível temos as principais variáveis de input (estimulo) afetas os sentimentos do educando, o reforço é o aumento da possibilidade de algo que ocorreu e o contingências de reforço é a combinação da situação para que o educando referente ao esforço anterior que acontece antes da resposta a ser aprendia. Já as variáveis de output (resposta) existe dois tipos os operantes e respondentes: Respondente é o que funciona a base do reflexo e a gente não controla (esse não pode ser considerado Behaviorismo) e operante onde conseguimos controlar pois tudo i que fazemos tem efeito em uma ação sobre o meio (é considerado Behaviorismo). 
A teoria do reforço nada mais é do que o comportamento controlado por consequências onde obtém recompensas e evita punições vem ai o termo do reforço positivo e negativo tem também o condicionamento que induz um reforço positivo após a resposta resultando um aumento sobre a resposta. A diferença entre o condicionamento e aprendizagem é que a aprendizagem muda no comportamento produzido na experiência e o condicionamento aumenta a frequência de resposta onde é associada um reforço positivo sob condições explícitas. Já o condicionamento operante é o processo de reforço imediato após a resposta e o condicionamento respondente expulsa a resposta dada e não é necessário aumentar a frequência da resposta qual segue, o estimulo é neutro. 
Existe o fator da extinção e esquecimento onde extinção é a suspensão do reforço de uma resposta condicionada, redução é gradual na frequência da resposta até que volte a ser como era antes do condicionamento e o esquecimento é a diminuição da possibilidade de que uma resposta ocorra por ter sido emitida durante muito tempo evita que a resposta ocorra por um período de tempo depois que foi guardada. Existe uma diferença entre extinção e esquecimento que é no processo de esquecimento impede que a resposta aconteça durante um período de tempo, já no processo de extinção permite que a resposta aconteça mas o reforço não é dado, os dois consistem em uma diminuição na frequência da resposta somente tem a diferença no sentido de comportamento de esquecimento por não ter oportunidade de responder e a extinção pela resposta sem reforço. 
A modelagem ou método de aproximação sucessivas é onde o reforço positivo de resposta aconteça no principio se assemelham ao comportamento terminal que o sujeito presente e sucessivamente as resposta se assemelham cada vez mais ao comportamento final e são então conduzidos ate o próprio comportamento terminal seja condicionado. O processo instrucional segundo a teoria skinneriada o reforço positivo tem importância no papel na aprendizagem e a ideia não é concentrada nos estímulos mas sim nos reforços, em uma situação de aprendizagem a partir de respostas o sujeito e o reforço estabelecido pode ser analisado a uma resposta de acontecer novamente ou não, a ideia de controlar o comportamento é o objetivo. 
Para Skinner a aprendizagem ocorre devido o reforço, o importante é organizar as situações de modo as respostas do sujeito seja reforçadas a probabilidade da ocorrência aumentada. O ensino acontece apenas quando o que precisa ser ensinado pode ser colocada sob o controle contingências de reforço. 
O professor tem o papel de aumentar as contingências de reforço para que o aluno de as resposta desejadas,deve dar o reforço no momento certo, reforçar as resposta levara o comportamento terminal desejado. 
E por fim existe algumas criticas sobre esse método de ensino onde falam que a aprendizagem é mecânica e automática, o homem é tratado como um organismo governado por estímulos ambientais externos e a ignoração dos mecanismos internos da mente e não é suportável a ideia de aplicar ao comportamento humano estudado feito com os animais inferiores.

Continue navegando

Outros materiais