Buscar

Regulação da Composição e do Volume dos Líquidos Corporais. Guyton Cap 23

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Regulação das concentrações Iônicas e da Osmolalidade:
São esses íons que determinam a maior parte da pressão osmótica nesses líquidos. De todo modo os mecanismo que controlam a concentração dos íons de sódio no corpo tambem controlam a pressão osmótica dos líquidos intra e extracelulares. Isso faz com que esses íons controlem a concentração de água de forma automática, de maneira inversa, quando a concentração de Na+ está reduzida a água é excretada para que seja retomada as concentrações normais. Existem dois mecanismo de controlar 1- efeito do Hormônio Anti-Diurético e 2- mecanismo da sede para regular a ingestção de água. Estes dois mecanismos atuam regulados pelo hipotálamo. 
Controle de excreção de àgua pelo rins: Apesar de os túbulos proximais e a alça de Henle serem bastante permeáveis àgua, os túbulos distais e o ductor coletor podem não o ser, isso dependerá da concentração do hormonio antidiurético. Esse hormônio controla a permeabilidade à água, na ausência desse os tubulos e ductos são quase que impermeáveis a este líquido. 
Regulação da Concentração de Potássio: quando a concentração de potássio fica muito aumentada, o potencial de membrana do nervo e do músuclo fica diminuído, que reduz a voltagem do potencial de ação, diminuindo a eficácia da transmissão do impulso nervoso, bem como da força da contração muscular. Com o aumento da contração de potássio o coração fica tão fraco que a pessoa morre de insuficiência cardíaca. A concentração deste íon é controlada pela Aldosterona, ao invés do ADH. A aldosterona realiza a absorção de sódio e excreção de K+. Já os íons HCO3- e Cl- seguem a eletropositividade dos íons Na+, portanto esses íons seguem o fluxo. A concentração do que será mais absorvido será pela dependencia do equilíbrio ácido-básico do líquido extracelular. Ainda não foram elucidados as formas de reabsorção e excreção do Ca+2, Mg+2, PO4-2 , porém é sabido que em altas concentrações no líquido extracelular são eliminados na urina.
Regulação Ácido-Base por tampões químicos: Possui como objetivo fazer com que líquidos não sofram grandes variações de pH. O tampão do organismo humano é o HCO3-, quando é adicionado um ácido forte os íons H+ unem-se ao HCO3- para formar o H2CO3 equilibrando novamente o sistema em relação a acidez. Ao contrário, quando uma base forte é adicionada a esse meio o gás carbônico se dissocia para seu H+ reagir com o OH- e formar água. Outros tampões importantes dos líquidos corporais são os de PO4-2 e os de proteínas. Uma outra medida para controle do pH é a excreção de amônia que reage com íons H+ impedindo que atravessem a membrana tubular e acidifiquem o líquido extracelular. Em caso de alcalose por aumento da concentração de bicarbonato, este combina-se com íons sódio, formando sais que são excretados na urina, regulando o pH.

Outros materiais