Buscar

Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0612_AV_201401281419 » GESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401281419 - GILLIARD DA SILVA HENRIQUES
	Professor:
	CARLA RABELO BARRIGIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2016 18:32:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201401514282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De que maneira o conceito de Gestão Social ajuda a entender melhor o fenômeno do aumento cada vez maior dos prodiços (combinação de produtos e serviços) de alta tecnologia, que permitem as pessoas ficaram mais próximas num ambiente urbano que possui como característica a fragilização das relações familiares ?
		
	
Resposta: A maneira mais adequada de conceito de Gestão Social é criando projetos sociais por exemplo como o VIRADÃO CARIOCA que se inicia na sexta feira a noite e so termina no domingo, causando um bem estar social que automaticamente agrega a parte ética e moral na sociedade.
	
Gabarito: O ponto importante é que com a urbanização, elevando a densidade populacional nos centros urbanos, as pessoas acabam se distanciando das famílias, buscando seus caminhos de emprego e estudo, tornando-se mais solitárias. É aí que o conceito de Gestão Social surge, colaborando para uma abordagem de socialização e humanização dos espaços urbanos e explorando as vantagens que a tecnologia proporciona, desenvolvendo atividades de entreterimento coletivo. Um bom exemplo, são os programas chamados de ¿Viradão¿ que as prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo promovem nos finais de semana esticados (começa sexta à noite e vai até domingo direto). São boas experiências que estimulam a convivência e participação coletiva, contribuindo para elevar o bem estar social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401498686)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É importante ressaltar que essa "nova lógica social", da qual faz parte a idéia da responsabilidade social corporativa, aparece como uma medida paliativa para os graves problemas sociais, sem, contudo, propor uma "racionalidade" que traga mudanças na concepção do modelo econômico vigente. Com isso, percebe-se que a responsabilidade social surge como um meio de continuar atendendo aos interesses econômicos e que dificilmente promoverá a inclusão social de forma ampla. Qual foi o encaminhado dado para trazer uma solução satisfatória para esse problema?
		
	
Resposta: Substituir a gestao tecnoburocrática e monológica, por um gerenciamento mais participativo e diálogo, fundado no diálogo permanente capaz de gerar maior benefício para todos.
	
Gabarito: A implementação dos programas sociais implementados pelo Estado em parceria com as ONGs, que busca promover a inclusão social, desenvolvendo uma visão mais humana e solidária, e, dessa forma, evitando o que se sendo denominado de "globalização dos excluídos".
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401487296)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o objetivo da empresa no contexto da adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
		
	
	a principal razão é a maximização do lucro dos acionistas, com o objetivo de depois cada um deles na pessoa física doar parte para instituições filantrópicas.
	
	a razão principal é fazer com que a empresa assume compromissos públicos com os investidores, que vão trabalhar para conseguir o máximo retorno para eles que colocaram dinheiro na empresa.
	
	a principal razão é a empresa ter acesso a recursos a custos mais baratos.
	 
	a razão de ser da empresa deve ser a maximização do bem-estar social e não mais a maximização do retorno para os acionistas.
	
	a razão da empresa em adotar a RSC, visa melhorar a sua relação com os seus fornecedores que tem uma tabela de desconto, que será tanto maior quanto mais aprofundada for a implantação da RSC na companhia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401487699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um das características principais no processo de construção da decisão de forma coletiva, é que ela precisa ser baseada num requisito que implica o comprometimento de todos os stakeholders, no atingimento dos resultados que se pretende chegar. Que processo precisa ser desenvolvido no grupo, para que aja sucesso nesta empreitada?
		
	
	A construção de espaços de negociação, onde os stakeholders emitem as suas opiniões e a empresa com seus advogados analisam se devem considerar ou não estas opiniões.
	 
	A construção de espaços baseados no diálogo permanente, onde todos constroem juntos a decisão que deve ser baseada no coletivo.
	
	A construção de espaços de negociação, onde os parceiros falam que vão denunciar a empresa, movendo várias ações, se ela não quiser indenizá-los por não ouvir o que eles estão sugerindo que seja feito.
	
	A construção de formas de convivência baseada na força de mobilização dos stakeholders, perante a opinião pública via imprensa.
	
	A construção de espaços onde o diálogo ocorra e a empresa decida que a partir de agora, somente acata os que os demais atores falam e decidam.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401487698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a proposta do novo modelo baseado na Gestão Social que avança em relação às proposições da Gestão Empresarial tradicional?
		
	
	Substituir a forma de gestão empresarial tradicional por modernas técnicas de gestão baseadas em multimídia e com muita participação de computadores para ajudar nas decisões.
	
	Substituir os modelos de gestão baseados na ¿empresa fala e os demais escutam¿, por outros baseados na gestão social onde ¿os parceiros falam, decidem e a empresa cumpre¿.
	 
	Substituir a gestão tecnoburocrática e monológica , por um gerenciamento mais participativo e dialógico, fundado no diálogo permanente capaz de gerar maior benefício para todos.
	
	Substituir a gestão baseada no diálogo pela forma baseada na hierarquia que é mais rápida e objetiva para tomar decisões.
	
	Substituir as formas de gestão com pouca participação dos stakeholders com outras que formam colegiados para que todos os envolvidos participem das decisões das empresas, opinando em todos os assuntos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401487362)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A CUFA apoia algumas modalidades de esporte que é praticado fora das quadras e ginásios convencionais, o que o torna uma atividade democrática e cada vez mais procurada por adolescentes e jovens. Contendo lances de extrema plasticidade e habilidade, esta modalidade esportiva oportuniza o antagonismo de adolescentes e jovens de periferia diante da sociedade como um todo. Qual das afirmativas abaixo capta melhor o sentido do trabalho que a entidade procura dar organicidade e permitir que seja replicado entre outras regiões?
		
	
	expressa formas de contestação para os governos que nada fazem para melhorar as suas condições de vida.
	
	expressa maneiras de fazer algum exercício, já que com pouco dinheiro, pouco podem fazer.
	
	expressa formas de que os jovens possuem para ficarem juntos e passar o tempo.
	 
	expressa formas de manifestação dos jovens, na busca por pontos de apoio de convivência e construção de redes de relacionamento social.
	 
	expressa a maneira que jovens e adolescente usam para praticar o esporte que não teriam condições para fazê-lo, pois não têm como frequentar clubes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401487368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cite dois fatores que mostra que a urbanização contribuiu para mudança na problemática social?
		
	
	as famílias se tornaram mais unidas e aumentou o nível de segurança nas cidades.
	
	crescimento das áreas verdes em lugar das estradas para os carros e praias e rios menos poluídos.
	 
	maior demanda , por rede de transporte de massa e novas formas de solidariedade social.
	
	os governantes têm adotado programas sociais e ambientais, que tem tornado os grandes centros urbanos ótimos para se viver ¿ programa estresse zero.os níveis de separação entre casais diminuíram nos últimos anos e o seu nível só desce no período.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401554636)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com o autor França Filho (2008), a gestão social pode ser entendida em duas perspectivas: como processo e como fim. Como processo, a gestão social é vista como modalidade específica de gestão (nível organizacional) que busca subordinar as lógicas instrumentais (típicas da gestão privada/estratégica) a outras lógicas, mais sociais, políticas, culturais ou ecológicas. Já enquanto fim (nível macro) o conceito de gestão social se aproximaria da gestão pública, pois ambas buscam atender às demandas e necessidades da sociedade. A ação desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica se enquadraria em que perspectiva?
		
	 
	Na perspectiva de gestão cultura, desenvolvendo um trabalho junto às escolas e universidade, mobilizando a comunidade acadêmica para a luta contra o desmatamento.
	
	Na perspectiva de somente gestão pública pela razão de cuidar da preservação de um bem público que é a Mata Atlântica.
	 
	Na perspectiva da gestão privada, pela necessidade de dar eficiência no uso dos recursos captados, e de gestão pública, por tentar recuperar as áreas de Mata Atlântica considerada um bem público.
	
	Na perspectiva de somente gestão política pelo fato de ter que cuidar da mobilização da sociedade e, ao mesmo tempo, brigar com empresas que poluem.
	
	Na perspectiva de somente gestão privada pelo fato de todo o seu modelo ser semelhante a de uma empresa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401498316)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Do ponto de vista teórico, a gestão de uma ONG pode não apresentar diferenças em relação a uma empresa privada. Ambas possuem características e alguns problemas semelhantes quanto à busca por qualificação profissional e pela construção de metodologias para garantir a eficiência e o alcance de resultados. Que outras competências são exigidas das ONGs?
		
	 
	Exige-se capacidade de execução dos projetos e controle dos recursos gastos em todas as faces do projeto.
	 
	Exige-se a capacidade de equacionar todos estes aspectos para a promoção de bem-estar social a partir de ações que propiciem o desenvolvimento econômico e social.
	
	Exige-se as competências para se atingir os resultados que foram planejados, quando da formulação dos projetos.
	
	Exige-se que sejam éticas na formulação dos projetos e rigorosas na implantação, de forma que se possa gerar o máximo benefício social.
	
	Exige-se a capacidade de gerar eficiência econômica e boa imagem para os seus patrocinadores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401554692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ONGs vêm a cada ano ampliando a sua área de atuação, seja no mundo ou no Brasil. Em face disto, o compromisso com resultados tem crescido para que essas organizações ganhem maior credibilidade e legitimidade os seus doadores e outros potenciais investidores das causas sociais, ambientais, culturais, humanitárias, etc. Nesse sentido, a profissionalização tem requerido novas estruturas e várias outras competências organizacionais. Marque a opção INCORRETA.
		
	
	Implementação de inovação social, além de atuação pelas técnicas de gestão social.
	
	Capacidades de parceria e articulação; além de poder de influência em espaços públicos.
	 
	E grande capacidade de fazer composição política para receber recursos orçamentários por meio de emenda de parlamentares.
	
	Práticas de gestão e planejamento, além de estratégias de atuação comunitária.
	
	Sistemas de monitoramento e avaliação; somados a mecanismos de sustentabilidade financeira.

Continue navegando