Buscar

Avaliação parcial

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0610_AV_201401281419 » GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401281419 - GILLIARD DA SILVA HENRIQUES
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,7    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2016 18:29:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201401499163)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Você já imaginou como um gestor público pode administrar uma cidade sem a participação dos cidadãos e da própria sociedade local? Afinal, sem o princípio democrático da participação local, realmente, não se pode administrar qualquer proposta ligada a coisa pública. Desta forma e considerando o que estudamos nas aulas conceitue Estado Federativo:
		
	
Resposta: O Estado federativo deve sim criar modelos de participação da sociedade dentre as idéias formando pontos de partida para tomadas de decisões, porém a política de segurança nacional e econômica deveram ser tratadas por agentes técnicos capacitados e deverão ser decididas internamente.
	
Gabarito: os entes regionais ¿ Estados e Municípios-, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): os entes regionais ¿ Estados e Municípios-, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401499156)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O controle sobre a organização do espaço urbano sempre foi atribuição do Estado que poderia direcionar as suas ações apenas para a manutenção da ordem urbana ou implementar ações efetivas de ordenamento das cidades. É importante ressaltar que o projeto da cidade capitalista está estreitamente relacionado com o ideário de modernidade que também sustentou as primeiras ações de planejamento urbano. Diferencie o Plano diretor do PPA:
		
	
Resposta: O plano diretor foi criado a partir dos municipios que após aprovação e consenso dos vereadores poderá ou não ser aprovado pelo prefeito da cidade e o PPA significa planejamento de gastos anual.
	
Gabarito: O PPA trabalha em uma perspectiva de 4 anos (médio). Já o PD Municipal deve trabalhar em uma perspectiva de 10 anos (longo prazo), por exemplo. É justamente um instrumento de organização político-administrativa de um município ou região e está diretamente relacionado a diversas profissões
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O PPA trabalha em uma perspectiva de 4 anos (médio). Já o PD Municipal deve trabalhar em uma perspectiva de 10 anos (longo prazo), por exemplo. É justamente um instrumento de organização político-administrativa de um município ou região e está diretamente relacionado a diversas profissões
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401484613)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os dirigentes das organizações públicas se deparam com limitações que não são encontradas nas atividades comerciais e industriais. Quanto às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, assinale a opção correta.
		
	 
	Na gestão pública, o funcionamento e os resultados, bons ou maus, têm impacto político.
	
	Na gestão privada, as ordens e instruções estão concretizadas em leis e regulamentos.
	
	Na gestão pública, os objetivos econômicos e financeiros são preponderantes.
	
	A gestão privada é geralmente orientada para o bem-estar social.
	
	Na gestão privada, há um alto grau de interdependência entre as organizações.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401484872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O benchmarking representa um dos mais importantes componentes da ¿moderna administração¿. Assinale a definição correta de benchmarking:
		
	
	É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fracos e daquelas empresas que não são reconhecidas como líderes.
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	
	É o mesmo conceito de outsourcing ¿ compara portanto, os fornecedores de cada organização.
	 
	É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes.
	
	É uma técnica que não permite comparações de processos e práticas dos concorrentes e sim em qual país cada empresa está localizada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401486924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática  (concebidas para proteger o patrimônio público ) precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial. Sobre o texto apresentado podemos afirmar que:
		
	
	Os direitos políticos ainda não existem no Brasil.
	 
	Está totalmente correto.
	
	Está parcialmente correto.
	
	Os direitos políticos ganharam força a partir do século XVII.
	
	Está totalmente errado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401486700)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A literatura evidencia que as instituições e organizações públicas no Brasil, dispersas nos três níveis de governo: União, Estados e municípios, interagem de forma precária entre si. O Estado brasileiro possui uma administração pública ampla e complexa, cuja ação governamental é implementada por meio de um elevado conjunto de órgãos, o que tende a dificultar a execução de planos, programas e projetos, mesmo quando existe disponibilidade de recursos financeiros para implantá-los. Este texto nos leva a entender que:
		
	
	Apesar de complexa, a administração pública brasileira trabalha de forma harmoniosa nos três níveis de governo.
	
	Quando há recursos disponíveis os órgãos da administração pública brasileira interagem muito bem.
	
	O conjunto de órgão da administração pública brasileira são capazes de superar dificuldades esporádicas e trabalhar de forma harmoniosa.
	 
	O setor público brasileiro tem enormes dificuldades para tornar efetivas as suas ações, que em geral são morosas e inflexíveis.
	
	Os sistemas existentes permitem uma perfeita interação entre os órgãos da administração pública nos três níveis de governo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401578245)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Francisco Malandrino, prefeito de determinado município após derrotado no pleito municipal, às vésperas do encerramento do mandato, agindo conforme a lei, congela os impostos municipais com objetivo de reduzir as receitas, dificultando a administração seguinte. Diante do exposto, podemos afirmar que Francisco Malandrino faltou com a inobservância de qual princípio?
		
	
	Da finalidade.
	
	Da presunção de legitimidade.
	 
	Da eficiência e da continuidade.
	
	Prudência.
	 
	Da moralidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401492592)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Corresponde ao conceito de Federação:
 
I - É uma associação de Estados soberanos, que podem eventualmente adotar uma constituição comum.
II - Costuma ser instituída para lidar com assuntos cruciais como defesa, relações exteriores, comércio internacional e união monetária.
III - Instituída por Estados  autônomos, isto é, possuem um conjunto de competências ou prerrogativas garantidas pela constituição que não podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo Governo Central. Entretanto, apenas o Estado Federal é considerado soberano.
		
	 
	Somente II está correta.
	
	Somente I está correta.
	
	I e II estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	 
	Somente IIIestá correta.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401493534)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A sistemática gerencial a ser considerada no processo de planejamento de transporte urbano é a de:
		
	 
	Coordenação entre setores de planejamento urbano, de transporte e de trânsito.
	
	Coordenação entre setores de planejamento urbano, de sinalização e de trânsito.
	 
	Análise entre planejamento urbano, de transporte e tráfego especial.
	
	Análise de interferência sonora e de densidade de tráfego.
	
	Coordenação entre planejamento de transporte, de sinalização e de trânsito.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401495153)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As regiões metropolitanas, na Constituição de 1988:
		
	
	São instituídas por lei ordinária de cada um dos Municípios envolvidos, após plebiscito Estadual.
	
	São criadas pelos Estados-Membros, independentemente da vontade dos Municípios integrantes, desde que verificadas as hipóteses constitucionais.
	 
	Podem ser formadas por Municípios pertencentes a mais de um Estado-Membro, desde que limítrofes.
	 
	Têm por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
	
	Apresentam Municípios escassamente povoados e sem continuidade urbana entre si, compondo um complexo geoeconômico e social, visando ao seu desenvolvimento.

Continue navegando

Outros materiais