Buscar

Revisão de nutrição

Prévia do material em texto

Aula 01
Com relação às Leis da Alimentação, a lei da quantidade refere-se aos alimentos que compõem a dieta, os quais deverão ser suficientes para:
R=Suprir as necessidades energéticas.
Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
R= A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
Para que o organismo humano funcione em perfeito equilíbrio, é necessário uma dieta variada, equilibrada e colorida. Esta afirmação NÃO está relacionada ao fato de que:
R= devemos ingerir todos os dias os mesmos alimentos.
As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
R= A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
R= Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
	O retardo na velocidade do esvaziamento gástrico e aumento na incidência de refluxo gastroesofágico podem estar relacionados a alguns fatores dentre os quais podemos citar:
		
R=a presença de gordura no quimo.
O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo humano possa utilizar adequadamente os nutrientes provenientes da alimentação. As primeiras etapas fundamentais são:
R= Escolha e preparo dos alimentos.
Todo alimento que para seu consumo é necessário apenas a remoção das partes não comestíveis e os tratamentos para sua perfeita higienização e conservação é chamado de alimento in natura. Devemos ter uma ingestão adequada destes alimentos devido à presença de fibras, vitaminas e minerais. Atualmente, há um predomínio da ingestão de alimentos refinados, processados e industrializados, levando a uma série de prejuízos à saúde humana COM EXCEÇÃO DE:
R= aumento na saciedade.
AULA 02
O conhecimento sobre a composição nutricional dos alimentos é imprescindível para fazer uma escolha adequada dos mesmos. As Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos nos ajudam a alcançar a Segurança Alimentar. Sobre os macronutrientes NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
R= As proteínas de baixo valor biológico contêm todos os aminoácidos essenciais na quantidade e relação corretas para manter o equilíbrio nitrogenado e permitir o crescimento e reparo dos tecidos.
A deficiência de ferro é considerada a carência nutricional de maior prevalência mundial. Os grupos mais suscetíveis a este tipo de deficiência são
R= Lactentes que não receberam o leite materno, pré-escolares, adolescentes e gestantes.
No planejamento dietético para a anemia ferropriva, devemos considerar a existência de elementos inibidores e facilitadores da absorção de ferro dos alimentos. A alternativa que contem alimentos com boa disponibilidade de elementos de ferro é:
R= Carne bovina, peixe e frango
Um grupo de alunos do curso de graduação em Enfermagem realizou uma oficina sobre os hábitos alimentares no Brasil. A promoção da alimentação adequada e saudável como um prazer cotidiano, o estímulo à autonomia e a valorização das especificidades culturais e regionais da alimentação de cada parte do país foram alguns dos objetivos da atividade. As oficinas foram realizadas em cozinhas didáticas adaptadas a uma sala de aula, onde a população aprendeu a aproveitar melhor os alimentos e compor uma boa alimentação. Os cardápios elaborados foram de baixo custo e com alto valor nutricional. O consumo de arroz com feijão foi eleito como um dos hábitos alimentares mais populares no Brasil representando uma excelente alternativa para:
R= Melhorar a qualidade da proteína vegetal pela complementação de aminoácidos não essenciais.
A fibra dietética é modernamente considerada alimento funcional e corresponde aos resíduos de paredes celulares e tecidos de sustentação de vegetais usados na alimentação. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
R= A fração insolúvel das fibras é responsável pelo aumento do bolo fecal, garantindo o peristaltismo e a fração solúvel contribui para baixar os níveis de
colesterol.
Assinale a opção que contém um tipo de fibra alimentar que adsorve água, forma um gel e diminui a velocidade de esvaziamento gástrico, promovendo, dessa forma, um aumento na saciedade:
R= Fibra solúvel.
As fibras solúveis, principalmente as viscosas como a pectina, tendem a se ligar aos ácidos biliares no lúmen intestinal levando a uma redução na reabsorção intestinal e a um aumento na excreção fecal dos mesmos. Como uma maior quantidade de ácidos biliares está sendo eliminada através das fezes, deverá ocorrer uma nova síntese hepática desses ácidos para manter um nível mínimo necessário para a digestão das gorduras (formação de micelas com os triacilgliceróis). Como os ácidos biliares são sintetizados a partir do colesterol, essa eliminação fecal promove uma mobilização de maior quantidade de colesterol para a síntese desses ácidos, o que diminui os níveis de colesterol sanguíneo. Esse efeito é conhecido como:
R= Efeito hipocolesterolêmico das fibras solúveis.
De acordo com o químico Atwater e seus experimentos com calorimetria no final do século XIX, foi observado que o valor energético de 1g de glicídios, 1 g de proteínas e 1 g de lipídios é aproximadamente:
R= 4 Kcal/g; 4 Kcal/g e 9 Kcal/g.
AULA 03
Uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana é a educação nutricional. Através da educação nutricional os indivíduos aprendem a se alimentar adequadamente, de acordo com o seu poder aquisitivo e estado de saúde, evitando assim, distúrbios nutricionais relacionados tanto à carência quanto ao excesso nutricional. De acordo com o modelo da história natural da doença podemos destacar que a educação nutricional é uma importante medida de:
R=Atenção primária à saúde (prevenção).
No Guia Alimentar da Pirâmide, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e nãoapenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo dos Alimentos Integrais (Pães, arroz, cereais e massas):
R=Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
Na Pirâmide Alimentar, o grupo de peixes, ovos e frango são fontes principalmente dos seguintes nutrientes, EXCETO:
R=amido.
O motivo pelo qual no primeiro nível da nova proposta da Pirâmide Alimentar estarem apenas os cereais integrais, assim como as massas e pães confeccionados com farinhas integrais relaciona-se à:
R=Importância das fibras na saúde humana.
Atualmente, as ações de Educação Alimentar e Nutricional vem despertando interesse por parte dos profissionais da saúde e da educação, principalmente por ser a educação o fator primordial para retirar os indivíduos de situações de exclusão social. Sobre os objetivos e instrumentos de Educação Nutricional NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
R= As modificações na Pirâmide Alimentar propostas pelos professores epidemiologistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard não foram significativamente importantes. Coincidentemente ou não, a primeira versão da Pirâmide Alimentar acompanhou a transição epidemiológica no Brasil e no mundo: a diminuição nos casos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
R= Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
Leia o fragmento do artigo: Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil (artigo disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100005): O Projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis" existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação. Analise as afirmativas: I A alimentação é a primeira aprendizagem social da criança e a imersão da criança em um contexto alimentar, inerente a cada cultura, irá influenciar nas escolhas alimentares. II A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, componente importante da promoção da saúde, uma das diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). III A realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar, são processos úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar. IV A utilização de ações de educação nutricional para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é imprescindível, uma vez que estes são formados nesta fase da vida. Agora, assinale a opção CORRETA:
R= Todas as afirmativas estão corretas.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo do leite e derivados:
R= Cálcio, Proteínas de alto valor biológico, Vitaminas A e D.
AULA 04
Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios de forma mais precoce. A alternativa que NÃO apresenta uma ação de diagnóstico em avaliação nutricional é:
R=Exames radiográficos.
Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
R=Índice nutricional prognóstico.
Os indicadores bioquímicos que caracterizam o turnover ósseo são:
R= Dosagem plasmática de fosfatase alcalina de origem óssea e do NTx urinário
	Na avaliação antropométrica a espessura da prega cutânea tricipital indica:
		
R= Reserva de tecido adiposo subcutâneo.
O estado nutricional pode refletir-se na aparência do indivíduo. Alguns tecidos podem servir como indicadores do estado nutricional geral e ingestão adequada de nutrientes específicos. No exame físico devemos analisar com atenção a pele, cabelo, dentes, gengivas, lábios, língua e olhos. A presença de petéquias na pele pode estar relacionada com a deficiência de:
R=vitamina C.
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de doenças. Um paciente com IMC maior ou igual a 30 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver várias doenças. A alternativa que NÃO apresenta uma doença que pode acometer este paciente é:
		
R=artrite reumatóide.
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de algumas doenças. Um paciente com IMC menor que 18,5 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver:
R=infecções.
Na avaliação antropométrica, a massa corporal total (MCT) ou peso representa a soma de todos os componentes corporais. A perda de peso é extremamente importante no prognóstico de um paciente porque reflete:
R=o desequilíbrio proteico-energético do indivíduo
AULA 05
Em relação à Terapia Nutricional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A nutrição parenteral central é administrada por via venosa utilizando-se preferencialmente as veias de grande calibre. II. A nutrição enteral pode ser administrada através de sondas que desembocam o seu conteúdo diretamente no estômago, duodeno ou jejuno. III. As terapias nutricionais enteral e parenteral são recomendadas a todos os pacientes hospitalizados, por serem fisiológicas e estéreis.
R= Apenas as alternativas I e II são corretas.
A manutenção de um estado nutricional adequado é de extrema importância para a recuperação e manutenção da saúde. Assim, quando o paciente apresenta alguma doença que não o permita se alimentar adequadamente, através da alimentação via oral, é indicado iniciar o mais precocemente possível, a terapia nutricional enteral. Com relação a esta terapia é INCORRETO afirmar que:
R= A jejunostomia é indicada quando o paciente permanecer em terapia nutricional por não mais que quatro semanas e não apresenta risco de aspiração
São alimentos que podem ser oferecidos a pacientes quando há indicação de dieta líquida restrita com EXCEÇÃO de:
R= Leite
Um paciente desnutrido, com uma fístula de alto débito (drenando mais de 500ml), foi internado na unidade de terapia intensiva onde você é o Enfermeiro responsável. Foi indicado terapia nutricional parenteral. O tipo de via mais indicado para o suporte nutricional parenteral neste paciente é:
R=Utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal e esta via permitirá ofertar um maior aporte energético para recuperação do estado nutricional do paciente.
Para evitar a obstrução da sonda nasogástrica, após administração de alimentos ou medicamentos, deve-se:
R=Introduzir um pouco de água
Assinale a alternativa que representa a definição da dieta hospitalar BRANDA:
R=Dieta que facilita a digestão onde todos os alimentos são modificados por cozimento ou mecanicamente (triturados, ralados, moídos) para abrandar as fibras.
O Enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente em terapia nutricional enteral pode apresentar, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Indique a afirmativa que apresenta SOMENTE as complicaçõesmecânicas da terapia nutricional enteral:
R=Sinusite, erosão nasal e desposicionamento da sonda.
A sequência de Robin (SR) é descrita na literatura como uma tríade de anomalias caracterizada por micrognatia, glossoptose e fissura de palato. Clinicamente, a tríade se expressa por obstrução das vias aéreas e dificuldades alimentares que são mais frequentes e mais graves no período neonatal. A heterogeneidade das manifestações clínicas também é uma de suas características, podendo a criança expressar desde leve dificuldade respiratória e alimentar até graves crises de asfixia, que podem levar ao óbito se não houver rápida intervenção médica. As dificuldades alimentares se caracterizam por pouco volume de leite ingerido, alimentação por via oral (VO) demorada (geralmente maior que 30 minutos), fadiga, tosse, engasgos, vômitos e regurgitações durante e após as mamadas. Essas dificuldades alimentares podem levar à desnutrição protéico-calórica (MARQUES et al, 2005. Disponível em ). Para evitar as dificuldades alimentares e a desnutrição protéico-calórica, os lactentes com SR podem ser alimentados através da:
R=gastrostomia.
AULA 06
Paciente do gênero feminino, de 44 anos de idade, apresenta excesso de gordura na região glúteo femoral (quadril, nádegas e pernas). De acordo com a localização da gordura, marque a opção que apresenta o tipo de obesidade apresentada por esta paciente:
R=Obesidade ginóide ou periférica.
A obesidade afeta grande parte da população, podendo desencadear inúmeras complicações como a síndrome metabólica, cujas principais manifestações clínicas são:
R=Hipertensão arterial sistêmica, hiperinsulinemia e hipertrigliceridemia.
Assinale a opção que apresenta uma característica comum no diabetes mellitus tipo II:
R=Obesidade.
Paciente masculino procurou o serviço de saúde onde você é o enfermeiro responsável. A anamnese do paciente revelou que o mesmo apresenta vários fatores de risco para o desenvolvimento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Você o orientou a procurar um nutricionista para tratamento dietoterápico. Também forneceu algumas orientações nutricionais ao paciente, que seriam relevantes para o momento, antes da consulta com o nutricionista. Marque a afirmativa que apresenta somente orientações nutricionais que devem ser dadas ao paciente
	Paciente do gênero masculino, de 40 anos de idade, procurou um serviço de saúde porque estava acima do seu peso. A avaliação nutricional diagnosticou obesidade do tipo central ou andróide. Você o orientou para agendar uma consulta com o nutricionista e também lhe deu algumas orientações nutricionais que poderiam contribuir para a perda de peso e para uma alimentação saudável. Marque a afirmativa que apresenta SOMENTE orientações nutricionais que devem ser dadas para auxiliar na perda de peso:
R=Fracionar os horários das refeições com intervalos de 3 a 4 horas, não deixando de fazer nenhuma refeição, diminuir o consumo de doces e gorduras e incluir fibras na alimentação.
A terapia nutricional no diabetes mellitus é importante no tratamento e na prevenção das complicações relacionadas a esta doença. Indique a afirmativa que apresenta somente objetivos da terapia nutricional no diabetes:
R=Manter a glicemia normalizada e atingir ou manter o peso corporal adequado.
		
R=Substituir a gordura saturada pela monoinsaturada e diminuir o consumo de alimentos ricos em colesterol.
Paciente masculino, 44 anos de idade, apresenta obesidade do tipo andróide ou central. Marque a opção que apresenta as complicações envolvidas com este tipo de obesidade:
R=Síndrome metabólica (intolerância à glicose, aumento nos níveis sanguíneos de LDL-colesterol, doenças cardiovasculares e resistência periférica à insulina).
	Leia o caso clínico: Uma mulher obesa de 33 anos procura seu médico com queixa de ganho de 12 kg nos últimos 12 meses, após sua segunda gestação. Refere que tem preferência por doces, não faz lanches, passa o dia trabalhando e come mais à noite, quando chega em casa. É sedentária e nega tabagismo. Mãe de 3 filhos, gesta 3 para 3, teve depressão pós-parto na sua segunda gestação, mas não nessa última. Sua mãe é diabética e seu pai morreu aos 57 anos de infarto agudo do miocárdio. Sua irmã tem hipotireoidismo. Ao exame: peso 89kg, estatura 155 cm, PA 140 x 90 mmHg, cintura 97 cm, quadril 103 cm, tireóide discretamente aumentada, elástica, firme, heterogênea. Presença de acantose nigricans em axila e pescoço, característica de resistência periférica à insulina; estrias esbranquiçadas em abdome, que ela afirma que apareceu após a gestação. Apresenta os seguintes exames laboratoriais: glicemia 102 mg/dl; colesterol total 225 mg/dl; triglicerídios 188mg/dl; HDL 33mg/dl; TSH 2,2 mU/l. Todos somos unânimes em afirmar que a obesidade e a síndrome metabólica constituem sérios problemas de saúde pública. De acordo com a paciente do caso clínico, apesar de ter 33 anos, seu prognóstico não é nada bom: a paciente apresenta risco de infarto agudo do miocárdio em 10 anos. De acordo com os critérios de diagnóstico estabelecidos pela International Diabetes Federation (IDF), assinale a opção que contém APENAS as principais características da paciente que a enquadaram como portadora da síndrome metabólica:
	
R=obesidade, glicemia 102 mg/dl; colesterol total 225 mg/dl; triglicerídios 188mg/dl; HDL 33mg/dl; presença de acantose nigricans em axila e pescoço; PA 140 x 90 mmHg.
AULA 07
O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com artrite reumatoide pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que a desnutrição é comum, são fatores relacionados à desnutrição, em pacientes com artrite reumatoide, EXCETO:
R=Hipertrofia das microvilosidades intestinais.
O cálcio é o mais abundante cátion divalente do organismo humano, o qual contribui com aproximadamente 1,5 a 2,0% do peso corporal total do organismo adulto. Mais de 99% do cálcio total do organismo é encontrado nos ossos e dentes formando o tecido ósseo. Sobre as fontes alimentares de cálcio e sua biodisponibilidade no organismo humano é INCORRETO afirmar que:
R=As fontes alimentares de cálcio menos biodisponíveis são os laticínios, principalmente leite, iogurte e queijos.
O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com artrite reumatoide pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Considerando o quadro clínico característico, destaque a conduta nutricional que NÃO É preconizada a pacientes com disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM):
R=Estabelecer dieta zero, com o objetivo de manter a articulação em repouso.
O aumento na incidência e prevalência da osteoporose em todo mundo tem estimulado pesquisadores a explorar novas intervenções para sua prevenção. Apesar das doenças ósseas terem etiologias complexas, o desenvolvimento de algumas pode ser minimizado pelo fornecimento de nutrientes adequados em períodos apropriados durante o ciclo da vida. Sobre a prevenção da osteoporose é INCORRETO afirmar que:
R=Pacientes com hipocloridria podem se beneficiar com suplementos que contêm cálcio sob a forma de carbonato de cálcio, que é insolúvel, especialmente em pH neutro.
O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com gota (artrite microcristalina) pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que o manejo nutricional é importante para melhorar o prognóstico da doença, o objetivo de se recomendar abstinência alcoólica aos pacientes é:
R=Corrigir a hiperuricemia.
O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com gota (artrite microcristalina) pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que o manejo nutricional é importante para melhorar o prognóstico da doença, o objetivo de se recomendar aos pacientes o aumento na ingestão hídrica é:
R= Otimizar a excreção urinária de ácido úrico e minimizar a possibilidade de formação de cálculosrenais.
O enfermeiro deve conhecer os principais fatores de risco para a osteoporose. Além disso, campanhas de prevenção são fundamentais para minimizar a incidência desta doença, principalmente durante a infância e adolescência, pois:
R=São períodos de maior alcance do Pico de Massa Óssea (PMO).
A artrite reumatoide é mais frequente em mulheres e está comumente associada à osteoporose, devido ao uso crônico de corticoides que promove:
R=Diminuição na absorção intestinal de cálcio e hipercalciúria
AULA 08
O café não está contra-indicado durante a amamentação, mas por ser uma bebida com alto teor de cafeína, deve ser ingerido com moderação pois:
R=A cafeína em excesso pode promover hipercalciúria na nutriz.
Com relação ao consumo de adoçante artificial aspartame durante a gestação, NÃO É correto afirmar que
R=O uso deste adoçante é liberado para todas as gestantes, uma vez que não causa nenhuma complicação para o feto.
O refluxo gastroesofágico pode comprometer de forma importante o estado nutricional da gestante, por isso algumas orientações nutricionais são importantes nestes casos. São orientações para gestantes com refluxo gastroesofágico, exceto:
R= Diminuir a ingestão de alimentos proteicos e aumentar a ingestão de alimentos gordurosos.
O enfermeiro deve conhecer o quadro clínico característico da Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG). Sendo a hipoalbuminemia um importante achado laboratorial relacionado ao edema, as proteínas alimentares mais adequadas para reposição das proteínas plasmáticas são:
R= Ovoalbumina e lactoalbumina.
O quadro clínico característico da Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) hipertensão, edema e proteinúria. O enfermeiro deve conhecer o quadro clínico característico e diferenciar o edema suave na gestação, o qual não justifica a restrição severa de:
R=Sódio
Para garantir uma produção de leite satisfatória recomenda-se que as nutrizes:
R=Tenham uma ingestão hídrica adequada e maior contato afetivo com o recém-nato
O cuidado nutricional adequado da gestante diabética contribui para a redução do risco de ocorrência de complicações durante a gestação. Com relação a orientações nutricionais para gestantes diabéticas, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
R=Deve-se desestimular o consumo de fibras, uma vez que estas causam desconforto as gestantes e não tem efeito sobre a glicemia.
A constipação intestinal é uma complicação frequente durante a gestação. Marque a afirmativa que apresenta orientações nutricionais para este tipo de complicação:
R=Aumentar o aporte de fibras e a ingestão hídrica.
AULA 09
O enfermeiro deve conhecer os principais fatores de risco para a osteoporose. Além disso, campanhas de prevenção são fundamentais para minimizar a incidência desta doença, principalmente durante a adolescência. A literatura relata e estudos epidemiológicos comprovam que a gestação na adolescência é um dos fatores de risco para a osteoporose. Devido a isso, as necessidades nutricionais aumentam ainda mais. Destaque os micronutrientes importantes para garantir a mineralização adequada do esqueleto fetal e da adolescente:
R=Cálcio e vitamina D.
A mídia pode exercer influência negativa na saúde óssea, ao preconizar a necessidade de um padrão de beleza no qual a magreza ocupa lugar de destaque. A incidência de transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia nervosa, vem aumentando, principalmente em adolescentes femininas, exacerbando o impacto da perda de massa óssea, durante o processo de envelhecimento. São fatores relacionados à perda de massa óssea, em adolescentes femininas com anorexia nervosa, COM EXCEÇÃO DE:
R= Aumento no alcance do pico de massa óssea.
Clara, 3 anos de idade, deu entrada na UTI pediátrica, com quadro de infecção do trato gastrointestinal (diarreia e vômitos). Com relação às características da dieta indicada neste caso, leia e analise as afirmativas abaixo:
 I A dieta deve ser hipoproteica para evitar a sobrecarga renal.
II A dieta deve ser hiperlipídica, a fim de fornecer aminoácidos essenciais para a síntese de albumina.
III A dieta deve ser isenta de resíduos para minimizar o peristaltismo intestinal.
IV A dieta deve conter repositores hidroeletrolíticos para evitar a desidratação.
Marque a opção CORRETA
R=Somente as alternativas III e IV estão corretas.
A adolescência é uma fase da vida marcada por profundas modificações físicas e orgânicas, que podem repercutir sobre o estado nutricional, caso as necessidades nutricionais não sejam atendidas. Leia as afirmativas sobre estas modificações:
I - Nesta fase da vida, o ritmo de crescimento aumenta como no primeiro ano de vida.
II - Nesta fase, os meninos ganham duas vezes mais peso que as meninas e a composição corporal já é diferenciada entre os gêneros.
III - Nesta fase, ocorre o estirão do crescimento e ocorre a aquisição da maturidade sexual.
IV - Esta fase é marcada por intenso catabolismo proteico, com balanço nitrogenado negativo.
 Indique a opção CORRETA
R= Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Várias são as tentativas de fornecer, por meio da dieta, a quota de ferro necessário na infância. A multimistura tem sido utilizada como uma estratégia para aumentar o aporte de ferro na alimentação de crianças carentes. Com relação à multimistura, leia as afirmativas abaixo: 
I Os nutrientes presentes na multimistura são prontamente absorvidos e aproveitados pelo organismo, uma vez que esta não apresenta antinutrientes, como fitatos e oxalatos, que poderiam interferir na absorção dos nutrientes presentes.
II As multimisturas são alimentos não-convencionais de origem vegetal que trazem quantidades relevantes de minerais e também de antinutrientes.
III Ao usar a multimistura, deve-se orientar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C para potencializar a absorção dos minerais, especialmente de ferro.
IV As multimisturas são oferecidas em pequenas quantidades ao dia, com o intuito de fornecer os minerais e vitaminas que são perdidos durante o processamento ou beneficiamento de alimentos.
Marque a opção CORRETA:
R=Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
O estímulo à alimentação saudável deve ter início na infância. Assim, a realização de atividades educacionais relacionadas à alimentação saudável nesta faixa etária é de grande importância. Com relação à educação nutricional, leia e analise as afirmativas abaixo:
I É importante para prevenção de doenças carenciais, como a anemia ferropriva.
 II Todos os profissionais de saúde podem atuar neste tipo de atividade, a fim de atuar na prevenção de doenças crônicas futuras, tais como diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e obesidade.
III A educação nutricional não tem efeitos sobre a saúde futura das crianças, ou seja, não contribui para saúde na idade adulta.
IV A educação nutricional promove a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis, o que repercute na saúde a curto e longo prazo.
Marque a opção CORRETA:
R=Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Com relação aos hábitos alimentares das crianças em idade escolar (7 a 12 anos), é CORRETO afirmar:
R=As crianças em idade escolar mantêm as preferências e as aversões dos anos anteriores e imitam os hábitos alimentares das pessoas de suas famílias.
Campanhas de educação nutricional são fundamentais durante a adolescência, com objetivo de garantir um crescimento saudável e minimizar a incidência de várias doenças. A literatura relata e estudos epidemiológicos comprovam que as necessidades nutricionais de ferro aumentam na adolescência. Devido a isso, adolescentes devem ser orientados a:
R=Consumir frutas ricas em vitamina C após o almoço e o jantar.
AULA 10
O processo de envelhecimento é caracterizado por uma série de alterações, que comprometem o estado nutricional do idoso. As alterações psicossociais, tais como sensação de isolamento social e abandono família, podem levar à:
R=Anorexia e desnutrição.
Alguns idosos se beneficiam com a substituição de alimentos refinadospor alimentos integrais. Esta substituição alimentar evita alguns sintomas de desconforto gastrintestinal, como:
R=Diminuição no peristaltismo intestinal.
Na Atenção Integral à Saúde, a avaliação do estado nutricional dos idosos exerce um impacto extremamente importante, visto que é uma avaliação feita para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Nesse contexto, são fatores que justificam a atenção especial dada ao idoso hospitalizado COM EXCEÇÃO DE:
R=A diminuição na morbi-mortalidade é comum em idosos.
A educação nutricional dos idosos é fundamental para garantir um processo de envelhecimento com qualidade de vida. O profissional de enfermagem especializado no atendimento de idosos deve ser capaz de conhecer as alterações fisiológicas e patológicas características do processo de envelhecimento e fornecer orientação nutricional adequada aos mesmos, a fim de prevenir ou corrigir a desnutrição. Com relação a estas orientações, leia as afirmativas abaixo:
I. Mudanças na consistência da dieta são necessárias para promover alimentação com conforto para idosos que possuem doenças periodontais e xerostomia.
II. A dieta deve ser variada, colorida e saborosa devido às alterações sensoriais características do processo de envelhecimento, como redução dos sentidos do paladar, olfato e visão.
III. O estímulo à alimentação deve ser frequente, principalmente em idosos que apresentam alterações neurológicas características do processo de envelhecimento.
Marque a opção CORRETA:
R= Todas as afirmativas estão corretas.
As atividades desenvolvidas nas Universidades Abertas da Terceira Idade (UATI) vêm contribuindo muito para a melhoria do bem-estar físico, mental e social dos idosos. Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa um objetivo das UATI.
R=As UATI vêm contribuindo para a prescrição de suplementos nutricionais para todos os idosos que participam das atividades levando em conta todas as alterações fisiológicas que acompanham o processo de envelhecimento.
A imunodeficiência no idoso pode estar relacionada a vários fatores como a desnutrição, a hipocloridria, o uso indiscriminado de antibióticos, as alterações na flora normal, entre outros. O profissional de enfermagem especializado no atendimento a idosos deve ser capaz de conhecer os possíveis fatores envolvidos na prevenção de doenças infecciosas, dentre os quais, os nutricionais. Com relação aos fatores nutricionais envolvidos, leia as afirmativas abaixo:
I A ingestão adequada de alimentos fontes de proteínas de alto valor biológico garante a formação dos anticorpos.
II A ingestão de alimentos fontes de vitamina C e zinco fortalece a defesa antioxidante melhorando a resposta imunológica.
III A ingestão de ácidos graxos essenciais, como ácido alfa-linolênico, promove uma modulação benéfica na resposta inflamatória e imunológica.
IV A ingestão de ácidos graxos saturados promove uma melhora na fluidez sanguínea e na saúde endotelial.
Marque a opção CORRETA:
R=Somente a afirmativa IV está errada.
As Universidades Abertas à Terceira Idade (UATI) desenvolvem trabalhos educativos de alta qualidade, contribuindo para manter os idosos ativos, saudáveis e autônomos, preservando seu direito ao trabalho, ao lazer, à informação e à educação. A intervenção nutricional educativa faz parte desse conjunto de atividades desenvolvidas nas UATI. Com relação à intervenção nutricional educativa, leia as afirmativas abaixo:
I. A intervenção nutricional educativa terá maiores chances de sucesso se estiver incluída em programas habituais que promovam mudanças radicais nos hábitos alimentares, por um curto período de tempo.
II. Os temas mais relevantes para serem desenvolvidos durante a intervenção educativa são: a importância da alimentação para a saúde dos indivíduos; grupos de alimentos e suas funções no organismo humano; necessidades e recomendações nutricionais específicas para a população idosa; e o autocuidado em nutrição.
III. As palestras e atividades deverão ser desenvolvidas de uma forma dinâmica e interativa para que a intervenção nutricional educativa tenha maiores chances de sucesso.
IV. As ações da equipe de enfermagem estão ligadas à educação para a saúde. Assim, a equipe deverá orientar sobre a importância da alimentação para a saúde, explicar os grupos de alimentos e suas funções no organismo, ressaltar as necessidades e recomendações nutricionais específicas para a população idosa e estabelecer o autocuidado em nutrição.
Marque a opção CORRETA:
R= Somente a afirmativa I está incorreta
A diminuição na absorção de nutrientes no idoso pode estar relacionada a vários fatores, COM EXCEÇÃO DE:
R=Aumento na reabsorção tubular renal.

Continue navegando

Outros materiais