Buscar

resumo de Aps Leg comercial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GABARITO
1.	(vale 2,5 pontos) Determinada sociedade limitada outorgou poderes de gestão e administração a um terceiro estranho à sociedade. Este instrumento contudo não foi levado à averbação no registro competente. Sobre quem recairá a responsabilidade dos atos por ele praticados? Justifique.
Resposta:O administrador, nomeado por instrumento em separado, deve averbá-lo à margem da inscrição da sociedade, e, pelos atos que praticar, antes de requerer a averbação, responde pessoal e solidariamente com a sociedade.
2.	( vale 2,0 pontos) Existe alguma conseqüência para o sócio no exercício da função de administrador quando este é nomeado em clausula expressa no contrato social de constituição da sociedade ou por ato separado.
Resposta:Sim, pois são irrevogáveis os poderes do sócio investido na administração por cláusula expressa do contrato social, e são revogáveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a sócios por ato separado, ou a quem não seja sócio. Legislação pertinente:lei 10.406/02 – Novo Código Civil. art. 1.019 e seu parágrafo único.
3.	(vale 2,5 pontos) Fernanda, titular de uma conta bancária em instituição de grande porte, foi a uma mercearia e comprou alguns produtos para consumo de sua família. Pagou a compra com cartão de débito automático. Em casa, reparou que o nome que constava na nota fiscal, detalhado NOVAKARIME COMESTÍVEIS LTDA, não era o mesmo que constava no comprovante de pagamento de sua compra, CASAS PEDRO, contudo o endereço do estabelecimento era o mesmo em ambos os comprovantes. Como se explica o nome que consta na nota fiscal não ser igual ao nome constante no comprovante de pagamento?
Resposta:NOVA KARIME COMESTÍVEIS LTDA é o nome empresarial onde se identifica o tipo societário da empresa, CASAS PEDRO é nome baseado em elemento fantasia, que constitui o complexo de bens reunidos pelo empresário para desenvolvimento de sua atividade econômica e faz parte do estabelecimento empresarial.
4.	(vale 1,5 pontos) No regime do atual Código Civil, a caracterização de determinada atividade econômica como empresarial, justifique sua resposta:
A.	 Depende de expressa previsão legal ou regulamentar, devendo a atividade constar em relação previamente expedida pelo Departamento de Registro de Comércio.
B.	 É feita mediante opção do empresário que no momento do seu registro deverá declinar se sua atividade será empresarial, ou não.
C.	 É aferida a posteriori, conforme seja a atividade efetivamente exercida em caráter profissional e organizado, ou não.
D.	 Depende do ramo da atividade exercida pelo empresário, sendo empresarial a compra e venda de bens móveis e semoventes e não empresariais as demais atividades.
Resposta: letra B
5.	(vale 1,5 pontos) Sobre as sociedades anônimas, assinale a alternativa INCORRETA:
A.	 A cada ação ordinária corresponde 1 (um) voto nas deliberações da assembléia-geral.
B. A assembléia-geral poderá suspender o exercício dos direitos do acionista que deixar de cumprir obrigação imposta pela lei ou pelo estatuto, cessando a suspensão logo que cumprida a obrigação.
C. O administrador deve exercer as atribuições que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa.
D. os acionistas não têm direito de preferência para a subscrição do aumento de capital.
Resposta letra D
1.	Cabe as juntas comerciais 
a) criar o número único que identifica a pessoa jurídica, o CNPJ.
b) fiscalizar a contribuição de tributos relativos ao exercício empresarial.
c) executar e administrar os serviços de registro relativos a constituição e alteração de sociedade empresarial.
d) fiscalizar a escrituração de toda e qualquer sociedade empresarial.
Resposta c
2. O estabelecimento comercial
a)	é o local aonde uma certa marca de um determinado produto é comercializada.
b)	corresponde ao conjunto de bens materiais organizados e explorados pelo empresário.
c)	é inalienável.
d)	corresponde ao conjunto de bens incorpóreos organizados e explorados pelo empresário.
Resposta b
3. Assinale a alternativa incorreta baseando-seart 966 e 967 do Código Civil:
a)É obrigatória a inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis da respectiva sede, antes do inicio de sua atividade.
b) Não se considera empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
c ) Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
d ) É considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 
Resposta b
4. Os direitos relativos à propriedade industrial:
a)	São protegidos exclusivamente com base em tratados internacionais dos quais o Brasil é parte;
b)	Concedidos apenas às pessoas físicas residentes no Brasil e às sociedades constituídas de acordo com as leis brasileiras, que mantenham a sede de sua administração em território brasileiro;
c)Têm a sua proteção assegurada em todo o território nacional, até mesmo por sociedade estrangeira, mediante depósito das patentes e marcas no Departamento Nacional do Registro do Comércio;
d)	São garantidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial através da concessão de privilégios e de registros.
Resposta c
5 . São clausulas essenciais no contrato social:
a) Tipo societário que é a atividade explorada economicamente pela sociedade;
b)Sede e foro esclarece qual é o município da sede da sociedade, o 	local onde, pode ser encontrado seu representante legal, bem como o foro de eleição para apreciação das pendências entre os sócios, além do endereço completo das filiais declaradas.
c) qualificação dos sócios onde esclarece a responsabilidade dos sócios.
d) O objeto social que é a clausula que especifica o tipo de sociedade que esta sendo contratada.
Resposta b.
6. Dentre as conseqüências da aquisição da personalidade jurídica de uma sociedade esta:
	a)não poder contratar;
b)não ter individualidade isto é confundir-se com a pessoa dos sócios que constituem a sociedade;
	c)não ter patrimônio próprio;
	d) ser um sujeito capaz de direitos e obrigações;
Resposta d.
7.	A sociedade anônima:
a)	é uma sociedade tipicamente empresarial e se forma por meio de um contrato social;
b)	é uma sociedade sem fins lucrativos e se forma por meio de um estatuto;
c)	é uma sociedade tipicamente empresarial e se forma por meio de um estatuto.
d)	é uma sociedade sem fins lucrativos e se forma por meio de um contrato social;
Resposta c
8.	 A escrituração da sociedade empresarial conforme a legislação brasileira
a) É aceita em qualquer idioma e moeda só se exige a forma contábilpor ordem cronológica de dia , mês e ano.
b)Poderá ser verificada sob qualquer pretexto por qualquer pessoa, só respeitando o horário comercial.
c) Poderá ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica porem será sempre em qualquer tipo de sociedade empresarial indispensável o livro diário.
d)Nem a sociedade empresária nem o empresário são obrigados a conservar em boa guarda toda a escrituração.
Resposta C
1.(vale 2.0 pontos) Fernando Fernandes procurou o administrador de sua propriedade rural pois queria ter a inscrição de empreendedor rural para conseguir benefícios de empréstimos bancários. Ocorre que seu administrador o informou quepor desenvolver uma atividade agrícola ele nunca seria considerado empresário. Está correta a informação que Fernando Fernandes recebeu? Justifique.
Faustino Fernandespode ser empresário, desde que requeira sua inscrição no órgão de registro próprio. Art. 971 CCivil
2. Fernando Fernandes produz, a oito anos, em sua propriedade rural um produto derivado de leite. O produtotem o nome de Olei. Seu administrador informou que o registro de sua marca venceria em dois anos e que deveria ser renovado o registro da marca de
acordo com a lei 9.279/96. Pergunta-se:
A. (vale 1,0 ponto) em que órgão deverá ser feito esta renovação.
B. (vale 1,0 ponto) por quanto tempo poderá ser prorrogado o registro da marca.
Deverá ser registrado no INPI epoderá ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos de 10 anos art.133 da lei 9.279/96.
3. (vale 2,0 pontos) Maria José Pirâmides comprou um lote de produtos Olei e como forma de pagamento sacou uma letra de cambio em benefício de Fernando Fernandes,onde João Soares seria o sacado vez que este devia dinheiro a Maria José. Contudo não havia na letra de câmbio indicação do lugar em que deveria se efetuar o pagamento. Pergunta-se este documento tem valor como título de crédito?
Sim ele produz efeitos como título de crédito e considera-se pagável no lugar designado ao lado do nome do sacado-aceitante no caso João Soares.
4. (vale 2,0 pontos) Enumere tres clausulas essenciais no contrato social?
Art. 997 CC
1. Sede e foro que esclarece qual é o município da sede da sociedade, 
2. o local onde, pode ser encontrado seu representante legal, 
3. o foro de eleição para apreciação das pendências entre os sócios, além do endereço completo das filiais declaradas.	
5. (vale 2.0 pontos) Pode-se dizer que existe conseqüências jurídicas em relação aos poderes concedidos ao sócio no exercício da função de administrador quando nomeado em clausula expressa no contrato social de constituição da sociedade ou por ato separado?
Os poderes do sócio investido na administração da sociedade por clausula expressa no contrato social são irrevogáveis, salvo justa causa, reconhecida judicialmente a pedido de qualquer dos sócios. Entretanto, os poderes conferidos á sócio por ato separado ou a quem não seja sócio são revogáveis. Art. 1019 CC
9.	 O registro de marca de acordo com a lei 9.279/96.
a)	 poderá ser prorrogado quando ocorrer a cessão ou a licença.
b)	não poderá ser prorrogado.
c)	poderá ser prorrogado, uma vez após 10 anos da data da concessão do registro.
d)	poderá ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos de 10 anos.
Resposta letra d
10. Na sociedade por ações é possível:
a)	Ter o capital dividido em ações;
b)	Privar o acionista de participar dos lucros sociais;
c)	Criar ações ao portador;
d)	Fixar o capital social expresso em moeda estrangeira.
Resposta letra a
3. O EMPREENDEDOR RURAL
a)	é sempre considerado empresário.
b)	pode ser empresário, desde que requeira sua inscrição no órgão de registro próprio.
c)	nunca será considerado empresário.
d)	pode ser considerado empresário, desde que tenha mais de cinco empregados.
Resposta letra b .art. 971 CCivil
4. O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
a)	corresponde ao conjunto de bens materiais organizados e explorados pelo empresário.
b)	é inalienável.
c)	corresponde ao conjunto de bens incorpóreos organizados e explorados pelo empresário.
d)	Estabelecimento comercial é o local aonde uma certa marca de um determinado produto é comercializada.
Resposta letra a
5. EMPRESA, ESTABELECIMENTO E EMPRESÁRIO COMO INSTITUTOS JURÍDICOS SÃO, RESPECTIVAMENTE:
a)	Atividade, instrumento de atividade e sujeito de direito;
b)	Sociedade, universalidade de direito e sujeito de direito pessoa física;
c)	Sociedade, universalidade de fato e sujeito de direito;
d)	Atividade, imóvel da sede e sócio majoritário.
Resposta letra d
6. OS DIREITOS RELATIVOS À PROPRIEDADE INDUSTRIAL:
a)	Têm a sua proteção assegurada em todo o território nacional, até mesmo por sociedade estrangeira, mediante depósito das patentes e marcas no Departamento Nacional do Registro do Comércio;
b)	São protegidos exclusivamente com base em tratados internacionais dos quais o Brasil é parte;
c)	Concedidos apenas às pessoas físicas residentes no Brasil e às sociedades constituídas de acordo com as leis brasileiras, que mantenham a sede de sua administração em território brasileiro;
d)	São garantidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial através da concessão de privilégios e de registros.
Resposta letra A
7. Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
(A)	Pela característica da autonomia entendemos que as obrigações representadas por um mesmo título de crédito são independentes entre si.
(B)	Pelo característica da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
(C)	Pelo característica da literalidade, o que não se encontra expressamente consignado no título de crédito produz conseqüências jurídico-cambiais. 
(D) Pelo característica da autonomia, vale nos títulos so¬mente o que neles está escrito.
Resposta correta A
8. NAS SOCIEDADES ANÔNIMAS, REFERENTES AOS DIREITOS OU VANTAGENS QUE CONFIRAM AOS SEUS TITULARES, AS AÇÕES PODEM SER:
a)	Nominativas e nominativas endossáveis;
b)	Nominativas e ao portador;
c)	Ordinárias e preferenciais;
d)	Preferenciais, com valor nominal e escriturais
Resposta letra C
9. NO DIREITO CAMBIÁRIO, EM REGRA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
a)	A Nota promissória tem vencimento apenas à vista; 
b)	Letra de câmbio é promessa de pagamento com data determinada;
c)	A letra de câmbio deve ser assinada pelo devedor;
d)	A falta de aceite não extingue a letra de câmbio. 
Resposta letra d
10. Assinale a assertiva correta:
a) Objeto social define os acionistas da sociedade empresarial
b) 0 Contrato social define tão somente a atuação da sociedade empresarial
c) Estatuto o instrumento de constituição de uma sociedade por ações.
d) O estatuto da empresa define unicamente seu objeto social.
Resposta letra C
13.	A alteração contratual é
A)	é um ato jurídico decorrente exclusivamente da vontade dos sócios;
B)	não é uma ato jurídico e decorre exclusivamente por decisão judicial;
C)	é um ato jurídico e decorre da vontade dos sócios ou por decisão judicial;
D)	não é um ato jurídico e decorre exclusivamente da vontade dos sócios. 
	Resposta letra C
15. Leia as assertivas abaixo:
I.	aceite consiste no ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem de pagamento incorporada pelo título de crédito.
II.	Aval é o ato cambiário que opera a transferência do crédito.
III.	Endosso é a garantia de pagamento firmada por terceiro, em favor do devedor principal.
Agora, responda:
A)	todas as assertivas estão corretas
B)	apenas a assertiva I é correta
C)	apenas a assertiva II é incorreta
D)	todas as assertivas são incorretas
Resposta letra B
16. Leia a assertivas abaixo:
I. A nota promissória é uma ordem de pagamento como enfatiza o art. 54 do Decreto n. 2044/08
II. A denominação “nota promissória” no texto do título é requisito essencial para a emissão de uma nota promissória.
III. Quando a nota promissória é emitida, intervém, necessariamente duas pessoas: o emitente que é o devedor e o beneficiário que é o credor.
Agora responda:
A)	As assertivas I e II estão corretas
B)	As assertivas II e III estão corretas
C)	As assertivas I e III estão corretas
D)	Todas as assertivas estão corretas
Resposta letra B
17.	Leia a assertivas abaixo:
I. O comerciante que emite duplicatas é obrigado a efetuar o registro das mesmas em livro próprio, e cada duplicata emitida não pode corresponder a mais de uma fatura. 
II. A Duplicata pode ser transferida por endosso, bem como nela é cabível a garantia do aval.
III. A duplicata é disciplinada pela Lei 5474/68, nessa legislação é determinado que nas vendas efetuadas dentro do território nacional, com prazo não inferior a trinta dias, o vendedor extrairá a respectiva fatura para apresentação ao comprador.
Agora responda:
A)	As assertivas I e II estão corretas
B)	As assertivas II e III estão corretas
C)	As assertivas I e III estão corretas
D)	Todas as assertivas estão corretas
Resposta letra D
18.	Leia as assertivas abaixo:
I.O protesto destina-se, fundamentalmente, a provar o não cumprimento de um título de crédito. É uma medida probatória ou ato extrajudicial de prova. 
II. Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência o descumprimento de obrigação
originada em títulos e outros documentos de dívida.
III. Compete ao tabelião de protesto de títulos ou a qualquer outro, a protocolização, a intimação, o acolhimento da devolução ou do aceite, o recebimento do pagamento, do título e de outros documentos de dívida. 
Agora responda:
A)	As assertivas I e II estão corretas
B)	As assertivas II e III estão corretas
C)	As assertivas I e III estão corretas
D)	Todas as assertivas estão corretas
Resposta letra A
19.	Leia as assertivas abaixo.
I.	Após a prescrição da ação de execução, somente o avalista poderá ser acionado em virtude de título de crédito.
II.	A execução cambial compreende o pagamento do principal do titulo acrescido de juros moratórios, a taxa pactuada entre as partes, além das despesas e correção monetária a partir do vencimento.
III.	A legislação de cada título de crédito prevê prazo para o exercício do direito de cobrança por via de execução. 
Agora responda:
A)As assertivas I e II estão corretas
B) As assertivas II e III estão corretas
C) As assertivas I e III estão corretas
D) Todas as assertivas estão corretas
Resposta letra B
20.	Leia as assertivas abaixo:
I.	O Cheque como uma ordem de pagamento à vista, dada a um banco, por alguém que tem fundos disponíveis no mesmo, em favor próprio ou de terceiro.
II. Cheque nominal é o credor é qualquer pessoa que estiver portando o título. 
III. Cheque ao portador é o cheque que está em nome de alguém. O credor é o nome descrito a quem se deve pagar o título.
Agora responda:
A)As assertivas I e II estão incorretas
B) As assertivas II e III estão incorretas
C) As assertivas I e III estão incorretas
	D) Todas as assertivas estão incorretas
Resposta letra B
Assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas, onde cada uma vale 1,0 ponto:
3. (V) A expressão “nota promissória” e o nome do beneficiário da promessa de pagamento são requisitos da nota promissória.
Resposta V pg 126 do material didático e art. 75 do Decreto 57.663/66
4. (V) Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhe sucederá em todos os seus direitos e obrigações.
Resposta V pg. 178 do material didático e art. 228 da lei 6.404/76.
5. (F ) O beneficiário de um cheque nominal é qualquer pessoa de posse do cheque.
Resposta F pg 142 do material didático.
6. (F) A duplicata mercantil é um título de modelo livre devendo ser lançada em impresso próprio do comprador.
Resposta F pg 135 do material didático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais