avali 2 3 4
5 pág.

avali 2 3 4


DisciplinaEstudos de Exames por Imagem1.340 materiais6.963 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201401704660)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a avaliação radiológica do Joelho é possível afirmar:
		
	
	Dentre as fraturas que acometem a patela, as cominutivas ou estreladas são as mais comuns.
	 
	A incidência em perfil permite avaliar os componentes ósseos do joelho, um de seus principais objetivos é a avaliação da altura da patela.
	
	Para avaliação do alinhamento patelar e do possível desgaste articular da cartilagem retropatelar, a incidência antero-posterior é reconhecida como padrão e imprescindível para esta finalidade.
	
	A incidência ântero-posterior do joelho permite uma ótima e suficiente visualização da patela, não sendo necessária a utilização de outras incidências complementares em caso de fraturas.
	
	A radiografia simples permite avaliar bem o complexo do joelho, inclusive algumas lesões de partes moles como as lesões meniscais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401675571)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais incidências radiográficas para avaliarmos uma Fratura de Colles através de RX são:
		
	 
	PA
	 
	Hiperflexão
	 
	Axial
	 
	Perfil
	 
	AP
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401126716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aponte, dentre as opções abaixo dispostas, aquela que indica dois métodos complementares de diagnóstico por imagem que, em virtude do tipo de radiação eletromagnética com a qual trabalham, classicamente são reconhecidos como capazes de levar a dano biológico.
		
	
	ressonância magnética e radiologia convencional.
	
	tomografia computadorizada e ressonância magnética.
	
	densitometria óssea e ressonância magnética.
	 
	radiologia convencional e tomografia computadorizada.
	
	densitometria óssea e ultrassonografia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401126703)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É fundamentalmente importante reconhecer os riscos que possam vir a ser propostos aos pacientes submetidos aos exames radiológicos. Alguns desses riscos poderão incluir o tipo de radiação com a qual trabalham. Diante desta afirmativa, aponte dentre as opções abaixo citadas aquela cujos métodos se utilizem da radiação ionizante para a aquisição de sua imagem.
		
	
	ultra-som e tomografia computadorizada.
	 
	radiologia convencional e tomografia computadorizada.
	
	densitometria óssea e ultrassonografia.
	
	tomografia computadorizada e ressonância magnética.
	
	tomografia computadorizada e doppler.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401264614)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente O.L. foi encaminhado ao hospital de sua cidade, depois de ter sofrido queda da própria altura, caindo com a mão espalmada e cotovelo estendido. O paciente relata que sentiu seu ombro sair do lugar e não conseguia move-lo. Após avaliação médica, o médico informou ao paciente, que o mesmo tinha luxado seu ombro posteriormente. Foi solicitado então uma radiografia para confirmar o diagnóstico e descartar outras lesões na articulação. Com base neste caso hipotético, responda: Qual a radiografia mais indicada para este tipo caso?
		
	
	Ultra sonografia diagnóstica
	
	AP padrão de ombro
	 
	As lestras B e C estão corretas
	
	AP com rotação de 40 graus em direção ao lado afetado (incidência de Grashey ou AP verdadeiro)
	
	Axilar de 30 graus caudal
		
	 1a Questão (Ref.: 201401675571)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais incidências radiográficas para avaliarmos uma Fratura de Colles através de RX são:
		
	 
	AP
	 
	Axial
	 
	Hiperflexão
	 
	PA
	 
	Perfil
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401661480)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A coluna torácica e o esterno serão mais bem visualizados na incidência em:
		
	
	Oblíqua
	
	AP
	
	PA
	 
	Perfil
	
	Axial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401769127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exames de imagem são importantes ferramentas na prática clínica para a complementação do diagnóstico e acompanhamento da evolução de uma doença. De acordo com os tipos de exames existentes, são corretas todas as alternativas, exceto:
		
	 
	O coeficiente de atenuação é uma característica do exame de Ressonância Magnética.
	
	Na ultrassonografia as imagens hiperecóicas têm cor branca.
	
	Uma das vantagens do uso da Ressonância Magnética no sistema nervoso central é a melhor distinção de substância cinzenta e substância branca.
	
	Uma das desvantagens da radiografia é a sobreposição de imagens, que dificulta a visualização mais adequada das estruturas.
	
	A tomografia computadorizada permite uma boa visualização de tecido ósseo e sangue.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401661476)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A incidência transoral utilizada no RX é solicitada para avaliarmos estruturas específicas no segmento cervical alto. Qual das estruturas mencionadas abaixo é avaliada nesta incidência?
		
	
	Processo mastóide
	
	Disco vertebral C1-C2
	
	Disco Vertebral C5-C6
	 
	Processo odontóide
	
	Megapófise
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401126600)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Aponte, dentre as opções abaixo propostas, aquela que tem relação e é fundamental para que o conceito da importância da indicação clínica seja considerado por aqueles que trabalham com a imagem para diagnóstico.
		
	 
	é fundamentalmente importante ter domínio da terminologia própria do método, sem o que a compreensão do laudo estará comprometida.
	 
	é fundamentalmente importante que os pacientes sejam criteriosamente avaliados antes da realização dos exames.
	
	é fundamentalmente importante que se identifique que o paciente é pobre ou rico antes da solicitação de um exame de imagem.
	
	é fundamentalmente importante que se reconheça que a aquisição da imagem diagnóstica do exame se dá pela radiação ionizante ou não.
	
	é fundamentalmente importante ter em mente que o solicitante poderá responder legalmente pela solicitação indevida.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201401128210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que nome se dá à modalidade de tomografia computadorizada em que a espessura de plano de corte é de até dois milímetros de espessura?
		
	 
	alta resolução
	
	Helicoidal
	
	Multiplanar
	
	Convencional
	
	Multislice
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401126593)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo de uma disciplina na formação de qualquer profissional somente terá validade na medida em que ficar reconhecido o desenvolvimento de sua aplicação prática, que deverá ser conduzida com coerência com as competências a serem alcançadas pelo profissional em questão. Neste sentido, também a especialidade médica Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode colaborar na formação do fisioterapeuta, a ele fornecendo subsídios para que possa executar funções descritas nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Fisioterapia. Baseado nesta premissa, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que é coerente na relação estabelecida entre conhecimento radiológico e de imagem e exercício profissional do fisioterapeuta.
		
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico anatomopatológico.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico clínicopatológico.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico em saúde.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente