Buscar

AV1 Fundamentos da Economia 2016.2

Prévia do material em texto

valiação: GST0261_AV1_201402505175 » FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Professor:
	CARLOS ALBERTO VERONESE SERRAO
	Turma: 9017/AQ
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 09/10/2016 16:26:49 
	
	 1a Questão (Ref.: 201403157359)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Independentemente do grau de desenvolvimento econômico, cultural, educacional e político de um país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Neste caso, a economia com recursos limitados contrapõe-se aos desejos ilimitados humanos. Essa afirmação corresponde a qual conceito base e objeto de estudo da economia? 
		
	
	Distribuição
	
	Escassez
	
	Escolha
	
	Recurso
	
	Produção
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403321675)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Ciência Econômica estudar como melhor alocar recursos escassos frente à necessidades ilimitadas. Logo, pode-se concluir que a escassez está fundamentalmente relacionada com a lei:
		
	
	da mão invisível.
	
	da oferta e da demanda.
	
	do crescimento decrescente.
	
	do consumismo
	
	dos bens livres versus bens econômicos. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403131017)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No estudo dos fundamentos da economia, o conceito de Custo de Oportunidade é um dos mais representativos, estando diretamente relacionado a questão da escassez. Como podemos defini-lo? 
		
	
	Ao se produzir dois bens quaisquer, A e B, por exemplo, são necessários diferentes fatores de produção, que se denominam: custos de oportunidade. 
	
	Os custos relativos aos gastos realizados na oportunidade de produção escolhida, representando os recursos com os fatores de produção que foram empregados. 
	
	O custo relativo as alternativas não produzidas, pois ao se decidir alocar os fatores de produção em um bem X, estes se tornam indisponíveis para serem empregados na produção de outro bem Y. 
	
	São os custos com todos fatores de produção considerados básicos às atividades empresariais: energia elétrica, combustíveis e trabalho.
	
	O somatório de todos os fatores de produção que foram empregados nas mais diferentes atividades produtivas, tanto na produção dos bens X, quanto nos bens Y. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403125755)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente as considerações abaixo a respeito dos recursos de produção. 
I)Os recursos naturais referem-se às reservas naturais (solo e subsolo), águas (oceanos, mares, rios, lagos), pluviosidade e clima, flora e fauna e até fatores extraterrestres (como, por exemplo, a fonte inesgotável da energia solar e a influência lunar sobre as marés). 
II) A população economicamente ativa é a parcela da população apta a desenvolver uma atividade econômica, sendo considerada de fator trabalho. Trata-se, portanto, da população total deduzindo-se as crianças e os idosos. A esse contingente de pessoas aptas dá-se o nome de população econômica (PE). 
III) O fator de produção capital vem a ser o somatório de construções, máquinas e equipamentos. Isso significa dizer que é considerado como fator de produção capital de uma economia as suas disponibilidades para a geração de novas riquezas. 
		
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	I, II e III são falsas
	
	II e III são falsas e I é verdadeira
	
	I e III são falsas e II é verdadeira
	
	I e II são falsas e III é verdadeira
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403287330)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo o pensamento do autor abaixo, um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria a sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
		
	
	John Maynard Keynes. 
	
	Arthur Pigou. 
	
	Léon Walras. 
	
	Willian Jevons. 
	
	Vilfredo Pareto
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403164609)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É considerado o fundador da Escola Clássica. Sua principal obra foi "A Riqueza das Nacões". Para ele, o papel do Estado na Economia deveria corresponder apenas à protecão da sociedade, mas não à intervencao nas leis de mercado ("mão invisível").
		
	
	David Ricardo
	
	Jean Baptiste Say
	
	Adam Smith
	
	John Maynard Keynes
	
	Thomas Malthus
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402762619)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Mercado de Equilíbrio é quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, consequentemente, os preços dos produtos. Fazendo assim com que a demanda diminua. Logo, podemos afirmar que:
		
	
	De acordo as informações acima não haverá equilíbrio de Mercado, porque há diversos interesses políticos.
	
	Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço certo. Havendo mais oferta que demanda. Portanto, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores.
	
	De acordo com as informações acima, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.
	
	Nesses dois casos, o objetivo da empresa é não levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo menos oferta e mais demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os consumidores.
	
	De acordo com as informações, o objetivo da empresa é não levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Pois já existe equilíbrio de Mercado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402728550)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Todas as variáveis determinantes da demanda por um bem ou serviço são: 
		
	
	o preço do bem e as preferências do consumidor. 
	
	o preço do bem, o preço do bem complementar e a renda. 
	
	o preço do bem, o preço do bem substituto, o preço do bem complementar, os gostos, hábitos e preferências do consumidor e sua renda 
	
	o preço do bem, o preço do bem complementar e o preço do bem substituto 
	
	o preço do bem, a renda e os gostos, preferências e hábitos do consumidor 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402798857)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As estruturas de mercado são definidas a partir de quatro variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; controle sobre os preços e existência ou não de barreiras à entrada de novas empresas. Em um mercado de Monopólio temos: 
		
	
	uma grande empresa, que frente as demais empresas deste mercado, possui grande parcela da oferta, combinando preços. 
	
	um pequeno numero de grandes empresas que, em conjunto, controlam a oferta do mercado e impõem preço. 
	
	uma única grande empresa que controla a oferta e o preço do produto no mercado, com grandes barreiras a entrada de novas empresas. 
	
	muitas empresas que controlam a oferta do mercado e onde não há barreiras a entrada ou a saída das empresas.
	
	um grande numero de pequenas empresas que, em conjunto, dominam a oferta do mercado e combinam preços. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403172820)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado constituída de algumas atividades, tais como salão de beleza. Assinale abaixo a alternativa que representa a característica ou premissas dessa estrutura de mercado:
		
	
	Um único produtor ou ofertantes com produto homogêneo 
	
	Vários produtores ou ofertantes onde cada qual tem seu produto diferenciado dos demais
	
	Um único produtor ou ofertantescom produto heterogêneo
	
	Muitos produtores ou ofertantes com fortes barreiras à entrada de outros concorrentes
	
	Poucos produtores ou ofertantes com produtos diferenciados

Continue navegando