Buscar

Prova III - Gestão Financeira

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ()
Gestão Financeira (EMD05)
QUESTÃO:
1. Desde a vinda de Dom João VI e da Família Real ao Brasil, o Sistema Financeiro Brasileiro vem se ajustando e estruturando. Esta evolução tornou o SFN um dos mais eficientes e regulamentados. Como está organizado o SFN atualmente?
RESPOSTA ESPERADA:
O SFN está classificado em três níveis: no topo temos os órgãos normativos responsáveis pela criação de todas as normas e regras a serem cumpridas pelo SFN.
A operacionalização do SFN ocorre por meio dos operadores, que realizam as operações do dia a dia.
As atividades dos operadores são fiscalizadas pelas entidades supervisoras, verificando se o que foi estabelecido está sendo cumprido.
QUESTÃO:
2. Métodos desenvolvidos para a análise de investimentos, apesar de adequados, muitas vezes têm sido esquecidos por grande parte das organizações, principalmente nas pequenas e médias empresas. Nesse cenário, encontramos as técnicas de apuração do VPL (Valor Presente Líquido) e da TIR (Taxa Interna de Retorno), que são ferramentas de análise de investimentos. Compare os dois principais métodos para a análise de investimentos apresentando suas diferenças e aplicações.
RESPOSTA ESPERADA:
A aplicação do método do VPL parte do princípio de que as entradas de caixa no decorrer do projeto, calculadas a valor presente, possam ser deduzidas dos custos e despesas (investimento inicial).
O método da TIR prevê essa dedução sobre a própria taxa de retorno, buscando um retorno percentual maior que o fator de desconto considerado.
Para se apurar o retorno sobre o investimento em percentuais, aplica-se o método da TIR. Para apurar esse retorno em valores monetários, aplica-se o método do VPL.
QUESTÃO:
3. Com base na ferramenta de planejamento da gestão financeira denominada Fluxo de Caixa, pode-se prever ocasionais de excessos ou escassezes de saldo em caixa. Com essas informações, torna-se possível se anteceder a essas situações, evitando uma necessidade de caixa, visto que este representa a disponibilidade imediata. Contudo, existem diferenças entre lucro e caixa. Explique, então, como as situações a seguir indicadas podem provocar essa diferença.
a) Falta de pontualidade das receitas.
b) Depreciação dos bens.
RESPOSTA ESPERADA:
1. Falta de pontualidade das receitas: o lucro esperado está diretamente ligado às receitas futuras. Em caso de inadimplência, não ocorrerá o lucro previsto no planejamento do fluxo de caixa.
2. Depreciação dos bens: o caixa pode apresentar lucro, porém esse lucro pode não ser suficiente para cobrir a depreciação do investimento. Dessa forma, o lucro é ilusório, pois, ao final da vida útil das máquinas e equipamentos, será percebido que na realidade houve prejuízo.

Continue navegando