Buscar

Introdução à Neuroanatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEUROANATOMiA
Prof(a): Christiana A. Soares 
 “O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento” João Manoel Chapon Cordeiro – 1996. 
DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO
DIVISÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO 
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurônios e as células glias.
Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.
Células Glias: compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural
*Sinapses: Os neurônios, principalmente através de suas terminações axônicas, entram em contato com outros neurônios, passando-lhes informações. 
BAINHA DE MIELINA 
Encéfalo e medula espinhal – Oligodentrócitos formam a mielina 
2. Sistema nervoso periférico – células de Schwann
FUNÇÕES DO NEURÔNIOS
Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao Sistema Nervoso Central (SNC).
Função Integradora: a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;
Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC.
Células da glia
As células da glia ou gliais. Elas digerem em forma e função, cada uma desempenha um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso. 
FUNÇÕES DA CÉLULAS DA GLIA
Os astrócitos dão suporte mecânico e fornecem alimento à complexa e delicada rede de circuitos nervosos.
 Os oligodendrócitos desempenham função equivalente à das células de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurônios que ficam no encéfalo e na medula espinhal.
 As micróglias são um tipo especializado de macrófago cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.
Cérebro  Telencéfalo e Diencéfalo
	
O Telencéfalo representa praticamente a maior porção do encéfalo, incluindo o diencéfalo. Tal estrutura é formada por dois hemisférios, esquerdo e direito. É constituido por dois tipos de substâncias a branca e a cinzenta. A substância cinzenta se subdivide entre interna, onde ficam os núcleos basais e em externa onde fica a córtex, que é a área funcional.
Cérebro  Telencéfalo e Diencéfalo
NÚCLEOS (GÂNGLIOS) DA BASE
NÚCLEOS (GÂNGLIOS) DA BASE
Os gânglios da base participam também de um grande número de circuitos paralelos, sendo apenas alguns poucos de função motora. Outros circuitos estão envolvidos em certos aspectos da memória e da função cognitiva. 
NÚCLEOS (GÂNGLIOS) DA BASE
 Núcleo Caudato: controla movimentos intencionais grosseiros do corpo (isso ocorre a nível sub-consciente e consciente) e auxilia no controle global dos movimentos do corpo. 
Putamen: funciona em conjunto com o núcleo caudato no controle de movimentos intencionais grosseiros. Ambos os núcleos funcionam em associação com o córtex motor, para controlar diversos padrões de movimento. 
NÚCLEOS (GÂNGLIOS) DA BASE
Globo Pálido: provavelmente controla a posição das principais partes do corpo, quando uma pessoa inicia um movimento complexo, Isto é, se uma pessoa deseja executar uma função precisa com uma de suas mãos, deve primeiro colocar seu corpo numa posição apropriada e, então, contrair a musculatura do braço. Acredita-se que essas funções sejam iniciadas, principalmente, pelo globo pálido
Núcleo Subtalâmico e áreas associadas: controlam possivelmente os movimentos da marcha e talvez outros tipos de motilidade grosseira do corpo. 
CÉREBRO
Principais funções:
 Pensamento
 Movimento voluntário
 Linguagem
 Julgamento
 Percepção
Cérebro  Telencéfalo e Diencéfalo
TÁLAMO
Esta é uma região de substância cinzenta localizada entre o tronco encefálico e o cérebro. O tálamo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados
Cérebro  Telencéfalo e Diencéfalo
HIPOTÁLAMO
Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprazer e à tendência ao riso (gargalhada) incontrolável. De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese (“criação”) do que na expressão (manifestações sintomáticas) dos estados emocionais. 
CEREBELO
Situado atrás do cérebro está o cerebelo, que é primariamente um centro para o controle dos movimentos iniciados pelo córtex motor .
Principais funções:
 Manutenção do equilíbrio e da postura;
 Controle do tônus muscular;
 Controle dos movimentos voluntários. 
TRONCO ENCEFÁLICO
O Tronco Encefálico é uma área do encéfalo que fica entre o tálamo e a medula espinhal. Possui várias estruturas como o bulbo, o mesencéfalo e a ponte. Algumas destas áreas são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
BULBO
PONTE
MESENCÉFALO
TRONCO ENCEFÁLICO
BULBO
Recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas (a chamada vida vegetativa): batimento cardíaco, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir. 
PONTE
Participa de algumas atividades do bulbo, interferindo no controle da respiração, além de ser um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo. Serve ainda de passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. 
MESENCÉFALO
Interpõe-se entre a ponte e o cérebro, do qual é separado por um plano que liga os corpos mamilares, pertencentes ao diencéfalo, à comissura posterior.
MEDULA ESPINHAL
MEDULA ESPINHAL
A medula espinhal é uma massa cilindroide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente.
Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2.
A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios. O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos.
MENINGES
As meninges são três membranas que revestem o sistema nervoso central, garantindo a proteção contra choques mecânicos e a regulação da pressão no interior desse importante sistema. Essas membranas são denominadas de dura-máter, aracnoide e pia-máter.
MENINGES
A dura-máter, a meninge mais superficial, é espessa e é formada por células meningoteliais e por tecido conjuntivo denso. Nessa estrutura, é possível encontrar várias fibras colágenas, nervos e vasos sanguíneos. Sua região mais externa está aderida aos ossos do crânio e das vértebras, enquanto sua porção mais interna está voltada para a meninge denominada de aracnoide.
A aracnoide é uma membrana delgada formada por tecido conjuntivo denso avascularizado e células meningoteliais. Ela se encontra entre a dura-máter e a pia-máter. Sua aparência observada ao microscópio lembra uma teia de aranha, fato que deu origem ao seu nome.
A pia-máter, a mais interna das meninges. Essa meninge está aderida à superfície do encéfalo e da medula e é formada por células epiteliais, meningoteliais e tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado.
EMBRIOLOGIA
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Neurulação é o evento-chave
no desenvolvimento do sistema nervoso. Ele acontece quando a medula espinha primitiva (notocorda) envia um sinal aos tecidos que a recobre para que se torne mais espesso, formando a placa neural. Esta invagina-se criando assim o sulco neural. As pregas dentro dele funde-se e fecham para formar o tubo neural. Parte do tecido das pregas é bloqueado para originar a crista neural, futuro sistema nervoso periférico.
Formação do tubo neural
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Encéfalo Primitivo 
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Com 3 semanas:
Nas primeiras semanas o tubo neural forma-se ao longo da parte posterior do embrião, a partir da qual três partes distintas serão criadas. Neste estagio olhos rudimentares e vesículas do ouvido começam a surgir.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Com 7 semanas:
O embrião tem cerca de 2cm de comprimento e as circunvolunções, se tornarão o tronco encefálico, o cerebelo e o cérebro agora estão claramente visiveis. Os nervos cranianos e sensoriais também começam a se desenvolver.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Com 11 semanas:
O cérebro aumenta de tamanho, olhos e ouvidos amadurecem, movendo-se para as posições finais. A cabeça ainda é grande em relação ao restando do corpo, mas este em breve iniciará umsurto de crescimento. O cérebro posterior (rombencéfalo) origina o cerebelo e o tronco encefálico.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
No nascimento: 
O cérebro continua a se desenvolver e as fissuras (sulcos) e saliências (giros) aumento em complexidade no nascimento, o bebê tem tantos neurôrios quanto um adulto (100 bilhões), a maioria tendo sido formada até o sexto mês gestacional, embora eles ainda não estejam amadurecidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais