Buscar

Aula_Os conceitos de indivíduo e sociedade_Fundamentos das Ciências Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS
Unidade 1 - Cultura e Sociedade: 
 
1.1. Introdução: Os conceitos socioantropológicos de indivíduo e sociedade; 
1.2. Objeto e método das ciências sociais. A construção da alteridade.
1.3. A análise antropológica da cultura; a prática etnográfica. Etnocentrismo e relativismo cultural.
1.4. Identidade nacional e pluralidade cultural no Brasil. As origens étnico-culturais do Brasil. O mito da democracia racial. O multiculturalismo.
Unidade 2 - Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas:
 
2.1. Contexto histórico da formação das Ciências Sociais. Contratualismo, liberalismo e democracia. As revoluções burguesas e a emergência do Estado de Direito. Revolução Industrial e Neocolonialismo . O evolucionismo e o darwinismo social. O Positivismo.
2.2. A sociologia de Émile Durkheim. Fato social. Normalidade, patologia social e anomia. As formas de solidariedade social.
2.3. A sociologia de Max Weber. Ação social e seus significados. Relação social. Formas de dominação legítima.
2.4. A concepção marxista da análise social. Materialismo histórico e produção de desigualdades sociais. Ideologia, alienação e práxis. A crítica marxista ao papel do Estado na sociedade de classes.
Unidade 3 - A atualidade das Ciências Sociais na compreensão da sociedade contemporânea: 
 
3.1. Globalização, meio ambiente e exclusão social no mundo contemporâneo. A sociedade em rede. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. As políticas de educação ambiental;
3.2. Novos padrões morais e culturais na sociedade contemporânea. 
As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.
O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cuja propósito é não “parcelar o homem”.
Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato. Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento da compreensão crítico-reflexiva da realidade.
 “O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem?”
(Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 19).
A perspectiva socioantropológica aponta para uma relação dialógica entre indivíduo e sociedade. Não existem sociedades sem indivíduos e os indivíduos só se tornam verdadeiramente humanos por meio da socialização, processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos preconcebidos. 
 
Lá vem o Chico Brito,
Descendo o morro nas mãos do Peçanha,
É mais um processo!
É mais uma façanha!
Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,
É valente no morro,
Dizem que fuma uma erva do norte.
Quando menino teve na escola,
Era aplicado, tinha religião,
Quando jogava bola era escolhido para capitão,
Mas, a vida tem os seus revezes,
Diz sempre Chico defendendo teses,
Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,
A culpa é da sociedade que o transformou.
Chico Brito
Paulinho da Viola
“Sem dúvida temos consciência, ao mesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.”
 (Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando