Buscar

U03_TOPOGRAFIA_2 RELATORIO01 EDITAVEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Engenharia Civil ( com renovação reconhecimento: Portaria Nro 286 - D.O.U. DE 27/12/2012 )
ENGENHARIA CIVIL
BRENNER MACHADO AMORIM
CUSTÓDIO FÉLIX
NISLAN DE SOUZA CERQUEIRA[
RELATÓRIO DE campo N° 1 -
uso de equipamento para análise altimétrica de um determinado terreno
TURMA: 0541 - Topografia II - 2015/1
PALMAS - TO
2015
Brenner Machado Amorim
Custódio Félix
Nislan de Souza Cerqueira
 
RELATÓRIO DE campo N° 1 -
uso de equipamento para análise altimétrica e um determinado terreno
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina curricular Topografia 2 do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA.
Orientado por Eng.° Éder Soares Pinto
Palmas - TO
2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. ESTACA. FONTE DESCONHECIDADA.	2
Figura 2. PIQUETE. FONTE DESCONHECIDA.	2
Figura 3. NÍVEL DE CANTONEIRA. FONTE DESCONHECIDA.	3
Figura 4. BALIZA. FONTE DESCONHECIDA.	3
Figura 5. FIO DE PRIMO. FONTE DESCONHECIDA	4
Figura 6. NÍVEL. FONTE DESCONHECIDA.	4
Figura 7. TRIPÉ. FONTE DESCONHECIDA.	5
Figura 8. DIASTÍMETRO. FONTE DESCONHECIDA.	5
Figura 9. RÉGUA GRADUADA. FONTE DESCONHECIDA.	6
Figura 10. CROQUI DE campo. FONTE do autor.	7
ii
INTRODUÇÃO
Atendendo a solicitação do Professor Éder Soares Pinto, da disciplina Topografia 2 do CEULP/ULBRA, apresenta-se em seguida, relatório de campo da atividade desenvolvida durante um levantamento altimétrico simplificado no dia 14/02/2015.
“Altimetria: É a parte da topografia que se ocupa com as determinações das Distâncias Verticais ou Diferenças de Nível”.(Professora Jorge,p3, Apostila UFRG)
A determinação da cota ou altitude de um ponto é uma atividade fundamental em engenharia. Projetos de redes de esgoto, de estradas, planejamento urbano, entre outros, são exemplos de aplicações que utilizam estas informações. A determinação do valor da cota ou altitude está baseada em métodos que permitem obter o desnível entre pontos. Conhecendo-se um valor de referência inicial é possível calcular as demais cotas ou altitudes. 
Estes métodos são denominados de nivelamento. Existem diferentes métodos que permitem determinar os desníveis, com precisões que variam de alguns centímetros até submilímetro. A aplicação de cada um deles dependerá da finalidade do trabalho.
Este processo tem por objetivo efetuar o levantamento que “permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada” (DOUBEK, 1989). Além disso, a turma disponibilizou-se de ferramentas matemáticas para o cálculo das distâncias dos alinhamentos.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Compreender a usar equipamentos de precisão para determinar altimetria de um terreno através de pontos piqueteados em um terreno posteriormente representar graficamente o relevo de terreno analisado.
OBJETIVO ESPECIFICO
Familiarização com o equipamento altimétrico;
Desenvoltura em manusear o equipamento em questão;
Representar um levantamento geograficamente.
PROCEDIMENTO
EQUIPAMENTO
A atividade foi executada com a utilização dos seguintes equipamentos:
Estaca; 
Piquete; 
Nível de Cantoneira;
Baliza;
Fio de Prumo;
Nível;
Tripé.
Diastímetro
Régua graduada
ESTACA
As estacas são utilizadas para sinalizar a localização do piquete. São cravadas em torno de 30 a 50 cm do piquete, e seu comprimento pode variar de 15 a 40 cm e possui ponta em formato que facilite a penetração no solo, (Vê figura 1);
Figura 1. ESTACA. FONTE DESCONHECIDA.
PIQUETE
O piquete é utilizado para materializar um ponto nas porções da superfície que se deseja. Normalmente são de madeira e, seu comprimento varia de 15 a 30 cm, e possui ponta que facilite a penetração no solo de acordo com a figura 2.
Figura 2. PIQUETE. FONTE DESCONHECIDA.
NÍVEL DE CANTONEIRA
Possui formato de cantoneira e, no seu centro possui uma bolha que nos permite alinharmos a baliza sobre o piquete; (Vê figura 3).
Figura 3. NÍVEL DE CANTONEIRA. FONTE DESCONHECIDA.
BALIZA
É uma haste de metal ou madeira com secção circular. Sua finalidade está voltada para o alinhamento, na medição entre os pontos, quando se executa vários lances com o diastímetro. Quanto alinhada, a baliza permite medir ângulos, distâncias, etc.. (Vê figura 4).
Figura 4. BALIZA. FONTE DESCONHECIDA.
FIO DE PRUMO
Posiciona o aparelho sobre o ponto do terreno; (Vê figura 05)
Figura 5. FIO DE PRIMO. FONTE DESCONHECIDA
NÍVEL
É um instrumento utilizado em levantamento topográfico que consiste de um tubo de observação fixo um nível de bolha móvel que está conectado a um braço, e uma escala de transferidor. O nível topográfico é utilizado para medir graus, percentual de topografia, altitude grau e linha de eixo de correção.(Vê figura 6).
Figura 6. NÍVEL. FONTE DESCONHECIDA.
TRIPÉ
O Tripé servirá para apoiarmos o Nível; (Vê figura 7).
Figura 7. TRIPÉ. FONTE DESCONHECIDA.
DIASTÍMETRO
O diastímetro é um equipamento que nos permite medir grandezas lineares; (Vê figura 8).
Figura 8. DIASTÍMETRO. FONTE DESCONHECIDA.
RÉGUA GRADUADA
É uma régua de madeira, alumínio ou PVC, graduada em m, dm, cm e mm; utilizada na determinação de distâncias horizontais e verticais entre pontos. (Vê figura 9).
Figura 9. RÉGUA GRADUADA. FONTE DESCONHECIDA.
PROCEDIMENTO
Com o manuseio desses equipamentos de maneira correta e conhecendo suas finalidades, podemos medir as distâncias dos alinhamentos.
No processo, foi apresentado pelo professor orientado como se deve manusear o nível geográfico, realizando – se os corretos procedimentos para se obter um levantamento, sem cometer erros grosseiros. 
Após a explicação do professor orientados de como se deve realizar essas etapas, a turma foi dividida em grupos e cada grupo pode realizar o manuseio dos equipamentos utilizados para a realização de um levantamento altimetrico simples, visto que, na formação do engenheiro ele deve conhecer e saber operar e como funciona os equipamentos usados na topografia. 
No levantamento altimétrico, assim como qualquer outro tipo de levantamento topográfico, é sujeito a erros durante a obtenção dos dados. Para isso, é necessário tomar os maiores cuidados possível para a determinação desse levantamento.
CROQUI
De acordo com o croqui de levantamento na figura 10.
Figura 10. CROQUI DE campo. FONTE do autor.
LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO
Houve uma inconfiabilidade no equipamento devido o mesmo não conseguir focar a nitidez e aproximação necessária, com o tempo curto foi levantado apenas o primeiro ponto que denomina-nos ponta A ou a Ré.(Vê levantamento)
Tabela 1. LEVANTAMENTO DE CAMPO. FONTE ENSAIO DE CAMPO 14/02/2015 CEULP ULBRA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A determinação da altitude de um ponto é uma atividade fundamental em engenharia. Projetos de redes de esgoto, de estradas, planejamento urbano, entre outros, são exemplos de aplicações que utilizam estas informações.
Com o conhecimento obtido em campo, nos dá uma visão mais ampla sobre o conteúdo, pois é a partir deste levantamentos que grandes projetos de engenharia são elaborados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS FISICAS
ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos - Apresentação.
ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário - Apresentação.
ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação.
ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.
ABNT NBR 13133:1994 - Execução de levantamento topográfico.
REFERÊNCIAS DIGITAIS
VEIGA, L. A. K.; ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION, P. L. Fundamentos de Topografia. Disponível em: <http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost04> Acesso em 5 Março de 2013.
BRANDALIZE, Maria Cecília Bonato. Apostila de Topografia da PUC/PR. Disponível em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYZIAA/apostila-topografia-puc-pr> Acessado em 5 de Março
de 2015.
Altimetria de Campo, Alimetria segundo Andrea Jelinkeak em Teoria. <http://www.ufrgs.br/igeo/Andrea_Jelinek/Teoria/Altimetria.pdf> Acessado em 07 de Março de 2015.
ABNT CATÁLOGO <http://www.abntcatalogo.com.br/> . Acessado em 08/03/2015 às 16:26.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando