Buscar

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
	
	Simulado: CCE0663_SM_201201163188 V.2 
	VOLTAR 
	Aluno(a): LEANDRO SILVA LEITE
	Matrícula: 201201163188 
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 12/10/2013 00:13:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200707875002)
	5a sem.: Política Estadual de Resíduos Sólidos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Política Estadual de Resíduos Sólidos estabelece que:
		
	
	a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos é de responsabilidade do Município, excetuando-se casos em que o ente da federação não disponha de aterro adequado e deve contar com a participação do Estado em sua gestão e de organismos da sociedade civil, tendo em vista a máxima eficiência e a adequada proteção ambiental e à saúde pública.
	
	a destinação de resíduos de emergência ambiental, em operações de remediação de áreas contaminadas, é de responsabilidade do proprietário da área e deve ter destinação adequada, não sendo necessária sua caracterização prévia.
	
	a queima de resíduos a céu aberto, por seu efeito poluidor, é uma prática proibida, sem previsão de qualquer exceção.
	
	a minimização dos resíduos por meio de incentivos às práticas ambientais adequadas de reutilização, reciclagem, redução e recuperação é um dos princípios da Política de Resíduos.
	
	os resíduos de serviços de saúde podem ser dispostos diretamente em aterros sanitários, para neutralizar sua periculosidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200707892917)
	4a sem.: MOBILIDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo estudos da ANTP, há um consenso entre os especialistas sobre a gravidade da situação da gestão do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras e sobre a falta de maior integração entre os modos de transporte. No Brasil, a integração teve início com a reforma no sistema de transportes de Curitiba e Goiânia, em 1974, e o sistema de alimentação por ônibus do metrô de São Paulo, a partir de 1975. Assinale a alternativa que não corresponde à integração nos transportes públicos:
		
	
	Especial
	
	Temporal e tarifária
	
	Intermodal e intramodal.
	
	Espacial
	
	Aberta e física.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200707878681)
	4a sem.: Restauração
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Representa passos essenciais na restauração de uma paisagem o reconhecimento de que podem existir diferentes situações de degradação, onde tanto a intensidade como o tipo de impacto podem ter variados. Os impactos são resultantes dos diferentes processos que têm contribuído para modificação das paisagens e, conseqüentemente, para a necessidade de restauração das áreas. Assim, sobre os impactos antrópicos que atuam direta ou indiretamente na restauração de áreas, é correto afirmar: 
		
	
	Os impactos antrópicos indiretos, como sucessivos cortes rasos e seletivos da vegetação podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área.
	
	Os impactos antrópicos indiretos, como deposição de sedimentos e poluição química podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área. 
	
	Os impactos antrópicos indiretos, como incêndios e erosão causada por enxurradas podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área. 
	
	Os impactos antrópicos indiretos, como aqueles causados por animais criados pelo homem, por exemplo, os bovinos na região semiárida do Nordeste, podem contribuir para degradar a área em restauração. 
	
	Os impactos antrópicos diretos, como aqueles causados por animais criados pelo homem, por exemplo, os caprinos na região semiárida do Nordeste, podem contribuir para degradar a área em restauração. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200707892913)
	3a sem.: PLANO DIRETOR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Consoante com a atual Constituição Federal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, de 2001. Acerca deste instrumento, são feitas as alternativas a seguir. 
I) Baseado no Plano Diretor, uma lei municipal deve delimitar as áreas em que incidirá o direito de preempção. 
II) O Plano Diretor deve ser aprovado pela Câmara Municipal. 
III) O Plano é obrigatório para cidades com menos de 20.00 habitantes. 
Assinale a resposta correta: 
		
	
	III apenas;
	
	I apenas;
	
	I, II e III.
	
	I e II, apenas;
	
	II e III, apenas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200707892903)
	4a sem.: PLANO DIRETOR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual o significado da sigla PDDU?
		
	
	Plano das Deliberações das Decisões Urbanas
	
	Plano Diretor de Diretrizes Únicas
	
	Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano
	
	Plano de Desenvolvimento das Decisões Únicas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200707875816)
	5a sem.: Reaproveitamento de resíduos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considera-se que o reaproveitamento de resíduos é uma estratégia secundária para a redução de produção de materiais residuais.
Essa afirmação e outros conhecimentos sobre o tema permitem dizer que o reaproveitamento inclui:
		
	
	controle de inventário.
	
	redução de geração de resíduo. 
	
	n. d. a
	
	gerenciamento de materiais.
	
	recuperação de materiais. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200707892928)
	2a sem.: ESTATUTO DA CIDADE
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo a Lei nº 10.257/01 o Estudo de Impacto de Vizinhança será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades. Assinale a alternativa que corresponde às questões que deverão ser analisadas, segundo o artigo 37 da referida lei.
		
	
	Adensamento populacional, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação e esgotamento sanitário.
	
	Adensamento populacional, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, conurbação.
	
	Adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
	
	Adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem rural e urbana e patrimônio artístico e cultural.
	
	Adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, propagação de som, desordem urbana, ventilação e iluminação, paisagem urbana e patrimônio cultural.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200707895867)
	5a sem.: TERMINOLOGIA
	
	BUARQUE DE HOLANDA (2000) apresenta as seguintes definições para lixo: 1 - O que se varre de casa, do jardim, da rua e se joga fora, entulho; 2 - Tudo o que não presta e se joga fora; 3 - Sujidade, sujeira, imundície; 4 - Coisas inúteis, velhas, sem valor. Modernamente esses conceitos vêm sendo revisados ou complementados tendo em vista a agregação de novos conhecimentos sobre a utilidade do lixo. Atualmente então, qual a definição de lixo?
		
	
Sua Resposta: OK
	
Compare com a sua resposta: Modernamente esses conceitos vêm sendo revisados ou complementados tendo em vista a agregação de novos conhecimentos sobre a utilidade do lixo, o desenvolvimento de práticas utilizadas na reciclagem e compostagem, dando aproveitamento ao lixo, gerando entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de energia e de recursos naturais, e determinando seu valor, como pode ser visto em (PEREIRA NETO, 1999).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200707875074)
	2a sem.: Favelização
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma favela de ocupaçãoantiga, anterior a 1996, situa-se em APRM, em área de intervenção definida como Área de Recuperação Ambiental (ARA). Isso significa que:
 
		
	
	a área poderá tornar-se Área de Ocupação Dirigida (AOD), bastando que seja implantada infra-estrutura mínima de coleta de esgoto e de lixo, e que se comprove que há, dentro da microbacia, destinação adequada de efluentes e resíduos sólidos.
	
	a favela será necessariamente removida e a área, após recuperação comprovada pelo Relatório de Situação da Qualidade da APRM e revegetação, passará a se enquadrar como Área de Restrição à Ocupação (ARO).
	
	é proibida a implantação de infra-estrutura, devendo ser tomadas as medidas cabíveis para intervenção da fiscalização, com remoção imediata das famílias e recuperação ambiental da área.
	
	a área, uma vez tendo recebido intervenção corretiva, em relação ao comprometimento dos mananciais, poderá ser reenquadrada como Área de Ocupação Dirigida (AOD) ou de Restrição à Ocupação (ARO), conforme o caso.
	
	a área encontra-se em processo de recuperação, com a regeneração da vegetação ribeirinha e autodepuração do manancial, após terem sido tomadas todas as medidas corretivas, previamente ao enquadramento como ARA.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200707892905)
	3a sem.: Plano Diretor
	
	Qual a importância do Plano Diretor para os municípios? 
		
	
Sua Resposta: OK
	
Compare com a sua resposta: É um instrumento de planejamento que orienta a política municipal de desenvolvimento urbano e de uso e ocupação do solo.
	
	VOLTAR

Outros materiais