Buscar

O que é: Mineral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mineral
Mineral-s f - Substância ou elemento químico, de origem natural, inorgânica, com composição química mais ou menos definida, dotada de estrutura cristalina. Na Terra existem cerca de 4000 espécies minerais, muitas sendo extremamente raras. Veja as mais comuns na lista de minerais deste dicionário enciclopédico. 
Cada tipo de mineral constitui uma espécie mineral, tal como o quartzo, o ortoclásio, a calcita. Havendo condições físico-químicas propícias no processo de sua cristalização, o mineral terá sua superfície externa limitada por faces, arestas e vértices, refletindo sua estrutura cristalina interna e o arranjo ordenado de seus átomos, dando origem ao que chamamos de cristal.
Cristais bem formados são raros na natureza e mais comumente encontrados em pegmatitos e cavidades de rochas vulcânicas, como é o caso das ametistas comuns nos derrames basálticos brasileiros. (Cf. geodo e drusa) 
Muitos minerais podem ser produzidos artificialmente, no entanto, uma substância cristalina obtida em laboratório, mas que não tenha um correspondente natural, não é considerada uma espécie mineral.
As rochas são formadas por aglomerados de um ou mais minerais. Como exemplo temos o granito, rocha poliminerálica formada basicamete por feldspatos alcalinos e quartzo, podendo ter ainda, mica biotita ou muscovita, piroxênios e outros minerais.
Uma rocha uniminerálica, como o mármore, composta somente pelo mineral calcita, diferencia-se do mineral em si pelo fato de que não possui continuidade física e cristalina. Na verdade cada grão desta rocha constituem uma unidade mineral, sendo separada dos outros grãos por uma superfície de descontinuidade ótica.
Algumas substâncias não cristalinas, e/ou de origem orgânicas, apesar de serem relativamente abundantes na natureza, não são classificadas como mineral. Como exemplo citamos a limonita, um hidróxido de ferro, os corais, o âmbar, o carvão, e outros. A estas substâncias damos o nome de mineralóides, isto é quase minerais.
Quanto à composição química, podemos ter minerais compostos por um único elemento químico, os elementos nativos,como é o caso do ouro e do diamante, e minerais com fórmulas complexas, podendo ter 5 ou mais elementos, como é o caso dos argilo-minerais e micas. 
O mercúrio nativo, apesar de não se enquadrar totalmente na definição acima, é,por convenção, considerado uma espécie mineral, assim como gelo natural. O mesmo não se aplica à água no estado líquido. 
Por serem cristalinos e possuírem composição química definida, os minerais apresentam um conjunto de propriedades físicas e químicas características, às vezes únicas para uma espécie, usadas para sua identificação. 
Identificação dos minerais: 
Os minerais mais comuns podem, no geral, ser identificados pela simples inspeção de suas propriedades físicas, decorrentes do sistema em que foi cristalizado e de sua composição química.
Dentre estas propriedades destacamos: hábito cristalino , transparência, brilho, cor, traço, dureza, fratura, clivagem, densidade relativa, geminação, magnetismo.

Continue navegando